OH<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< Anónimo do dia 28 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Então às 11.47 horas eras tu o Pinóquio de serviço?
ATENÇÃO BOMBEIROS TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO JÁ QUE SE PREPARAM PARA NOS "IMPINGIR" PARA O COMANDO PESSOAS QUE NÃO TÊM NADA HAVER CONNOSCO, INCLUSIVÉ, FORAM "CORRIDOS" ANTERIORMENTE. TODOS SABEMOS QUE DESDE QUE NÃO HÁ COMANDO(SÓ HÁ UM E NÃO ATRASA NEM ADIANTA), HÁ ALGUMA INDISCIPLINA E FALTA DE UNIÃO. ESTÁ NA HORA DE NOS UNIRMOS PORQUE TEOS VALORES SUFECIENTES, COM VALOR E PROVAS DADAS, DENTRO DO NOSSO CORPO PARA ASSUMIR TAIS FUNÇÕES, POR EX: M.R.M.F - A.R.F.N. - P.M.L.S.N. - E TANTOS OUTROS. TEMOS QUE NOS UNIR. VIVAM OS BOMBEIROS.
Ora essa! Também tem direito ao remanso... Só que o homem é um perigo. 1. - Qualquer dia aparece aí com mais mais mulher() e outro rebento. E esse tem que o declarar!
2. - Qualquer dia, lá pela Devesa, num dia de poucas neves, vocês ainda vão ficar de boca aberta! Há quem nunca esqueça os amigos! Tomem nota! E, já agora, comprem um lencinho - de preferência laranja - para a tapar!
Mas olhe que Pedrógão Grande tem gente bem mais apetrechada (de informação)do que este atento Zé da Picha... No entanto, falta-lhes é - ainda que simbolicamente - a dita! Porque, se a soubessem usar, ía andar muita gente aflita!
Ai! Ai! Ai!... Vocês são todos uns invejosos!... Invejosos, invejosos, invejosos!... Aquele Eduardinho, solteirinho... é o máximo, o máximo! E eu, em Pedrógão Grande, sou livre, livre, livvvrrreeeeeeeee! Só tenho pena que ele não seja bem mais velho e podrrrérrrrrimo de riiiicccoooooooo!.. senão era eu que casava, invernnnavaaaa com ele! Louvado Zé Sócas... e as suas leis!
A Comissão de Festas do Mosteiro debate-se, à última da hora, com um grave problema protocolar face à perspectiva de recepção de alguns ilustres convidados pedroguenses que, há instantes, partindo da Praia da Figueira da Foz, se dirigem para esta outra simpática praia pedroguense.
Apesar dos soberbos pratos de peixe e carne que os aguardam (conforme menú já oportunamente anunciado nesta Tertúlia), a esta hora tardia subsiste a indecisão quanto às entradas e acepipes a servir às ilustres visitas ora em trânsito na IC 8. De facto, no sentido de não ferir susceptibilidades, divergem as opiniões dos responsáveis pelo evento entre um serviço de bolos secos e bolachas, standard, do tipo das vendidas nos supermercados da região, ou, em alternativa, um serviço de bolos finos, fabrico do dia, tipo pastelaria tradicional (na moda). Segundo o relato que nos chegou, consta que os promotores da Festa se inclinam de preferência para este último tipo de pastelaria fina, de modo a evitar qualquer má lembrança da última Festa Surpresa realizada em S. Vicente dos Pinheirais onde, ao que nos informaram, um dos ilustres convidados foi contemplado com umas bolachas secas que, apesar de no momento lhe terem assentado bem (consta mesmo que muito bem!), lhe criaram grande azedume e amargos de boca. Manda assim o protocolo que se evitem lembranças que destoem do sentido de bem receber dos mosteirenses, para mais, desejosos de se verem presenteados no Novo Ano que aí vem com uma estação de saneamento há muito prometida...
Se vocês nos Bombeiros não querem o doutor, por más provas já antes prestadas, resta-vos ligar para o 112 a ver se há por lá alguém capaz de pôr fim às maleitas de partidarite que minam o voluntariado pedroguense!
Pedindo embora desculpa pelo atraso, agradeço-lhe que mande desviar umas latas de tinta branca destinadas à Fonte de Baixo da Vila para a Fonte de Cima, junto às Finanças.
E, já agora, um pouco de granito, pode ser todo partidinho em peqeníssimos paralelepípedos, para colocar no troço de chão que liga aquela obra de arte à Avenida Sá Carneiro.
Não queremos que com entrada de algum novo Adjunto na Autarquia, reconhecidamente namoradeiro, ele manche o seu alvo fato, ou a da namorada de ocasião, denunciando-se desnecessariamente, quando todos apostamos num roço sem mácula...
Não querias mais nada! Não? Para tua informação, eu que vou festejar a tomada de posse na noite de Reis que, como deves saber, é a primeira ceia do ano... Dos sonhos às rabanadas, vou comê-lo até fartar. Só eu! Só euuuuuuuuu!
Fui com uns amigos ao Miradouro da Cotovia. Tem-se dali uma vista linda ao longo do Vale do Zêzere. Avista-se a velha Ponte Filipina e o paredão da Barragem do Cabril, entre outras belas coisas... Ou melhor: podia-se avistar! Porque a paisagem está toda tapada com vegetação que, sendo limpa, possibilitava chamar miradouro ao que sempre foi e hoje não é! Para além de pouco se ver da paisagem local, a barreira de suporte está toda suja com o lixo ali despejado... O que em nada abona a favor dos autarcas locais. Mas bom, mesmo muito bom, seria os senhores autarcas negociarem com os proprietários circundantes a limpeza daquela zona turística. Valorizáva-lhes os terrenos, defendendo-os nomeadamente contra o risco de incêndios, ao mesmo tempo que desanuviava a vista e, a seu tempo, alegraria os turistas que queiram conhecer o que de belo tem o nosso Pedrógão... Por favor, senhores presidentes. Agradecemos!
FALTA DESEJAR UM BOM ANO AO PESSOAL DAS FONTAÍNHAS
Seria imperdoável não me lembrar de quem habita no moderno Bairro das Fontaínhas, às portas de Pedrógão Grande.
Para já, o desejo sincero de um Bom Ano para todos!
Já tardava há 12 anos, mas não me foi possível porque o Senhor Presidente da Câmara se esqueceu - inexplicavelmente - de vós.
Mas, finalmente, lá adquiriu alguns hectares de terra para instalar uma nova zona industrial que, à semelhança da de Pinheiro Bordalo (na Graça), vos vai trazer bons momentos de satisfação, descanso e bem estar!
Para os com casa mais próxima - verdadeiros previligiados - vai bastar abrir as portas e janelas para receber os novos ares, bem odorizados, dos novos vizinhos do lado ou da frente...
Só tendes que pedir ao Senhor Presidente para, o mais brevemente possível, lá instalar as agradáveis indústrias que certamente não vai deixar de, com o seu sentido prático angariar. Fábricas certamente silenciosas (como o Kartódromo, aí ao pé de vós) ou não poluentes, como as instalados no referido Pinheiro Bordalo.
Sois, pois, gente de sorte. Vós por terdes um tão sensível Presidente de Câmara e, ...este, por não ter um Bordalo Pinheiro no concelho!
Sorte ainda porque, vêde vós, se o Senhor Presidente se lembrava de ter adquirido esse espaço para instalar jovens, em habitações sociais condignas que os fixassem no concelho, próximo da família!
Teria sido horrível porque aturar jovens é difícil e, ainda mais, os nossos filhos, sobretudo quando se casam ou juntam com o propósito de nos massacrarem com netos!
E já pensaram o que é terem as noras ao pé da porta?
E imaginem vós, ainda, que os jovens, os novos vizinhos, resolviam aproveitar a encosta até à Ribeira dos Frades que, sendo classificada como reserva ecológica, lhes suscitava importunar a autarquia com exigências descabidas de limpeza da floresta, sistemas de protecção contra os fogos ou a construção de alguma piscina ou praia municipal... para dar banho aos seus gaiatos ou passeio pedestre com os amigos e visitas de casa...
Quem pode suportar que os filhos coloquem mal os pais perante terceiros, para mais, perante o Senhor Presidente, em quem sempre votámos e acreditamos?
Por tudo isso vos felicito e desejo uns Bons Anos, de 2010 a 2014!
Mais não quero desejar porque nunca sabemos o que o futuro nos reserva.
E todos sabemos como é difícil encontrar no concelho gente tão sensível, com tamanho sentido das realidades e tão bem conhecedor dos nossos gostos!...
Parabéns, pois, e Bom Ano aos senhores comerciantes e ágeis industriais,professores e veneradores funcionários autárquicos, sem esquecer os restantes cidadãos distraídos que ocupam os cabeços do Bairro das Fontaínhas.
Não se aborreçam! A vida são 2 dias e o Carnaval está à porta!
meus caros leitores ainda querem ir ao médico de urgencia e não vão ter e se quiserem ir ao seu médico de familia dissem que ja nao tem vez. a uns anitos era para vir dois médicos para o nosso centro de saude a um certo terminado medico que mora ca na vila que os nao deixou vir para ca deve estar com medo que lhe rouba os doentes que ele tem. fazemos alguma coisa
Ó Manel, diz-me lá! O que tens para me dar? O primeiro tem boa carninha Para eu poder apalpar O segundo tem bons dentinhos Para bem me poder ferrar Perdoa Manel, mas não posso A morada te ora dar Porque não posso, deveras A minha vida arriscar!
Ó cidadão anónimo, Queres médico em Pedrógão?` Prás urgências? Pelos vistos, esse de que falas, está-se a mudar para os Bombeiros! E então não é bom? Voluntários, como são, sob a sua Direcção, levam-te logo ali, à Sertã! Céleres, da Sertã a Castelo Branco. O que ainda é bem melhor! Porque aí é Segura, ou, seja, a bem dizer Espanha! Alegra-te, afinal és um homem de sorte! Se morreres no caminho, és bem enterradinho, já na Europa!
Vocês nos Bombeiros devem ter bons ordenados! Não digam que não! Porque se não tivessem, com tantas queixas que fazem nesta Tertúlia, já tinham mandado a corporação às urtigas! Trabalham de borla e ainda aceitam quem vos impõem?
Expliquem-me lá essa!...
Sou o Xico Bombarda, Porque a mim, não me põem a albarda!
Em frequência 99.0, que quase é 100.0 frequência. Pelo máximo, não chega audível a Pombal. Mas poderá chegar muito mais longe e até onde não interessa! Sabe é dar música aos ouvintes... E, pela amostra deste fim de ano, com a ajuda do patrão, até podemos aproveitar para lavar o olhão...
Segundo o repórter A. Sertã, os mosteirenses são ingénuos ou andam a dormir? Deixaram passar a sua grande oportunidade: as últimas eleições autárquicas... Agora que esperem mais 4 anos ou liguem os esgotos para o meio da rua!... Até parece que não têm uma Associação de Melhoramentos para irem à Vila reivindicar aquilo que lhes prometeram e a que têm direito!... Mas entretanto esbanja-se dinheiro na Vila, num verdadeiro pagode chinês, que é mais o que parece o actual arranjo da Fonte de Baixo!... Esbanja-se dinheiro no futebol e em idas à Malafaia, para embebedar os velhinhos e os manter calados!... Esbanja-se dinheiro a abrir caminhos em propriedades particulares, ao serviço de amigos e compadres... E isto apenas em dois meses de mandato! Este é o balanço de fim de ano do actual Executivo Camarário de Pedrógão Grande! Que esperam mais os mosteirenses? Ah! Já sei! Que lhe alcatroem a estrada - também prometida - para irem a Pedrógão!
Está passado mais um Fim de Ano em que Pedrógão se assumiu uma vez mais como a capital do deserto do pinhal...
Mas, em breve aí estão a Primavera e o Verão. E há que preparar a Vila para receber as visitas.
Há que começar a divulgar o concelho e o que de melhor tem para oferecer, nomeadamente a sua paisagem e a praia fluvial do Mosteiro...
Há que apoiar quem aqui quer trabalhar, com destaque para os responsáveis da Associação, quem explora o Restaurante do Lagar e o Café S. Pedro!...
Precisa-se, por isso, de um novo Posto de Turismo no centro da Vila de Pedrógão Grande.
O espaço, ao lado do Café Lido, defronte da Caixa Geral de Depósitos, onde hoje funciona o Arquivo Municipal, é o local ideal.
Esse espaço nunca reuniu condições apropriadas para as funções de Arquivo Municipal.
Mas a sua localização é excelente para as funções de Posto de Turismo, de divulgação das belezas do concelho e da região. É central, está na zona mais frequentada da Vila, num entroncamento de lojas comerciais, centro administrativo e área monumental, para onde confluem tudo e todos a partir das áreas de estacionamento na Devesa e junto ao Mercado e Feira municipal...
Quando os turistas chegam a Pedrógão, é a sua porta de entrada e o local de maior concentração de visitas. É aí que, entre um café e a compra do jornal, a visita às lojas ou à Igreja Matriz, os turistas devem ser atendidos e incentivados a visitar o que de melhor temos para lhes oferecer...
Não hesitem pois! Pedrógão precisa que instalem um Posto de Turismo, digno desse nome, no Centro Histórico da Vila!
O que hoje existe no Valbom de pouco ou nada serve. Nem sinalizado está! Mudem para o Valbom o Arquivo Municipal, se melhor aproveitamento não encontrarem para esse belo espaço!...
Em 21 de Novembro, lá pela hora do meio-dia, apareceu um blogger a defender que na Câmara existia um grande equipa em que tanto "os de fora" como "os de dentro" se dão muito bem! Sinceramente, continuo a não entender essa!!!... Os "de dentro" são provavelmente os funcionários que cumprem os horários!? Agora "os de fora", quem são? Os que têm regime especial e dão umas escapelas nas horas de serviço, a tratar dos seus assuntos pessoais? Ou os que que a meio da tarde frequentam os bares das redondezas, para compensarem - no regresso - a falta de caloríficos no serviço? Ou os que são dispensados para actividades corporativas nas associações do concelho, designafdamente na APFLOR, a Associação Florestal? Assim ficam melhor justificadas as fugas ao serviço que já antes lhes eram conhecidas, mas ora abençoadas pelo Srs.Presidente! Agora se entende também porque - na boca desse blogger baldista - o Sr. Presidente é das pessoas mais importantes do concelho! Por isso lhe oferecem bolachas, em dias de festa!? Mas, não é justo, porque "os de fora" também merecem! Também fazem parte da equipa!
Para além de agradável e da sua conhecida praia fluvial, a aldeia do Mosteiro é terra de poetas, sejam lá nascidos ou adoptivos. É o caso, respectivamente, do Engº João Henriques Coelho e do "transmontano de boa cepa" João de Deus Rodrigues, casado com uma filha da terra.
Mas também o Fernando Henriques Tomás Coelho, irmão do primeiro daqueles poetas, acaba de editar o livro "Caminhos Trilhados", com poemas que dedica "a todas as pessoas do seu torrão natal".
Pena foi que estas, em maior número, não tivessem aparecido no seu lançamento em Pedrógão Grande. Mas nunca é tarde para se deliciarem com a leitura desses poemas genuinamente populares.
Basta procurar "Caminhos Trilhados" no sítio certo...
Retomando o que antes afirmei quanto a intervenção cívica e anonimato, não resisto a transcrever aqui, complementarmente, um poema bem popular, da lavra pedroguense:
"Não digas o que pensas Mas pensa bem no que dizes Evitas situações tensas E viverás dias felizes"
2009 - "Caminhos Trilhados" de Fernando H. T. Coelho
Quando é que cada um dos bloguistas que participa desta Tertúlia do Pinhal faz um impressão em papel A4 ou A5 e divulga o que aqui se diz pelas aldeias deste concelho de Pedrógão Grande?
Vão ver que a participação cívica aumenta e os podres de todos os dias vão ser tema de conversa para, de uma vez para sempre, conseguirmos sanear este concelho da imundície que se concentra na Devesa!
Podes destapar o frasco de 605, concentrado, pois é com eles que os ratos de esgoto - com que convives - morrem! Mas bem sabes que a dose para um canalha, imunizado e com a benção do Senhor, são 3 frascos! Não te esqueças de um pauzinho de pinheiro ou zenzereiro para mexer e melhor agitar o frasco!!
era uma boa mudar o centro de interpretacao turistica para o arquivo municipal. ja agora fica a ideia, se ainda se lembram o q la funcionava antes, os wc's da vila, metam pra la uns qts urinois facam dumas qtas publicacoes papel higienico e colokem a higiene do espaco a cargo de quem la trabalha para ver se fazem alguma coisa de util. e q da maneira komo anda a vila breve nem pa uninar serve!
Em vésperas de eleições autárquicas o frenesim foi imenso a alcatroar estradas no concelho! À pressa e atabalhoadamente, sem um esquema que potencie uma política de desenvolvimento local. Assim se passa no Mosteiro em que existe uma praia fluvial e se quer que a aldeia passa a ser considerada Aldeia do Xisto. Então por que não se acaba o que se começou? Para quando o alcatroamento do ramal entre o Rabigordo e o Gravito? E entre o Gravito e a Aldeias das Freiras / Mó? E entre o Gravito e a IC8? Há que fechar, o mais rapidamente possível, o circuito de aproveitamento e valorização do vale da Ribeira de Pera para fins turísticos!... Pelos vistos a Associação de Melhoramentos do Mosteiro só serve para servir uns petiscos! Do essencial para a terra, nada se vê reivindicar junto da Câmara ou Junta de Freguesia! Os mosteirenses esperam mais, sobretudo outra postura em defesa dos interesses da terra!
- Futuro presidente da Câmara? (face à pobreza da base de recrutamento no concelho, mesmo entre a oposição) - Director da Escola Tecnológica? (face à participação dos Bombeiros no seu capital social) - Pagar mais um favor ao amigo? (livrando-o o Baixinho das suas responsabilidades na Escola, mas deixando as portas abertas para uma solução de privatização mais conveniente aos seus interesses) - Por ingestão precipitada de um produto alucinante/alucinogénico? (que ainda não lhe deixou ver com clareza a bronca em que se vai meter na Escola, face à má gestão dos últimos anos e às responsabilidades financeiras pessoais que pendem sobre os membros da Direcção)
Não digas mal da Vila. Aponta para quem a governa. Já reparaste que nunca houve habitação social e apoio aos jovens em Pedrógão Grande enquanto os que hoje estão no poder nela têm mandado! A única habitação social que existe ainda é do tempo do Mário Fernandes / Manuel Coelho! Mas o pai do Presidente da Câmara tem uma urbanização para viabilizar, cujos lotes não consegue vender ao fundo da Vila. É ou não é verdade? Temos que ser compreensivos. Mas o que esperam de nós é que estejamos mesmo calados! Ou seja, melhor dizendo, que os totós continuem calados!
A rolinha que há pouco entrou na Câmara, empurrada pela oposição, tem o ninho dos avós junto à Ribeira de Pera! Pode ser que ela queira ajudar na decisão de alcatroar o caminho até ao Gravito e Rabigordo (que já é na Freguesia de Vila Facaia!).
Qual é a vossa pressa? Não a entendo! É só uma questão de oportunidade. Logo que alguma imobiliária ou candidato autárquico se interesse pela aldeia, o alcatrão há-de aparecer!
Segundo apurámos, os organizadores das Festas de Verão 2010 propõem-se (num claro acto de boa vontade e expressão dos seus genuínos sentimentos democráticos, de diálogo e bons costumes) acordar com a Associação de Defesa dos Animais de Lide o fim das touradas em espaços públicos.
Em alternativa, prevê-se para breve a realização de espectáculos inovadores no concelho... na área do boxe e "wrestling", que - segundo recente inquérito realizado localmente - correspondem a provas de maior agrado por parte da população local, sobretudo a do escalão etário dos 30-40 anos de idade.
Não está posto de lado a ideia de provas de luta greco-romana mas, por razões de economia (em ano de grave crise económica) e precaução, os organizadores ponderam seriamente sobre o assunto.
De facto, face ao elevado custo dos equipamentos e ao risco de rasgarem (rompimento pelas costuras), bem assim como quanto ao receio de qualquer peça se enrolar e pôr em risco - por asfixia - qualquer concorrente, o mais provável é que este outro tipo de provas venha a ser peremptoriamente rejeitado.
Confesssamos que nunca nos sentimos tão próximos de uma decisão tão sensata. Também nós preferimos as provas de boxe e o expectacular "wrestling"... Aguardemos!...
Enquanto em outros concelhos, como Figueiró dos Vinhos, se avança na implantação das chamadas "Zonas dos 30", em Pedrógão Grande - para não destoar do que têm sido os últimos 12 anos de gestão autárquica - continua o livre arbítrio na circulação automóvel.
A concepção de "Zonas dos 30" envolve não só a limitação de velocidade dentro das povoações, nomeadamente da Vila, mas também a criação de zonas pedonais e de obstáculos que impeçam aventuras automobilísticas.
O objectivo é defender os cidadãos em geral de algum tresloucado ou descuidado condutor, mas sobretudo acautelar crianças, idosos e pessoas com menor mobilidade.
Para já, sugerimos que na Rua 5 de Outubro sejam implantadas bandas de redução de velocidade, de modo a proteger designadamente quem entra e sai da Biblioteca Municipal, como local mais frequentado e onde predominam crianças e alunos das escolas da Vila.
Complementarmente, poderá ser proibido o estacionamento defronte da Biblioteca, onde a rua estreita, construído passeio pedestre apropriado e, mesmo defronte da porta principal, implantada uma guarda em ferro que proteja qualquer um mais traquina ou distraído.
À entrada da Travessa dr. Artur da Cruz David, mesmo ao lado da Caixa de Crédito Agrícola, existe um portão de ferro que dá para o quintal de uma vivenda antiga, tipo daquelas mandadas fazer por "brasileiros" ricos, quando regressados a Portugal.
À frente desse portão está sempre estacionado um ou mais carros.
Sendo assim, pode V. Exª informar-me, por favor, se os proprietários continuam emigrados no Brasil ou já regressaram?
FINS DE SEMANA DO MEDRONHO EM PEDRÓGÃO GRANDE Janeiro de 2010, dia 16, 23, 30. Fevereiro de 2010, dia 06,13, 20, 27
Pedrógão Grande onde os eventos acontecem!
PASSEIO TT 14.30h Início no Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande até ao local da actividade, (Pedrógão Grande, Outão, Freguesia da Graça) prova de enchidos regionais, transporte de regresso em mini bus. Preço por Pessoa: 26€ por dia, em jipe Trilhos do Zêzere.
Para participantes com jipe próprio acresce ao programa inicial um road-book com percurso TT do concelho um contacto e assistência no decorrer do referido percurso a realizarem no mesmo fim-de-semana. Com jipe próprio o preço por pessoa é de 20€, inclui seguros, assistência durante o evento e iva a taxa legal em vigor.
Programa especial de alojamento que inclui este programa no Hotel da Montanha http://www.hoteldamontanha.com/
Outros locais de alojamento no concelho de Pedrogao Grande:
Casais Do Termo – Casas de campo (frequesia da Graça) Contacto: 236 485 768 e 965 547 819
Em 2 de Dezembro perguntavas se sabíamos por que razão a bandeira nacional, no dia 25 de Abril, não subia com a adequada pompa e circunstância no mastro da Câmara Municipal!?
Agora pergunto eu.
Sabes que a República se deve a muitos portugueses corajosos e ilustres, um dos quais nasceu em Pedrógão Grande e, apenas a 20 dias do 31 de Janeiro de 1891, assinou o Manifesto do Directório do Partido Republicano em que se apelava e incentivava à (1ª) Revolta Republicana no país (a qual acabou por rebentar no Porto)!?
Sabes que ao lado dele assinaram os futuros Presidente do Governo Provisório (Teófilo Braga) e 1º Presidente da República Portuguesa (Manuel de Arriaga)!?
Será que esse ilustre pedroguense, o Dr. José Jacinto Nunes, no ano em que se comemora no país o 1º Centenário da República, vai ter na sua terra natal a merecida homenagem pública ao seu denodo e patriotismo?
Afinal sempre é verdade que com a nova direcção dos bombeiros, vem também um comandante. E nós bombeiros que cá estamos e damos o corpo ao manifesto, não contamos para nada? Será que essa Pessoa, que deu a conhecer os bombeiros de Pedrógão a nível Nacional, por se esquecer de pagar a quem devia? Temos gente com qualidade cá dentro e não precisamos de outros "salvadores" que venham de fora para mandar em nós. É altura de dizer Nãooooooooo. Chega de imposições. Já agora que vão também buscar o martins, o abrunho e o braga, e fica assim o comando completo!!!!! Depois inverte-se a situação, têm comando e não há bombeiros. Vamos fazer alguma coisa por nós. Já agora, tão revolucionário que era no antigamente, o presidente da junta, já não diz nada? Já não lhe interessa o "taxo", ou quer segurar o outro?
Alguns comentários que se identificavam com o tema "Pedrógão Grande: Empresários de carrosséis protestam em Lisboa. Despedimentos podem estar eminentes" foram movidos para o respectivo artigo (http://tertuliadopinhal.blogspot.com/2010/01/pedrogao-grande-empresarios-de.html)
Ja que o adejunto e agOra é tambem 1ªcomandante esta com o cargo todoo em cima acho muito bem porque ele e um senhor de muitos bom assussudidos, sem que posso confiar em ele e tudo!!! E quem ta mal mude-se nem estrovos!!!!
Ja que esta terra vai de mal para pior começando pelo o lar e acabando nao sei aonde... é uma desgraça bem nao sei... So sei que tou muito contente que o Adjunto tenha ficado com o cargo de 1ª comandante assim sim temoss uns bombeiros novos
A Pampilhosa da Serra, ao que sabemos, vai fazer uma homenagem em 2010 - Ano da Comemoração do 1º Centenário da República em Portugal - aos seus mais ilustres deputados da Nação!
Será que em Pedrógão há quem seja capaz de lhe seguir o exemplo?
É que aqueles já perceberam que a cultura dá dinheiro!... e educação ao povo!...
São profissionais da brincadeira. Brincaram toda a vida! Por isso se dão ao luxo de gozarem connosco: Enchem os bolsos se dinheiro! Mas fogem aos impostos e às obrigações sociais... Fazem de pobrezinhos e indigentes nas suas terras! De arruaceiros e malcriados para todo o país ver! Levam os filhos à escola em Mercedes, Volvos e Audis para ostentarem a sua soberba e bem-estar! Mas apresentam declarações de rendimento mínimo para beneficiarem de borla das refeições, dos livros e material escolar que todos nós pagamos com os nossos impostos! São estes os desgraçadinhos nascidos em Pedrógão, na Pampilhosa e por todo este país, que afrontam a autoridade! Que gritam em Lisboa em frente da Assembleia da República! Que bradam em público contra os verdadeiramente necessitados!
Mas reconheçamos, porque bem lá no fundo das suas almas, do seu ser: Gritam com razão! Porque são uns desgraçados de espírito! Parasitas a pedirem o confessionário e a absolvição!
Zé da Adega
PS. - Que me desculpem os que não cabem neste saco! Alguns são meus amigos. Há que distinguir o trigo do joio!
Como apreciei num telejornal desta semana o civismo com os eborenses encararam a falta de água a que estiveram sujeitos durante um período alargado de tempo e o respeito com que se referiam ao seu Presidente de Câmara...gostaria de ver estes críticos pedroguenses numa situação idêntica: flagelavam todos os seus autarcas! Porque efectivamente tudo quanto está mal ou menos bem da responsabilidade de quem tem a responsabilidade do poder e o cidadão comum exige...exige...exige...espicaça...espicaça...espicaça...só tem deveres e nada de obrigações. Respeitem quem foi eleito! Dignifiquem o poder local! Daqui a quatro anos há mais e quem estiver descontente que se manifeste nas urnas. Gostaria de conhecer pessoalmente os tertulianos que tão bem dizem das gentes da sua terra.
Estou estupefacto com o número de Post. Colocados no espaço deste bloog no TEMA LIVRE DE PEDRÓGÃO GRANDE.
Sou Pedroguense, e tenho serias duvidas que sejam só Pedroguense a escrever neste espaço, porque ao passar os olhos pelos “Temas Livres” dos outros Concelhos verifiquei que praticamente não têm Post. O que me leva a pensar que muitas das bacoradas que aqui são colocadas, não o são por Pedroguenses, mas sim, por pessoas de outros Concelhos. É visível que este nosso querido Concelho não está conforme todos nós Pedroguenses gostaríamos que estivesse. Todavia, teremos de nos interrogar, se não temos também contribuído para o estado em que o mesmo se encontra. A nossa alienação dos locais de decisão: Câmara Municipal, Juntas de Freguesias, Colectividades e Associações. Não participando mais activamente quando das eleições, para os cargos Executivos e Directivos das referidas instituições, não nos deve dar o direito de virmos para este espaço, adjectivar, com o sentido pejorativo as pessoas que tiveram a (coragem) de assumir essa responsabilidade. Se é certo que muitos daqueles que ocupam cargos, sejam eles de Executivo ou Directivo, unicamente estão com o olho nos dividendos que daí poderão advir. Não deixa de ser verdade, que também há, aqueles, que perdem rendimentos por causa dos cargos que ocupam. Pensem nisto! E em próximos actos eleitorais sejam eles Executivos ou Directivos, sejamos mais interventivos: seja fazendo parte das listas, seja de quando da sua eleição, e não nos escondamos no anonimato para dizer algumas verdades (mas também muitas Bacoradas) porque somos cobardes, e temos medo de falhar quando damos a cara.
Resposta a "uma voz deste concelho" que, pelos vistos, tal como as demais, é anónima!
Aparentemente, em nosso modesto entender, essa voz falou e disse que raramente participa deste blog... Aparentemente parece estar muito preocupada com o que aqui se diz... Aparentemente não parece ter percebido que as intervenções que aqui têm surgido se dividem grosso modo entre o sério e o jocoso... Entre o que é directamente intervenção política e chacota propositada, por vezes, mordaz e claramente dirigida... Pôr a ridículo, dói aos visados... Mas o gozo repetido, pode ajudar a prevenir situações, levar a recuos desejados...
Mas se essa dita "voz do concelho" analisar com atenção, os conteúdos das intervenções, vai verificar que, em particular desde as últimas eleições autárquicas, muitas propostas de trabalho - concreto é sério - foram aqui apresentadas... Muitos contributos - verdadeiras ajudas - foram dados para que os Executivos pedroguenses, das Juntas e da Câmara, trabalhem mais e de forma adequada, façam o que prometeram em vésperas de eleições, o que esqueceram ou nunca tiveram a capacidade de idealizar!... Falta um jornal em Pedrógão que possa exprimir o posicionamento da população local, assim como o das Associações de aldeia... A Rádio Triângulo é como se não existisse... Resta este blog e esta Tertúlia, onde se pode dizer muito, do bom e do melhor... Tem sido pedido por alguns intervenientes que todos digam coisas sérias, de preferência sob o anonimato, pois todos sabem que em Pedrógão falar verdade paga-se com sacrifícios escusados... Os empregos que dão dinheiro são só para alguns: os que tenham o cartão do Partido ou sejam filhos de amigos ou compadres... O desempenho de funções nas Associações do concelho seguem o mesmo critério: Os seus corpos sociais são constituídos com os militantes do PSD, os amigos e, ultimamente, com os funcionários da própria Câmara ou das Juntas de Freguesia, recrutados à pressa... Vergonha, diálogo e bom senso é coisa que acabou em Pedrógão Grande!
Curiosamente, essa dita "voz do concelho" considera que há participação a mais nesta Tertúlia do Pinhal!... Chega a ser ridícula a sua argumentação quando admite que os bloggers dos concelhos vizinhos não intervêm no blog dos seus respectivos concelhos para virem preferencialmente mandar umas bocas no blog de Pedrógão!?...
Mas nós, pelo contrário, tal como o Zé da Picha já o afirmou aqui no Dia de Reis, consideramos que a participação cívica nesta Tertúlia do Pinhal é muito pequena, diminuta mesma, porque não nos assusta que se digam as verdades que se impõem dizer!... O desenvolvimento do concelho de Pedrógão bateu no fundo, depois de mais de uma década de má gestão camarária, incompetência e compadrio!
Não é só uma voz que o diz no concelho. Muitas outras o repetem e já não só anónimamente! Mas nós queremos fazer do espaço desta Tertúlia um espaço mais de luta e afirmação dessas mesmas verdades!
A "voz deste concelho" que suscitou esta nossa resposta pode admitir que é "cobarde", como o invoca na parte final da sua intervenção, "que tem medo de falhar quando dá a cara", mas não pode ver os restantes pedroguenses feitos à sua imagem e semelhança!
De preferência - sugerimos-lhe! - que veja neles Zés da Picha, generosos, competentes e colaborantes!...
Estou estupefacto por que é que "uma voz deste concelho" (participação do dia 8, às 17.50 horas)que não disse nada de grave, que pusesse em causa a sua posição profissional em Pedrógão Grande, não se aprsentou com o seu verdadeiro nome!
Pegai num lápis, uma borracha e uma folha de papel lisa, às linhas ou quadriculada. À vossa preferência. E alguma paciência, seriedade e sentido crítico para analisar os resultados a que chegardes...
Em linha, colocai os nomes dos mais sonantes cidadãos pedroguenses que hoje fazem parte dos orgãos autárquicos e associativos do concelho de Pedrógão, o que alcunharam de Grande.
Em coluna, colocai as principais instituições autárquicas e associativas do concelho... Por exemplo, as com sede na Vila e Vila Facaia...
Repitam o exercício para os últimos 10 ou 12 anos...
Verifiquem as qualificações dos intervenientes...
As suas filiações partidárias...
As suas ligações familiares...
Anotem os seus vencimentos, duplos empregos e reformas... ´ É o chamado jogo do "tira-teimas".
É um gozo pegado... Vão-se divertir muito!
Já agora, transcrevam para aqui, para os tertulianos verem, os resultados a que chegaram... Apesar de nós - já o sabemos - irmos chorar!...
PAREM DE DISCUTIR OS PROBLEMAS DE PEDROGAO E DISCUTAM OS PROBLEMAS DE VILA FACAIA, AI SIM DEVIA SER A SEDE DO CONCELHO. VOCES SÓ FALAM DE PEDROGAO COMO SE O CONCELHO FOSSE EXCLUSIVAMENTE A VILA. ja li vario comentarios de pessoas a queixarem-se da fabrica do piunheiro e voces não comentam limitam-se a falar de pedrogao e das porcarias que se vão passando que sinceramente não interessam a ninguém. falem do resto do concelho. e assinem os vossos comentário.
Para o A. Bruxo Não te posso dar a recompensa, porque afinal o agora eleito presidente dos bombeiros, vai querer ser o comandante, já que em plena assembleia geral entrou a "toda a força" que "CONVOCOU" logo ali o adjunto e os chefes para uma reunião em sítio e hora por ele a designar. Muito bem !!!! Sim Senhor!!!
Já agora e para que possas receber a recompensa, vê lá se advinhas porque é que o adjunto é tão "querido" aqui nos bombeiros e porque não pediu ainda a demissão.
Por que é que tu não falas dos problemas de Vila Facaia e da Graça? Tu, pelos vistos, é que conheces a zona. Fala então dela! Estás às espera dos outros, para quê? Aqui nem se põe o problema de seres gago... nem de usares o teu verdadeiro nome. Diz o que te vai na alma!
Isto é uma tertúlia, em que convém que todos troquemos impressões, com verdade, com sinceridade.... Vá lá, abre-te. Diz o que sabes!
---------------
NO PINHEIRO DORME-SE MAL...
Pela minha parte só posso dizer aquilo que tu, pelos vistoS, já sabes: Que os autarcas pedroguenses são uns broncos... O Exmº Senhor Presidente e os craques (adjuntos e assessores)que o rodeiam esteviveram 12 anos para cumprirem aquilo que prometeram e, por fim, fizeram-no da pior maneira... Instalaram a zona industrial em cima da aldeia do Pinheiro Bordalo!... Para mais, uma indústria poluente e, segundo a queixa de pais e avós, nem estes dormem (de noite) nem os filhos e netos! A Câmara, que permitiu a asneira, nada fez até hoje para ajudar a solucionar o problema... Nas respostas que pessoalmente dá aos queixosos (nas reuniões de Câmara), fica-se mesmo a pensar que as vítimas é que deveriam ser castigadas... que elas é que são as responsáveis das asneiras que os autarcas promoveram...
-----------------
NAS FONTAÍNHAS DORME-SE BEM...
Mas olha que o mau exemplo da Zona Industrial de Pinheiro Bordalo de pouco serve de ensinamento em Pedrógão... Repara que o pessoal da urbanização das Fontaínhas continua a dormir, sem se importar muito com o presente que lhe puseram à porta... Nas Fontaínhas continuam todos a dormir, regaladamente, de dia e de noite!...
Vamos esperar que acordem!
----------
E tu, Zéxinho, continua a falar, a escrever, a desabafar!...
Então cá vão problemas de Vila Facaia para comentarem:
- nova variante que já foi adjudicada e não serve para nada. - falta de ecopontos na aldeia. - falta de saneamento em toda a freguesia - falta de investimento autárquico
Na Graça - zona industrial pluent eruidosa - falta de ecopontos - falta de saneamento em toda a freguesia - falta de um jardim como o de vila facaia e pedrógão grande - falta d einvestimento autárquico
CHEGUEI AGORA A ESTA TERTULIA MAS CHEGUEI PARA FALAR E DENUNCIAR TUDO O QUE HÁ DE MAU FORA DA VILA (PORQUE PEDRÓGÃO GRANDE É UM CONCELHO E NÃO UMA VILA)
Vens animado, mas não contes muito comigo, porque não sou nem de Vila Facaia nem da Graça...
Mas já agora, promessas são promessas, e ainda faltam 4 anos para as próximas eleições autárquicas!... Dizem os presidentes!...
Na Graça, há falta de saneamento em toda a freguesia? Isso é verdade? Não existe já, há vários anos, uma estação de tratamento dos esgotos instalada? Ou fizeram a estação de tratamento antes de instalarem as manilhas para o saneamento? P.F., explica-me lá essa!...
E em Vila Facaia, não andam lá a fazer uma outra estação de tratamento dos esgotos?
Gostava de perceber... É que no Mosteiro instalaram os esgotos há uns 2 anos atrás mas esqueceram-se da estação de tratamento!... Exactamente o oposto da Graça e Vila Facaia!?... Não dá para perceber... A não ser que me ajudes...
Nos Troviscais e Mosteiro foram instalados, há mais de dois anos, os respectivos saneamentos básicos.
Rebentaram-se as estradas e colocaram-se as manilhas, mas esqueceram-se de reparar os estragos feitos e repôr as calçadas no estado em que antes estavam...
Pior ainda, esqueceram-se de fazer as respectivas estações de bombagem e tratamento dos esgotos... Ou seja, os esgotos existem mas de nada servem porque os particulares não podem ligar para lá as suas tubagens e dejectos...
Assim, apesar de existirem esgotos nas ruas, as casas entretanto construídas de novo ou reestauradas têm que continuar a construir fossas, caras e escusadas... Perde o ambiente e gemem os particulares com os custos agravados dessa situação...
Mas perde também a Câmara Municipal que, não promovendo a ligação dos esgotos das casas à rede pública, também não pode cobrar as taxas previstas por esse serviço de saneamento...
Afinal, perdemos todos!... Mas sobreleva a incompetência autárquica!... Grita a Câmara que não tem rendimentos para fazer mais obras, mas afinal desperdiça estas importantes fontes de rendimento, bem ali a seus pés!...
Pelos vistos, dinheiro não lhes falta... mas sim empenho e competência!
A UMA VOZ NESTE CONCELHO, que participou no blogue no dia 8,
eu sugiro que faça um apanhado das muitas sugestões e propostas apresentadas aqui para que a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia comecem já a trabalhar.
Sugiro que comece esse apanhado 2 ou 3 meses antes da data das eleições autárquicas.
Recordo, de cór, as seguintes propostas de trabalhos / obras:
1- Parque de campismo / Vale de Góis 2- Colocação de raids de protecção na estrada de acesso / Vale de Góis 3- Reparação da piscina flutuante / Vale de Góis 4- Sinalização rodoviária / Senhor dos Aflitos / Valongo 5- Arranjo de travessa Dr. Artur Cruz David junto à Devesa 6- Alcatroamento da estrada Mosteiro / Pedrógão 7- Construção das estações de bombagem e tratamento de esgotos / Mosteiro / Troviscais 8- Solução do problema de poluição e ruídos / Pinheiro Bordalo 9- Comemoração dos 100 anos da implantação da República 10- Instalação de um posto de turismo no Centro Histórico de Pedrógão, junto à CGD/Café Lido 11- Sinalização na IC 8 da Praia do Mosteiro 12- Limpeza da fonte e arranjo dos acessos, junto às Finanças 13- Arranjo da fonte dos Troviscais 14- Arranjo e ordenamento dos espaços de acesso à Praia do Mosteiro / protocolo com a Associação local 15- Condicionamento do trânsito na Vila / protecção das crianças junto à Biblioteca Municipal / Rua 5 de Outubro 16- Alcatroamento dos caminhos Rabigordo / Gravito / Mó / IC 8 17- Colocação de guarda metálica de protecção junto ao prédio do Sr. Manuel Aires Henriques, ao cima da Vila... 18- Abandono da ideia de uma Zona Industrial nas Fontaínhas e aproveitamento dos terrenos para ampliação da área habitacional ali existente... 19- 20 - 21 - ... Etc., etc., etc,...
Que essa e outras "vozes deste concelho" apresentem mais sugestões e propostas de trabalho à Câmara e Juntas!
zezinho volta p a suica, tas perdoado. sangue novo na casa grande e logo mais um defensor da asneira, as vozes q defendem o in defensavel devem saber q facilmente se conhecem. agora a minha preocupação, a dança na casa dos bombeiros, sera q ninguém pede uma auditoria as contas daquela casa, vao passando as sucessivas direcções, mostram-se alguns exercicios de contas mas a duvida subsiste: tantos fundos geridos, tantas dificuldades em certas entidades, não seria bom uma entidade externa e credenciada dar uma vista de olhos.
Depois de em 1993 o Professor Cavaco ter inaugurado a IC 8, como verdadeiro eixo estruturante, Sócrates vem ora dizer que, depois desse investimento, ninguém mais se lembrou da região do Pinhal Interior.
E tem razão. É que nem os autarcas da região!
Estes preferiram investir no alcatroamento dos caminhos para as adegas... com colocação de setinhas para as assembleias de voto!
Volto mais uma vez a este espaço. Desta vês, para denunciar algo que me entristece.
Tenho verificado ultimamente de que o nome do nosso Concelho “Pedrógão Grande”, já não consta nos MAPAS de Portugal, exemplo: no Jornal do Correio da Manhã do passado dia 10/01/2010 vinha uma impressão do Mapa de Portugal referente à região do Pinha e o nome do Nosso Concelho ERA O ÚNICO QUE NÃO CONSTAVA.
Senhores Autarcas! Façam valer a vossa voz, como é que pretendem trazer investimento para o nosso Concelho se o mesmo já nem no MAPA APARECE!!!!!!!
Convencer um empresário a investir no nosso Concelho, e ele perguntar, a onde fica! e não podermos apontar para o Mapa e dizer FICA AQUI, é sem sombra de duvida, desprestigiante para todos nós Pedroguenses, mas mais ainda para os nossos Autarcas que deixam que isto aconteça.
Senhor Vereador Carlos David (Mané) sendo o Senhor um Ex-Bancário com responsabilidade nalgumas agencias em que passou, na sua actividade profissional. Levou-o a conhecer empresários que eventualmente, poderão ser aliciados pelo Senhor a investir no nosso Concelho. Porque estou convicto, de que o Senhor é sem duvida uma mais valia nesse campo ao actual Executivo, não deixe que esses possíveis empresários o envergonhem quando lhe perguntarem a onde fica Pedrógão Grande
É com agrado que verifico que a minha intervenção neste bloog no dia 08-01-2010, provocou alguns intervenientes. O objectivo da minha intervenção era acima de tudo, provocar todos os intervenientes (Pedroguenses) neste boolg, levando-os a denunciar: casos concretos de favorecimentos e compadrio, falta de empenho dos nossos Autarcas, interesses instalados nas Associações etc etc etc .etc, e não serem só insinuações, com pouco fundamento, desprovidas de sentido, adjectivando muitas das vezes as pessoas de uma forma que no meu ponto de vista roça a falta educação, levado este espaço para um campo, que muito provavelmente os seus mentores não o imaginaram.
1 – Sou anónimo, porque, como sabemos que poderá haver represálias, não directas, porque o meu ganha-pão não é no Concelho, mas sou residente na Vila de Pedrógão Grande, e tenho familiares a trabalhar na mesma, como tal não pretendo prejudica-los com as minhas intervenções neste bloog. Todavia assinaria os meus post. se verificasse que era norma instituída neste espaço.
2 – Não faço parte de nenhum partido, sou uma voz independente, como tal, não vale a pena fazerem conjunturas sobre a minha tendência politica ou partidária, como disse, sou por PEDRÓGÃO GRANDE!
3 – Quando me referi que provavelmente haveria pessoas que poderiam perder rendimentos. “Se é certo que muitos daqueles que ocupam cargos, sejam eles de Executivo ou Directivo, unicamente estão com o olho nos dividendos que daí poderão advir. Não deixa de ser verdade, que também há, aqueles, que perdem rendimentos por causa dos cargos que ocupam” Referia-me em concreto, às pessoas que no meu ponto de vista, e face a sua profissão, poderiam retirar rendimentos superiores aos que usufruem no cargo que ocupam. Não quero contudo, que pensem, que estou aqui a defender quem quer que seja, penso é que, devemos ser isentos nas nossas análises, e dessa forma, sentirmo-nos com mais direito de contestar ou sugerir, o que no nosso ponto de vista está mal, ou que deve ser feito.
Esta VOZ DO CONCELHO que agora apareceu lembra-me qualquer coisa como o SENHOR DOS CÉUS que, por vezes, anda distraído ao tomar conta dos que andam cá na terra.
Também esta VOZ DO CONCELHO anda aérea. Então ainda não percebeu que o fadista Camané é só para alegrar as hostes?
Se fosse para fazer alguma coisa teria sido, porventura, outro o escolhido. Mas isso não consta dos projectos do SENHOR DA TERRA! Escolheu-o alto para que, embora alegre, ande sempre dobrado!...
Não deixa de ser oportuna a intervenção do blogger que se intitula "uma voz do concelho".
De facto, as empresas gastam rios de dinheiro em publicidade, muitas vezes apenas para que o seu nome apareça visível e, assim, vá sendo lembrado a cada instante... Ao fim e ao cabo, para que lhe comprem os seus produtos. Partem do princípio, aliás bem popular, de que "quem não aparece, esquece"...
Ora, o grande produto que Pedrógão tem para vender é a sua paisagem e o seu património construído...
Assim, antes de mais, recordo ao Senhor Vereador, mais uma vez, a necessidade de colocar uma tabuleta na IC 8 a sinalizar a Praia do Mosteiro!...
E, estando aí em breve a Primavera e o Verão, será também a altura certa para começar a comprar publicidade nas revistas da especialidade ligadas ao turismo e à industria do lazer. Por exemplo, na "Rotas e Destinos", a "Volta ao Mundo", na publicação (rara) das "Aldeias do Xisto", etc.
Uma vez que a Região de Turismo do Centro de pouco serve para resolver o problema da divulgação da Região do Pinhal Interior e do Vale do Zêzere, está também na altura de editar um Roteiro turístico, sério e bem elaborado, sobre o concelho de Pedrógão Grande, para uso dos turistas que nos visitam... Porque não reeditar o da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande?
Está também na altura de repensar os sistemas de informação turística que estão instalados no Paço do Valbom, pois, para lá de caros e sofisticados, pouca utilidade têm para cativar e reter os turistas no concelho e na região...
Peguem na Picha, nas Aldeias do Xisto, nas praias fluviais, no Centro Histórico, nas nossas paisagens, e não hesitem em gastar o dinheiro que fôr preciso para tornar conhecido e apetecível o nosso concelho e a nossa região...
Concertem esforços com as autarquias vizinhas (Figueiró, Castanheira e Sertã) e promovam a região e o Vale do Zêzere, as montanhas e as albufeiras das suas barragens...
Aproveitem e apoiem condignamente as suas Casas Regionais, sedeadas em Lisboa, como factor de promoção privilegiado do Vale do Zêzere e das suas aldeias... E são muitas as Casas: a de Pedrógão Grande, de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra e da Comarca da Sertã (que, por sua vez, abarca os concelhos de Oleiros, Proença e Vila de Rei). Praticamente todo o Vale do Médio Zêzere, ao longo das suas duas margens, de belas paisagens e refúgios ao stress das grandes cidades...
Assim, sim. Pedrógão Grande ainda um dia vai aparecer nos mapas das estradas de Portugal!
Mas continuo a não entender aquela dos que "perdem rendimentos por causa dos cargos que ocupam".
Oh Amigo! Se perdessem dinheiro não estavam lá!
Mas concretize, se fôr capaz!
Eu cá por mim lembro-lhe o seguinte:
O Grande Presidente é reformado (desde os 47 anos de idade) com 2.220 euros / mês. Ganha hoje mais 1/3 do vencimento, mais despesas de representação, mais viatura (mais oficina e combustível), mais telemóvel, mais internet, mais, mais, mais,...
Faça lá as contas e diga-me quanto soma!... E mais, onde conseguia na privada um rendimento tão elevado!?
O Vereador das Obras, reformado... idem, idem, aspas, aspas,... E, pelos vistos, já conseguiu um emprego para a esposa à custa do lugar que ocupa...
O Vereador do Ambiente e Turismo, igualmente reformado, idem, idem, aspas, aspas,... Até lhe arranjaram uma vereação remunerada a meio tempo (a 3ª a meio tempo), facto que é inédito na vida da autarquia!...
Talvez por isso o jovem vem sendo tão "empenhado", aceitando ocupar lugar nos corpos sociais de todas as associações que realizaram eleições ultimamente em Pedrógão Grande: APFLOR e Bombeiros Voluntários.
E, a propósito da APFLOR, a actual Direcção está lá a perder rendimentos? São todos funcionários da Câmara e um até é vereador! O objectivo claro é o controlo político, autárquico, das associações do concelho, como no tempo do Estado Novo!... As benesses virão indirectamente... Todos os sabemos. O caso da APFLOR é paradigmático!
O João "Gordo" é o presidente do Clube de Futebol cá da terra... Assim, é em S. Mateus que se joga à bola... Será também por isso que agora na Travessa Rainha D. Catarina - em pleno Centro de Pedrógão - se joga com os gases do Bar Escorpião em cima de quem por ali passa? Ou será isso um modo de cobrar "o favor" de ter a assumido a presidência do Recreio Pedroguense?
Tu, "Voz do Concelho", é que não tiras rendimento nenhum!
Para além de levares com a poluição no "focinho" (desculpa lá!) ainda vais ter que mandar lavar o fatinho!
Respondendo ao Blogger Sr. C. Raposo diria que de todos os Vereadores que mencionou faltou mencionar a Dr. Sofia, filha do conhecidíssimo empresário o Sr. Manuel da Regadas. Que na minha perspectiva poderá perder alguns rendimentos porque é Advogava, em início de carreira é certo! Mas pelo facto de também ser Vereadora a meio tempo, irá prejudicar a sua actividade profissional.
A não ser que esteja a começar uma carreira politica, e se esteja a prepara para num futuro próximo ser a Presidente da Câmara, já que o actual não se poderá candidatar a mais nenhum mandato!!!
Dou os meus parabéns ao Ex.mo Sr. Dr (Médico) Carlos David, por ter assumido a Presidência da Direcção da nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande.
Esta Associação com a tomada de posse do Dr. Carlos, deixa para traz um ciclo de vários anos em os seus Presidentes eram também acumulativamente o Presidente do Município, só é pena que não tivesse excluído pelo menos da direcção, pessoas ligadas ao Executivo Camarário
Não é que essas pessoas não sejam validas! Até porque, foram eleitas para o Executivo Camarário com os votos do povo deste Concelho, penso que isso diz tudo.
O que me parece, é que começam a ter demasiados cargos para o tempo disponível e não são Super Homens nem Super Mulheres que possa rapidamente desdobrarem-se nos vários cargos que vão ocupando.
Ao não poderem canalizar todas as suas energias para o cargo que inicialmente foram eleitos (Executivo Camarário) iram na minha perspectiva prejudicar dessa forma o nosso Concelho, que tão carenciado está de novas ideias, capazes de o fazerem andar para caminho que todos pretendemos
Meus caros amigos, todos vós já se aperceberam que ideias para evoluir a nossa querida terra não faltam, a unica coisa que falta são pessoas com caracter profissional e virado para trazer de volta todos aqueles jovens que daí foram embora visto só haver trabalho para as pessoas que o VOSSO presidente quer, porque pedroguense que sou de nascença eu de pedroguense nao tenho nada porque PEDRÓGÃO NUNCA ME DEU NADA.
Eu não me esqueci da Drª Sofia, filha do Sr. Manuel das Regadas, pessoa destacada do PSD local, presidente da Assembleia concelhia do Partido...
Apenas pergunto se ela fosse tua ou minha filha, mesmo sendo do PSD, estaria no lugar onde está?
Que experiência tem a "douta" pequena para ocupar o cargo? Que provas deu até hoje, tirando a acumulação de funções na Santa Casa, que está dentro do espírito de acumulação e controlo político do PSD local?...
Mesmo a meio tempo na vereação ganha seguramente tanto - ou mais! - do que, em início de carreira, optasse por um emprego na função pública ou numa empresa do sector privado!
E a jovem já é crescida, deve saber o que quer! Já lhe devem ter feito muitas promessas e juras!... Já tem idade para as aguentar!... Assim como aos desenganos!...
Como jovem, merece-me respeito, mas eu a ela nunca me esqueceria das folhas de figueira! São escorregadias!
Cada um joga com as cartas que tem, na certeza porém que, se fosse minha filha, e por a amar, e muito querer que singrasse na vida, mandava-a para muito longe!
Já lá diz o ditado: - "santos de casa não fazem milagres"!
Com uma excepção, em Pedrógão Grande: serem devotos do PSD, terem bons pais ou bons padrinhos!
Se tiveres uma filha ou neta, em Pedrógão Grande põe-lhe o nome de SOFIA.
Dá sorte nos empregos!
Ora repara:
- Drª Sofia - Vereadora! (filha Manuel das Neves - Regadas) - Drª Sofia - Assessora na Câmara!(filha do Dr. Carlos) - Arqtª Sofia - Gabinete Técnico! (Devesa) - Engª Sofia - Técnica Turismo! (Paço do Valbom)
Evita Catarina, Ver(a), Ver(ónica), Odete, Ros(et)a ou qualquer outro nome de que gostes mas que lembre o rosa ou o vermelho!
Caros Pedroguenses é com enorme prazer que aqui venho para tentar saber alguma coisa dessa bela terra que aos pedroguenses não dá nada a ninguém a não ser a todos aqueles que lhes passam a escova ou então aos reformados com cargos no municipio visto agora ser a moda dessa bela terra que de bela já nao sei se tem alguma coisa......
Já agora alguém sabe se realmente já está a decorrer a escola dos bombeirinhos novos que tudo dao por essa instituição, pois é nao devem estar ainda a ter escola visto ainda se estar a arranjar um novo taxo para comandante como habitual em tudo nessa terra.
Agora até os médicos já servem para presidir uma direcção que nem o joao pequeno conseguiu dar nada.
VEJAM PEDROGUENSES COMO VAI ESSA TERRA QUE QUALQUER DIA ESTA MINADA DE XULOS...
Ser eleito para o Executivo camarário com os votos do povo deste concelho diz tudo? Concordo! Quanto ao valor dos eleitos, já duvido!
Já reparou que a estrutura etária da população aponta para um grave envelhecimento das gentes, ao ponto de não custar a crer que a agência funenária e a Misericórdia são porventura as estruturas presentemente mais promissoras ao nível do concelho!
A Santa Casa - mesmo praticando preços exagerados - só não é rentável porque funciona como fonte de emprego para servir pontualmente a clientela política, no momento certo!...
Não fora isto e a Mesa que a administra não seria ocupada maioritariamente por 1 ex-Vice-Presidente da Câmara, 1 actual Vereadora, 2 ex-Presidente de Junta e 1 Presidente de Junta em exercício!...
Já reparou que se a estrutura etária correspondesse a gente mais jovem, exigente, melhor informada e culturalmente melhor apetrechada, os resultados eleitorais seriam claramente outros!
Assim se compreende que o actual estado de coisas, de manifesto atraso económico e degradação social, serve ao poder vigente!
Pedrógão Grande é o exemplo paradignático de um território a envelhecer, de doentes, aleijados e cegos, a pedirem o amparo alheio: das autarquias e das instituições que estas (directa ou indirectamente) controlam.
Pedrógão é o exemplo claro de que quem tem um olho é rei, rodeado de coitadinhos!
Como já aqui li faz falta um órgão de comunicação social em Pedrógão Grande, como o Noticias do Pinhal para que todos tenham um melhor acesso e conhecimento do que verdadeiramente se vai passando, de bom e de mal.
Tenho notado também que algumas opiniões ultimamente têm aumentado de qualidade, não são somente maldizer gratuito, mas abordam assuntos sérios de forma concisa e verdadeira.
Como o caso de Maria de Jesus de dia 14, ás 22h:55m.
Pena que a nossa terra tenha chegado a este estado de Principado Monárquico onde tudo é controlado e monopolizado pelos mesmos, onde a democracia se vai desvanecendo…
Este presidente não merece perdão! Há mais de 12 anos à frente da Câmara ... e não se vê nada que tenha feito de jeito!
Os jovens emigraram! Os que ficaram queixam-se de falta de empregos! As indústrias que trouxe ultimamentesão, em vésperas de eleições, são ruidosas e poluentes! ´ É um presidente relativamente jovem... Há 12 anos atrás ainda mais jovem! Licenciado. Logo - mas só aparentemente - culto! Bem falante! Promissor! Percebemos hoje, porque apenas faz muitas promessas!
Logo, pedroguenses! Peçam perdão ao Manuel Coelho! O Único que deixou verdadeiramente obra visível, para servir o concelho! Ainda se lembram? Deixou-nos a Ponte mais alta da Península Ibérica! Deixou-nos a IC 8 - Via rápida que hoje nos liga à A23 (IP6), à A1, à A17, à A8, à A29, etc, ao Norte, ao Litoral, à Galiza, à Espanha, à Europa por onde podemos escoar os produtos (que não temos) e receber os turistas (que não cativamos)! Deixou-nos o Matadouro, que ainda continua a funcionar! Deixou-nos a única verdadeira Zona Industrial até hoje... Deixou-nos as Escolas e os terrenos comprados onde os outros não têm sabido brilhar... (Porque gastam o dinheiro a apavimentar os acessos até à porta das adegas... única forma de garantir votos... e o poleiro certo)! Deixou-nos o Quartel dos Bombeiros! Não era filósofo, mas era pragmático! Sabia o que queria... e fazia!
O Manuel Coelho deixou obra... e correram com ele!
Monumento aos Feirantes? _________________________
Erguido defronte da Repartição de Finanças de Pedrógão Grande, simboliza mais propriamente os pedroguenses, "com o coração nas mãos", a pensar como vão pagar as suas dívidas em 2010 e ultrapassar a actual crise!...
Clube da terra---regressou a ex: funcionaria do clube--agora é que o tabaco e a caixa registadora vai funcionar bem.......!!!!! Ao que chega o cumulo no nosso clube......será que já entregou o que levou??????
Falaram aí em escola dos bombeirinhos novos!? Isso tem algum interesse? Isso dá dinheiro? Ao menos se fosse uma escola de arrebenta-canelas e moinice!...
Sabem por que razão a Caixa de Crédito Agrícola de Figueiró dos Vinhos desapareceu e foi integrada na Caixa de C. A. da Sertã? Má gestão! E sabem quem à data estava à frente da sua Direcção?
Hoje tive uma notícia que me deixou com uma sensação de que ainda existe o espírito da solidariedade. Uma senhora do nosso concelho mais propriamente da Tojeira Freguesia da Pedrógão Grande, de nome Lúcia, funcionária da Câmara Municipal, e filha do Conhecido “Tonito Mecânico” foi ao programa televisivo”PREÇO CERTO” e ganhou o prémio final. Espanto!!!!!!!!!!! Distribuiu os BENS DO PRÉMIO por pessoas próximas de si, que estavam a necessitar dos mesmos. Espero que esta notícia seja manchete nos Jornais da região.
Ao anónimo Adivinho, de 16 de Janeiro, eu sugiro o Provador como comandante dos Bombeiros... pois ele já está habituado a, com frequência, pegar na mangueira... À sua frente não há moita que lhe escape!...
Em resultado das más provas dadas pela Caixa de Crédito Agrícola de Figueiró esta teve que ser integrada na CCA da Sertã, por sua vez tida como exemplar!
Pena é que a mesma regra não possa ser aplicada na avaliação do desempenho das Autarquias da região!...
a FILHA DO TOINO MECANICO É QUE BEM PARA AQUI ESCREVER OS COMENTARIOS....EU SÓ PROCURO? O QUE É QUE TEMOS A VER COM ISSO....QUERO LÁ SABER DO CARRO, ELA QUIZ FOI TAXO NA JUNTA E NA CAMARA!!!!
Quanto ao Provador e ao pau é importante esclarecer o seguinte: - trata-se do pau com que (o homenageado)mexe a panela, donde prova! Em alternativa, ponham-lhe uma colher (de pau)na mão... daquelas de mexer a canja!... ou, se preferirem, uma coxa de galinha... tenra!
És tão maldoso! Só falas na filha do Tóino, na irmã Lúcia... como caridosas, benevolentes, amigas,... como se não existissem Fátimas, Paulas e outras santas no concelho para serem veneradas? Alarga os teus horizontes... dá uns passeios (de carro) até à Figueira da Foz... porque aí se faz mais luz!...
Consta que aumentou a procura de emprego junto da Santa Casa da Misericórdia. A avaliar pelos pedidos supostamente entrados, a maioria são homens e casados. De acordo com inquérito entretanto lançado, a explicação encontra-se num crescendo desejo de maridos e namorados desempenharem funções juntos dos seus familiares mais queridos, com destaque para as esposas e irmãs. Com a aproximação do mês de Maio, fala-se mesmo numa peregrinação a pé a Fátima, pedindo protecção divina contra as tentações e males terrenos!...
Esta conversa da irmã lucia ja começa a meter nojo.. o que parece é que existe muita dor de corno por não serem tios ou tias da lucia tambem deviam querer um premio... Que coisa tão importante para o Concelho de Pedrógão Grande uma rapariga dar um carro a uma tia! acho que ha mais problemas em pedrógão sem ser o k este ou aquele faz da sua vida... a gente muito parva.. e se a Lurdes escavaca assim tanto carro não deve ser a ninguem que aqui escreve que ela tem de dar alguma explicação.
Ninguém percebe o que digo a 24 se não explicar que fiz a proposta de se erguer uma estátua ao Provador... Em Pedrógão, de preferência na Devesa, em sítio alto, para que se possa ver bem ao longe... Sugeri que a estátua fosse toda em barro para que os pés, sendo do mesmo material, possam aguentar o resto do corpo... Sugeri também como postura que o homenageado apareça agarrado a um grande pau...
Assim já dá para entender o resto do esclarecimento que saiu no mesmo dia 24...
O único culpado é "A Voz do Concelho", que deu a notícia! Deu-a como se fosse um grande acto de generosidade da "irmã" Lúcia para com os seus familiares mais próximos e carentes... E, sendo assim, eu também gostaria de receber um carro como "esmola"! Eu até pagava à Lúcia para tirar a carta de condução!...
Mas eu continuo com uma dúvida quanto ao comportamento da "irmã" Lúcia: - a sua dádiva foi um acto de generosidade ou de soberba? Não terá ela querido apenas demonstrar o seu manifesto bem-estar, o seu status social? É que, se for verdade que ela tem de facto 2 taxos - um na Junta e outro na Câmara -, bem pode ter querido comprar outro carro, mais a seu gosto!... Ou, se se quiser lembrar de mim, a meu gosto!...
Já todos sabemos que Pedrógão é um atraso total, em todos os domínios. Mas ao consultar a Tertúlia do Pinhal constato que, afinal, os nossos vizinhos ainda andam atrás de nós... Não há dúvida! Há que fugir daqui!
Visto que ninguem tem mais nada a fazer senao falar da generosidade a lucia eu venho fazer outra pergunta..... Continuamos com a mesma linha politica da camara na associação dos bombeiros......meus amigos sao tantas coisas que esse concelho tem de mal e so sabem é discutir que coisas sem seignificancia nenhuma...... vao trabalhar e vao contra a classe politica dessa terrinha...... que a quem precisa de trabalho e de ajuda eles nao dao nada, nem sequer deixam ai abrir outras unidades de comercio...
Lá estás tu - mais uma vez - com o teu malvado feitio, a resingar contra o Senhor Presidente e os ilustres Vereadores. Dizes que eles não dão nada a quem quer trabalhar e nem sequer deixam abrir outras unidades de comércio no concelho. Continuas injusto, como sempre! Dou-te um exemplo: Não foi aberto um concurso público para a exploração, por particulares, de um restaurante junto às Piscinas municipais? E não foi adjudicado? E não está lá um particular a explorar um bar, ou coisa parecida, até de madrugada? Premiou-se claramente a iniciativa, o espírito de sacrifício. Quando o contrato, ao que se sabe, só impunha servir almoços e jantares, fechando o estabelecimento a horas decentes (com as galinhas), o empresário decidiu sacrificar-se encerrando apenas madrugada adentro (prestando um verdadeiro serviço público)! Então o assunto não foi resolvido a contento da iniciativa privada?
Portanto, ó Anónimo, se queres trabalhar ou abrir um estabelecimento no concelho, coloca pessoalmente o teu caso ao Senhor Presidente ou ao Supervereador responsável pelo sector, que eles te hão-de deixar trabalhar onde mais te satisfaça. Na Tojeira, na Venda da Gaita, na Picha, etc., mesma na Derreada. O lema da Câmara é mesmo: "para cada intento, há sempre uma solução a contento"!
Portanto, Ó Anónimo Como já lá dizia o outro, não te amofines! Que a gente da Câmara é tua amiga! Mesmo que eles te neguem qualquer pedido, não o fazem por mal. Eles só querem o teu bem! É porque aqui já não tens por onde te governares! Vai para longe! Vá lá, segue o conselho dos amigos!
Essa de um Centro de Trabalhos Médicos Continuados é certamente uma ideia de uma Santa Casa desgovernada que, em vésperas de eleições autárquicas, resolveu apoiar um projecto de fogo de artifício comandado a partir da Câmara Municipal...
O artifício atraiu os papalvos, falta é saber quando o projecto ficará de pé!...
Lembram-se da Casa da Cultura, prometida há não sei quantos anos?...
Basta questionarmo-nos por onde anda o provedor e onde está o dinheiro para concretizar tal projecto!?
O fogo, esse, foi barato, composto de sopro... de (muita)garganta e papel impresso!...
Estima-se que a Câmara Municipal gaste anualmente com o futebol mais de 70.000 euros sob a forma de subsídios directos ao Clube, custos de manutenção do campo, electridade, transportes, combustível, motoristas, etc.
E quanto paga à Misericórdia, apesar do seu vergonhoso controlo político-partidário? Sabem? Ora adivinhem lá!
Não se esqueçam de lembrar a Senhora Câmara que o relvado da Praia do Mosteiro tem que ser levantado e o terreno drenado para que não se repita neste Verão, que se aproxima, o mesmo que tem acontecido nos anteriores: as pessoas - ao pretenderem secar - deitarem-se em cima de poças de água, enlameada...
É importante lembrar a realidade ao Supervereador do Turismo, porque é novo na terra, e no Verão passado não gozou as suas férias no Mosteiro, mas sim em Coimbra e Figueira da Foz...
A obra é urgente e prioritária! A não ser que - imaginativos e diligentes como são na Devesa - queiram transformar a Praia em Termas de banhos de lama!
Se calhar até é por isso que ainda não mandaram fazer as placas sinalizadoras para a IC8...
Gostaria de saber se o Senhor Vereador do PS e os senhores deputados da oposição, com assento na Assembleia Municipal de Pedrógão Grande, lêem esta Tertúlia do Pinhal!? Têm vindo a surgir aqui muitas propostas de trabalho e iniciativas que valia a pena reflectir seriamente sobre elas! Pelo menos, pô-las em debate público! Este pode ser um dos meios sérios de o fazer! Porque não! Todos sabemos separar o trigo do joio...
Consta que, no âmbito do seu projecto de expansão, a Santa Casa pretende abrir uma alfaiataria e uma adega regional... por serem os locais ideais para para provas e convívios...
Em Pedrógão vai ser instituído um novo jogo, em homenagem aos cidadãos mais proeminentes do concelho. Uma espécie de jogo às escondidas!... Ou jogo da cabra cega!
É o jogo do "salto à figueira"!
Quem fôr apanhado, está fff...oooo..... isto é, fffffeeeeito num figooooo!
Alguns comentários foram movidos para o artigo: "Região do pinhal com 7 nomeados para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal". Relembramos os nossos leitores que devem expor os seus comentários sobre um determinado tema nos artigos criados para debater esse tema.
È discutível a remoção de comentários para a secção própria.
Embora tenha referido aqui as 7 Maravilhas, pretendi chamar sobretudo a atenção dos tertulianos para o estado miserável do Parque de Campismo de Vale de Góis!
Para que os autarcas locais, mais do que pôrem as mãos na cabeça, de vergonha, ponham mãos à obra para benefício do concelho e de quem nos visita!
Espero que o actual supervereador do turismo e do ambiente, mais do que verborreia de café, e de circunstância, mostre empenho em resolver os problemas!
Segundo consta fora de Pedrógão Grande, tem sido vasta e inusitada a movimentação de pessoas nesta Vila.
A maior concentração, segundo nos dizem, tem-se registado ao longo da Rua 5 de Outubro, no troço entre o Café Central, a Papelaria e a Travessa Rainha D. Catarina (defronte do antigo Bar Estaminé).
Segundo os testemunhos obtidos, os pedroguenses mantém os olhos postos no estabelecimento do João Barbeiro na expectativa de verem entrar ou sair o Senhor Barão, prestigiado cidadão que, de acordo com a sua característica bonomia e boa fé, terá prometido cortar as suas já longas e alvas barbas apenas no preciso dia em que o Provedor da Misericórdia local desse sinais de existência. Esperançados em verem satisfeita a sua curiosidade inata, os pedoguenses prometem não arredar pé enquanto não desvendarem tão longo mistério... de um desaparecimento.
Diz-se para aí que Pedrógão Grande é a "capital dos carrocéis"!
Só de um brincalhão pode sair uma boca destas!
Mais propriamente devia chamar-se a "capital da treta"!
...Pois se nem nas Festas do Concelho se vê um carrocel a actuar! Apenas os carros das farturas e petiscos, para o pessoal beberricar e se empanturrar!
...Pois se nem local próprio existe para arrumar viaturas e equipamentos!
...Pois se nem a zona industrial prometida alguma vez foi construída - e já vão mais de 12 anos de promessas!
Pedrógão Grande, capital da fartura de tretas, isso sim!
Nunca um monumento se ajustou tão bem à realidade que hoje se vive em Pedrógão Grande, como aquele que foi erguido (em vésperas de eleições autárquicas) na rotunda em frente das Finanças!?
Ele representa os feirantes com o coração nas mãos!?
Sejam quais forem as razões de descontentamento contra a Direcção do Recreio Pedroguense, é inadmissível que actos de vandalismo sejam praticados na nossa terra (como aqueles que recentemente tiveram lugar em S. Mateus)!
Não pode ser essa a imagem que queremos transmitir da nossa terra e das suas gentes!
My apologies for using english - a google translation follows. I found you through the petitonsonline website concerning someone campaigning against a proposed cement works at Aguda near Fig dos V. Eco-Campaigning is still quite risky here in Pinhal Interior!
Like many others - Portuguese and foreign - I live near the Enerpellets wood pellet manufacturing factory at Pinheiro Bordalo near Graça. You may already know that it was installed a year ago on a prominent site and makes so much noise for kilometres around - it mainly runs at night. A solution for politicians and the owner who presumably do not live near it ... but not a solution for those of us who do. This factory has affected locals health and property values. yet nothing is being done to reduce the noise. Allegedly it was installed on family land bought off the previous Presidente of Graça Freguesia who subsequently bought himself a new lorry to take away the pellets (he already had a lorry to deliver the timber to it!)
Can you put me in contact with a Portuguese concerned about noise and the environment - who can help organise a petition to send to the Camara Municipal Pedrogao Grande?
Many thanks,
Eric (eric.woodcutter@gmail.com)
Oi lá,
Minhas desculpas para usar o Inglês - uma Tradução de Google segue. Encontrei-te através do site petitonsonline sobre alguém fazendo campanha contra a proposta de uma fábrica de cimento na Aguda perto Fig. dos V. Eco-campanha ainda é bastante arriscado aqui no Pinhal Interior!
Como muitos outros - Português e estrangeiros - Eu moro perto da fábrica de produção de aglomerados de madeira Enerpellets no próximo Graça Bordalo Pinheiro. Você já deve saber que ele foi instalado há um ano em um local de destaque e faz tanto barulho por quilômetros ao redor - que corre principalmente à noite. Uma solução para os políticos e, presumivelmente, o proprietário que não vivem perto dele ... mas não uma solução para aqueles de nós que fazemos. Esta fábrica tem afetado os valores locais da saúde e da propriedade. Ainda nada está sendo feito para reduzir o ruído. Supostamente ele foi instalado em terrenos da família comprou fora do anterior Presidente da Graça Freguesia que depois comprou um novo caminhão para tirar os aglomerados (ele já tinha um caminhão para entregar a madeira para ele!)
Você pode me colocar em contato com um Português preocupado com o ruído e do ambiente - que podem ajudar a organizar uma petição a enviar à Câmara Municipal de Pedrógão Grande?
Imaginem vocês se os empresários de diversões se tivessem lembrado um dia de exigir ao Presidente da Câmara condições para se radicarem em Pedrógão Grande!... Ía ser pequeno de mais!
mas quem pagou e tratou das lonas todas e dos placard,s foi o director desportivo que foi demitido pelo primo......por isso agora se querem mandem fazer outras!!!quem arranjou a publicidade toda foi ele e agora ainda o querem culpar...só faltava mais esta!!!!
Qualquer dia temos que fugir para outro lado devido a tantos assaltos e actos de vandalismo,como se verificou no fim de semana passado.Deviam ser tomadas mais medidas de segurança em certos locais,e mais patrulhamento por parte da GNR que só os vejo às 2 da manhã a rondarem os bares da vila,por causa do horário. Meu rico SALAZAR fazes cá muita falta.
Durante mais de 10 anos que se mentiu aos pedroguenses, divertindo-se a prometer aquilo que nunca soube ou quiz realizar!
Em vésperas de eleições corre como um louco para arranjar terrenos que ou ficam ao abandono ou onde instala indústrias poluentes!
Agora, com a batata a escaldar-lhe na mão, continua a falar sem pensar, numa Vila Divertida, numa zona de apoio aos industriais de diversão, onde podem fabricar as suas próprias pistas ou carrosséis!
A ambição é desproporcionada ao ser que se diverte. Depois de mentir aos pedroguenses, tratados como crianças, ilude-se agora o país! Fala-se-lhe agora numa terra de maravilhas, de encantamento!
Por maior que se construa o palanque, o que é pequeno nunca chega a grande!
Carnaval em Pedrógão Grande ---------------------------
No noticiário da Antena 1, de hoje ao meio-dia, apercebi-me que vamos ter em Pedrógão um Carnaval de romba, uma Vila Divertida.
O Senhor presidente deu entrevista. Divertido! De imaginação fértil! Na manga, um espanto de soluções para ultrapassar a actual crise no sector dos carrocéis!
Entremos, por isso, na sua diversão. Ajudemo-lo na sua Vila Divertida! Ergamos-lhe uma estátua, num carro alegórico, no corso que aí vem, com tudo apenas o que lhe falta: - uma varinha de condão! E muito papalvo em redor à espera desse frenesim de mágica!
No desejo, sincero, de colaborar com o Senhor Presidente da Câmara sugerimos que a próxima Vila Divertida a erguer em Pedrógão se denomine de "PEQUENOLÂNDIA", uma vez se destinar sobretudo a divertir os de mais tenra idade (os lusitos).
Sugerimos-lhe ainda que, à semelhança das fábricas de Pinheiro Bordalo, essa Vila Divertida seja erguida junto à aldeia do Valongo de modo a aproveitar da casa-torre ali existente, retirada do imaginário de Walt Disney.
Mas também com o claro propósito de, em simultâneo, homenagear o pioneiro português do ramo, o nosso querido conterrâneo Sr. Zé Retratista!
Em simultâneo, ainda, contribuiremos para dar alegria e bom ambiente a mais uma aldeia do concelho, não se suscitando indesejáveis invejas entre as populações locais, entre as do "termo de baixo" e as do "termo de cima".
Ó Antoino Piçarro explica lá por miúdos quem é o director desportivo, o primo, etc.! É que quem está por fora não consegue entrar no jogo!... E eu também gosto de perceber!
No Verão existe uma praia de ondas artificiais em Castanheira de Pera! Funciona de dia! À noite é a pasmaceira! Em Pedrógão Grande quantos carrosséis aproveitam da mesma? Nem de noite nem de dia! Pedrógão e Castanheira, já foram um só concelho. Hoje não se entendem. Cada um agarra na sua... iniciativa! Para proveito de ninguém...
Como já lá dizia o outro. Pedrógão é hoje conhecido, até internacionalmente, pelas piores razões! Vejam só que até um tal Eric, cidadão nórdico (?), fala de Pinheiro Bordalo nesta Tertúlia do Pinhal! Vejam só a honra! Porque eu apostava que ele conhece bem Pinheiro Bordalo mas no país dele não sabem quem é Bordalo Pinheiro! Doutro modo, preferencialmente, já teria feito um manguito a quem governa o concelho!
boas tardes a todos os pedroguenses.o que aconteceu no campo de futebol do recreio pedroguense foi uma falta de respeito e de uma ou mais pessoas sem caracter e que devem ter inveja da grandeza de feitos nunca alcancados por outros,pk deviam e ter vergonha na cara e nao estragar o que e da terra pk sim e um trabalho feito por pessoas que o fazem por amor a camisola e a terra.mas infelizmente ha pessoas ou pessoa que nem isso ve e tem vergonha do assumir e o assim pelas escondidas simplesmente vergonhoso deem a cara ...ass:pedroguense sempre pedroguense..
1. Tudo leva a crer que os bárbaros que passaram por S. Mateus eram gente amiga! Tiveram o cuidado de não estragar nem o placard da Câmara nem o da Junta!
2. Agora quanto às redes estragadas, eu pergunto:
- São mais importantes as da baliza do estádio de S. Mateus ou as do fundo da piscina da Praia do Vau (em Vale de Góis)?
2 124 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 1401 – 1600 de 2124 Mais recente› Mais recente»HÁ FESTA NO MOSTEIRO
Ó Aidinha, nas faltes!
Tu e o Zé da Aldeia
Fazem um belo par!
A dançar, e a festejar
De taxi ou popó
Na Praia do Mosteiro,
é um forrobodó
Dança a amiga mais a avó
Se o Baixinho também fôr
Não tens que invejar,
Podes também trocar o par!
E depois é só bailar.
Noite fora, à luz do luar
Há que enaltecer o encontro
E mais abaixo, no Pera
De espeto na mão, pinga dentro
De taxi ou popó,
Na Praia do Mosteiro
é um forrobodó!
Dança a amiga, mais a avó
Maria Cacilhas
alguem sabe do paradeiro do provedor?????parece que o homem invernou!!!
Arre Zé da Picha!
Você tem olho de ver, não fica só pelo olhar...
Espero que continue em 2010 com este espírito de mordaz observador.
Um Bom Ano!
JTS
OH<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Anónimo do dia 28 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Então às 11.47 horas eras tu o Pinóquio de serviço?
Bruno
ATENÇÃO BOMBEIROS
TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO JÁ QUE SE PREPARAM PARA NOS "IMPINGIR" PARA O COMANDO PESSOAS QUE NÃO TÊM NADA HAVER CONNOSCO, INCLUSIVÉ, FORAM "CORRIDOS" ANTERIORMENTE.
TODOS SABEMOS QUE DESDE QUE NÃO HÁ COMANDO(SÓ HÁ UM E NÃO ATRASA NEM ADIANTA), HÁ ALGUMA INDISCIPLINA E FALTA DE UNIÃO. ESTÁ NA HORA DE NOS UNIRMOS PORQUE TEOS VALORES SUFECIENTES, COM VALOR E PROVAS DADAS, DENTRO DO NOSSO CORPO PARA ASSUMIR TAIS FUNÇÕES, POR EX: M.R.M.F - A.R.F.N. - P.M.L.S.N. - E TANTOS OUTROS.
TEMOS QUE NOS UNIR.
VIVAM OS BOMBEIROS.
Qedê o Provedor?
Ora essa! Também tem direito
ao remanso...
Só que o homem é um perigo.
1. - Qualquer dia
aparece aí com mais mais mulher() e outro rebento.
E esse tem que o declarar!
2. - Qualquer dia,
lá pela Devesa, num dia de poucas neves, vocês ainda vão ficar de boca aberta!
Há quem nunca esqueça os amigos!
Tomem nota!
E, já agora, comprem um lencinho - de preferência laranja - para a tapar!
Moita Calado
Obrigado JTS.
Mas olhe que Pedrógão Grande tem gente bem mais apetrechada (de informação)do que este atento
Zé da Picha...
No entanto, falta-lhes é - ainda que simbolicamente - a dita!
Porque, se a soubessem usar, ía andar muita gente aflita!
Zé da Picha
Ó cobardolas do dia 28, pelas 11H45
Tirando o entupir de esgotos, diz lá o que já fizeste por Pedrógão!
Almeida Forte
BOM ANO 2010 PARA TODOS OS PEDROGUENSES.
Ai! Ai! Ai!...
Vocês são todos uns invejosos!...
Invejosos, invejosos, invejosos!...
Aquele Eduardinho, solteirinho... é o máximo, o máximo!
E eu, em Pedrógão Grande, sou livre, livre, livvvrrreeeeeeeee!
Só tenho pena que ele não seja bem mais velho e podrrrérrrrrimo de riiiicccoooooooo!..
senão era eu que casava, invernnnavaaaa com ele!
Louvado Zé Sócas... e as suas leis!
Manel Nevadas
NOTÍCIA DA ÚLTIMA HORA
A Comissão de Festas do Mosteiro debate-se, à última da hora, com um grave problema protocolar face à perspectiva de recepção de alguns ilustres convidados pedroguenses que, há instantes, partindo da Praia da Figueira da Foz, se dirigem para esta outra simpática praia pedroguense.
Apesar dos soberbos pratos de peixe e carne que os aguardam (conforme menú já oportunamente anunciado nesta Tertúlia), a esta hora tardia subsiste a indecisão
quanto às entradas e acepipes a servir às ilustres visitas ora em trânsito na IC 8.
De facto, no sentido de não ferir susceptibilidades, divergem as opiniões dos responsáveis pelo evento entre um serviço de bolos secos e bolachas, standard, do tipo das vendidas nos supermercados da região, ou, em alternativa, um serviço de bolos finos, fabrico do dia, tipo pastelaria tradicional (na moda).
Segundo o relato que nos chegou, consta que os promotores da Festa se inclinam de preferência para este último tipo de pastelaria fina, de modo a evitar qualquer má lembrança da última Festa Surpresa realizada em S. Vicente dos Pinheirais onde, ao que nos informaram, um dos ilustres convidados foi contemplado com umas bolachas secas que, apesar de no momento lhe terem assentado bem (consta mesmo que muito bem!), lhe criaram grande azedume e amargos de boca.
Manda assim o protocolo que se evitem lembranças que destoem do sentido de bem receber dos mosteirenses, para mais, desejosos de se verem presenteados no Novo Ano que aí vem com uma estação de saneamento há muito prometida...
Do nosso enviado: A. Sertã
Se vocês nos Bombeiros não querem o doutor, por más provas já antes prestadas, resta-vos ligar para o 112 a ver se há por lá alguém capaz de pôr fim às maleitas de partidarite que minam o voluntariado pedroguense!
Xico Bombarda
PEDIDO AO PAI NATAL
Pedindo embora desculpa pelo atraso, agradeço-lhe que mande desviar umas latas de tinta branca destinadas à Fonte de Baixo da Vila para a Fonte de Cima, junto às Finanças.
E, já agora, um pouco de granito, pode ser todo partidinho em peqeníssimos paralelepípedos, para colocar no troço de chão que liga aquela obra de arte à Avenida Sá Carneiro.
Não queremos que com entrada de algum novo Adjunto na Autarquia, reconhecidamente namoradeiro, ele manche o seu alvo fato, ou a da namorada de ocasião, denunciando-se desnecessariamente, quando todos apostamos num roço sem mácula...
Zé Branco
Então?
Segunda-feira é que é o grande dia?
E eu que te queria era junto de mim!...
Mónica
Oh Mónica
Não querias mais nada! Não?
Para tua informação, eu que vou festejar a tomada de posse na noite de Reis que, como deves saber, é a primeira ceia do ano...
Dos sonhos às rabanadas, vou comê-lo até fartar.
Só eu! Só euuuuuuuuu!
Guidinha
Fui com uns amigos ao
Miradouro da Cotovia.
Tem-se dali uma vista linda ao longo do Vale do Zêzere.
Avista-se a velha Ponte Filipina e o paredão da Barragem do Cabril, entre outras belas coisas...
Ou melhor: podia-se avistar!
Porque a paisagem está toda tapada com vegetação que, sendo limpa, possibilitava chamar miradouro ao que sempre foi e hoje não é!
Para além de pouco se ver da paisagem local, a barreira de suporte está toda suja com o lixo ali despejado...
O que em nada abona a favor dos autarcas locais.
Mas bom, mesmo muito bom, seria os senhores autarcas negociarem com os proprietários circundantes a limpeza daquela zona turística. Valorizáva-lhes os terrenos, defendendo-os nomeadamente contra o risco de incêndios, ao mesmo tempo que desanuviava a vista e, a seu tempo, alegraria os turistas que queiram conhecer o que de belo tem o nosso Pedrógão...
Por favor, senhores presidentes.
Agradecemos!
A. Fontes Bello
Oh! Oh! Meu querido ad... adjunto!
Mónica
FALTA DESEJAR UM BOM ANO
AO PESSOAL DAS FONTAÍNHAS
Seria imperdoável não me lembrar de quem habita no moderno Bairro das Fontaínhas, às portas de Pedrógão Grande.
Para já, o desejo sincero de um Bom Ano para todos!
Já tardava há 12 anos, mas não me foi possível porque o Senhor Presidente da Câmara se esqueceu - inexplicavelmente - de vós.
Mas, finalmente, lá adquiriu alguns hectares de terra para instalar uma nova zona industrial que, à semelhança da de Pinheiro Bordalo (na Graça), vos vai trazer bons momentos de satisfação, descanso e bem estar!
Para os com casa mais próxima - verdadeiros previligiados - vai bastar abrir as portas e janelas para receber os novos ares, bem odorizados, dos novos vizinhos do lado ou da frente...
Só tendes que pedir ao Senhor Presidente para, o mais brevemente possível, lá instalar as agradáveis indústrias que certamente não vai deixar de, com o seu sentido prático angariar.
Fábricas certamente silenciosas (como o Kartódromo, aí ao pé de vós) ou não poluentes, como as instalados no referido Pinheiro Bordalo.
Sois, pois, gente de sorte.
Vós por terdes um tão sensível Presidente de Câmara e, ...este, por não ter um Bordalo Pinheiro no concelho!
Sorte ainda porque, vêde vós, se o Senhor Presidente se lembrava de ter adquirido esse espaço para instalar jovens, em habitações sociais condignas que os fixassem no concelho, próximo da família!
Teria sido horrível porque aturar jovens é difícil e, ainda mais, os nossos filhos, sobretudo quando se casam ou juntam com o propósito de nos massacrarem com netos!
E já pensaram o que é terem as noras ao pé da porta?
E imaginem vós, ainda, que os jovens, os novos vizinhos, resolviam aproveitar a encosta até à Ribeira dos Frades que, sendo classificada como reserva ecológica, lhes suscitava importunar a autarquia com exigências descabidas de limpeza da floresta, sistemas de protecção contra os fogos ou a construção de alguma piscina ou praia municipal... para dar banho aos seus gaiatos ou passeio pedestre com os amigos e visitas de casa...
Quem pode suportar que os filhos coloquem mal os pais perante terceiros, para mais, perante o Senhor Presidente, em quem sempre votámos e acreditamos?
Por tudo isso vos felicito e desejo uns Bons Anos, de 2010 a 2014!
Mais não quero desejar porque nunca sabemos o que o futuro nos reserva.
E todos sabemos como é difícil encontrar no concelho gente tão sensível, com tamanho sentido das realidades e tão bem conhecedor dos nossos gostos!...
Parabéns, pois, e Bom Ano
aos senhores comerciantes e ágeis industriais,professores e veneradores funcionários autárquicos, sem esquecer os restantes cidadãos distraídos que ocupam os cabeços do Bairro das Fontaínhas.
Não se aborreçam!
A vida são 2 dias e o Carnaval está à porta!
Manel dos Riachos
ÀS MINHAS RIVAIS
Ai que triste que eu estou
Ai que tristeza que eu sinto
O que faço à minha vida?...
agora que saí com o Baixito!
O Baixito é bom partido
O Adjunto também
Se puder ficar com os dois
A vida corre-me bem
Uma casita na Figueira
Ver o mar que tanto gosto
O Adjunto não tem casa
Mas ele transpira encanto
Os dentitos de coelho
Um copo no Escorpião
Ferradélinhas no escuro
Ai que bom! Ai que pão!
A Mónica e a Guidinha
Que se cuidem muito bem
À mostarda no nariz
Não reajo muito muito bem
Que o primeiro já é meu
O segundo vai ser também
Adoro esta boa vida
E este gozo tambéeeemmmm!
Aidinha das Tranças
Ó Aidinha
Faz-me um favor.
Dá-me a tua morada.
Prometo que te levo à praia...
ao Mosteiro.
Mostro-te a lua...
e faço-te ver as estrelas!
Manel das Moininhas
meus caros leitores ainda querem ir ao médico de urgencia e não vão ter e se quiserem ir ao seu médico de familia dissem que ja nao tem vez.
a uns anitos era para vir dois médicos para o nosso centro de saude a um certo terminado medico que mora ca na vila que os nao deixou vir para ca deve estar com medo que lhe rouba os doentes que ele tem. fazemos alguma coisa
Ao Manel das Moininhas
Ó Manel, diz-me lá!
O que tens para me dar?
O primeiro tem boa carninha
Para eu poder apalpar
O segundo tem bons dentinhos
Para bem me poder ferrar
Perdoa Manel, mas não posso
A morada te ora dar
Porque não posso, deveras
A minha vida arriscar!
Aidinha das Trancinhas
Ó cidadão anónimo,
Queres médico em Pedrógão?`
Prás urgências?
Pelos vistos, esse de que falas, está-se a mudar para os Bombeiros!
E então não é bom?
Voluntários, como são,
sob a sua Direcção,
levam-te logo ali, à Sertã!
Céleres, da Sertã a Castelo Branco.
O que ainda é bem melhor!
Porque aí é Segura,
ou, seja, a bem dizer Espanha!
Alegra-te,
afinal és um homem de sorte!
Se morreres no caminho,
és bem enterradinho,
já na Europa!
És um mal agradecido!
Carlos Soutorninho
Vocês nos Bombeiros
devem ter bons ordenados!
Não digam que não!
Porque se não tivessem, com tantas queixas que fazem nesta Tertúlia, já tinham mandado a corporação às urtigas!
Trabalham de borla e ainda aceitam quem vos impõem?
Expliquem-me lá essa!...
Sou o Xico Bombarda,
Porque a mim,
não me põem a albarda!
Ó Aidinha das Tranças
Concordo contigo.
O Baixito é bom par/ti/do.
O Adjunto também o é!
Se puderes ficar com os dois
É bué!
Odete
(politóloga)
Ainda a Rádio Triângulo
Em frequência 99.0,
que quase é 100.0 frequência.
Pelo máximo,
não chega audível a Pombal.
Mas poderá chegar muito mais longe e até onde não interessa!
Sabe é dar música aos ouvintes...
E, pela amostra deste fim de ano, com a ajuda do patrão,
até podemos aproveitar
para lavar o olhão...
Maria Fernanda
Manel das Moininhas
Mais uma vez, desculpa!
Eles são dois borrachos
Mas, só por isso, não posso
A boa vida arriscar!
Aidinha das Tranças
Fala-se de um jornal para a área de Pedrógão Grande?
Que me sabem dizer disso?
A. Querido
Segundo o repórter A. Sertã,
os mosteirenses são ingénuos
ou andam a dormir?
Deixaram passar a sua grande oportunidade: as últimas eleições autárquicas...
Agora que esperem mais 4 anos ou liguem os esgotos para o meio da rua!...
Até parece que não têm uma Associação de Melhoramentos para irem à Vila reivindicar aquilo que lhes prometeram e a que têm direito!...
Mas entretanto esbanja-se dinheiro na Vila, num verdadeiro pagode chinês, que é mais o que parece o actual arranjo da Fonte de Baixo!...
Esbanja-se dinheiro no futebol e em idas à Malafaia, para embebedar os velhinhos e os manter calados!...
Esbanja-se dinheiro a abrir caminhos em propriedades particulares, ao serviço de amigos e compadres...
E isto apenas em dois meses de mandato!
Este é o balanço de fim de ano
do actual Executivo Camarário de Pedrógão Grande!
Que esperam mais os mosteirenses?
Ah! Já sei!
Que lhe alcatroem a estrada - também prometida - para irem a Pedrógão!
Miguel Memórias
NOVO POSTO DE TURISMO NA VILA
Está passado mais um Fim de Ano em que Pedrógão se assumiu uma vez mais como a capital do deserto do pinhal...
Mas, em breve aí estão a Primavera e o Verão. E há que preparar a Vila para receber as visitas.
Há que começar a divulgar o concelho e o que de melhor tem para oferecer, nomeadamente a sua paisagem e a praia fluvial do Mosteiro...
Há que apoiar quem aqui quer trabalhar, com destaque para os responsáveis da Associação, quem explora o Restaurante do Lagar e o Café S. Pedro!...
Precisa-se, por isso, de um novo Posto de Turismo no centro da Vila de Pedrógão Grande.
O espaço, ao lado do Café Lido, defronte da Caixa Geral de Depósitos, onde hoje funciona o Arquivo Municipal, é o local ideal.
Esse espaço nunca reuniu condições apropriadas para as funções de Arquivo Municipal.
Mas a sua localização é excelente para as funções de Posto de Turismo, de divulgação das belezas do concelho e da região.
É central, está na zona mais frequentada da Vila, num entroncamento de lojas comerciais, centro administrativo e área monumental, para onde confluem tudo e todos a partir das áreas de estacionamento na Devesa e junto ao Mercado e Feira municipal...
Quando os turistas chegam a Pedrógão, é a sua porta de entrada e o local de maior concentração de visitas. É aí que, entre um café e a compra do jornal, a visita às lojas ou à Igreja Matriz, os turistas devem ser atendidos e incentivados a visitar o que de melhor temos para lhes oferecer...
Não hesitem pois!
Pedrógão precisa que instalem um Posto de Turismo, digno desse nome, no Centro Histórico da Vila!
O que hoje existe no Valbom de pouco ou nada serve.
Nem sinalizado está!
Mudem para o Valbom o Arquivo Municipal, se melhor aproveitamento não encontrarem para esse belo espaço!...
As escolas estão ali todas ao lado!
É tempo de repensar Pedrógão!
A. Querido
Sai o Nanico dos Bombeiros,
mas fica lá o Adjunto?
A ser verdade que se cuidem as mais ardentes porque, com a mangueira na mão, vai tudo à frente!
Zé da Picha
Parece que é desta vez que o Restaurante do Lagar vai ser inaugurado no Mosteiro!
A Exmª Lealdina lá vai pondo as velas em todos os santos da terra, mas não o conseguiu evitar.
A última vela foi posta na Devesa, no salão nobre da APFLOR, para compôr o ramalhete de última hora, na eleição dos seus novos corpos sociais!
Mas, com esse seu jeito, só desgosta os mosteirenses!
Natália Rios
Disseram-me que o Restaurante do Lagar, no Mosteiro, vai ficar catita!
Só espero que os concessionários desse espaço de degustação não se esqueçam de fazer uma inauguração a condizer e, sobretudo, ...
de me convidar!
Manel Moinas
Em 21 de Novembro, lá pela hora do meio-dia, apareceu um blogger a defender que na Câmara existia um grande equipa em que tanto "os de fora" como "os de dentro" se dão muito bem!
Sinceramente, continuo a não entender essa!!!...
Os "de dentro" são provavelmente os funcionários que cumprem os horários!?
Agora "os de fora", quem são?
Os que têm regime especial e dão umas escapelas nas horas de serviço, a tratar dos seus assuntos pessoais?
Ou os que que a meio da tarde frequentam os bares das redondezas, para compensarem - no regresso - a falta de caloríficos no serviço?
Ou os que são dispensados para actividades corporativas nas associações do concelho, designafdamente na APFLOR, a Associação Florestal?
Assim ficam melhor justificadas as fugas ao serviço que já antes lhes eram conhecidas, mas ora abençoadas pelo Srs.Presidente!
Agora se entende também porque - na boca desse blogger baldista - o Sr. Presidente é das pessoas mais importantes do concelho!
Por isso lhe oferecem bolachas, em dias de festa!?
Mas, não é justo, porque "os de fora" também merecem!
Também fazem parte da equipa!
Zé Raposo
MOSTEIRO - TERRA DE POETAS
Para além de agradável e da sua conhecida praia fluvial, a aldeia do Mosteiro é terra de poetas, sejam lá nascidos ou adoptivos.
É o caso, respectivamente, do Engº João Henriques Coelho e do "transmontano de boa cepa"
João de Deus Rodrigues, casado com uma filha da terra.
Mas também o Fernando Henriques Tomás Coelho, irmão do primeiro daqueles poetas, acaba de editar o livro "Caminhos Trilhados", com poemas que dedica "a todas as pessoas do seu torrão natal".
Pena foi que estas, em maior número, não tivessem aparecido no seu lançamento em Pedrógão Grande.
Mas nunca é tarde para se deliciarem com a leitura desses poemas genuinamente populares.
Basta procurar "Caminhos Trilhados"
no sítio certo...
Será que o que o leva a candidatar a Presidente dos Bombeiros é apenas meter lá o sobrinho???????
Não, há mais uma coisa, alvíssaras a quem adivinhar.
FESTAS DO CONCELHO
Segundo fonte próxima, e geralmente bem informada, consta que as Festas de Verão 2010 já não irão contar com as tão afamadas e populares... touradas.
Novos desenvolvimentos
para breve...
Bernardo Novo
Retomando o que antes afirmei quanto a intervenção cívica
e anonimato,
não resisto a transcrever aqui, complementarmente, um poema bem popular, da lavra pedroguense:
"Não digas o que pensas
Mas pensa bem no que dizes
Evitas situações tensas
E viverás dias felizes"
2009 - "Caminhos Trilhados"
de Fernando H. T. Coelho
Clara Madeira
Quando é que o Camané
canta o próximo fado?
Gostei muito daqueles:
"No Parque de Campismo"
"Estou farto deles"
"Pr'á bola não há mais pilim"
"Agora estou cá eu"
Cuidado com as constipações!
Manel das Iscas
Quando é que cada um dos bloguistas que participa desta Tertúlia do Pinhal faz um impressão em papel A4 ou A5 e divulga o que aqui se diz pelas aldeias deste concelho de Pedrógão Grande?
Vão ver que a participação cívica aumenta e os podres de todos os dias vão ser tema de conversa para, de uma vez para sempre, conseguirmos sanear este concelho da imundície que se concentra na Devesa!
Mãos à obra!
Manel dos Obrais
Oh Anónimo do dia 28, às 11.47H.
Podes destapar o frasco de 605, concentrado, pois é com eles que os ratos de esgoto - com que convives - morrem!
Mas bem sabes que a dose para um canalha, imunizado e com a benção do Senhor, são 3 frascos!
Não te esqueças de um pauzinho de pinheiro ou zenzereiro para mexer e melhor agitar o frasco!!
A. Pinheiro Bravo
era uma boa mudar o centro de interpretacao turistica para o arquivo municipal. ja agora fica a ideia, se ainda se lembram o q la funcionava antes, os wc's da vila, metam pra la uns qts urinois facam dumas qtas publicacoes papel higienico e colokem a higiene do espaco a cargo de quem la trabalha para ver se fazem alguma coisa de util. e q da maneira komo anda a vila breve nem pa uninar serve!
tótó
Em vésperas de eleições autárquicas o frenesim foi imenso a alcatroar estradas no concelho!
À pressa e atabalhoadamente, sem um esquema que potencie uma política de desenvolvimento local.
Assim se passa no Mosteiro em que existe uma praia fluvial e se quer que a aldeia passa a ser considerada Aldeia do Xisto.
Então por que não se acaba o que se começou?
Para quando o alcatroamento do ramal entre o Rabigordo e o Gravito?
E entre o Gravito e a Aldeias das Freiras / Mó?
E entre o Gravito e a IC8?
Há que fechar, o mais rapidamente possível, o circuito de aproveitamento e valorização do vale da Ribeira de Pera para fins turísticos!...
Pelos vistos a Associação de Melhoramentos do Mosteiro só serve para servir uns petiscos!
Do essencial para a terra, nada se vê reivindicar junto da Câmara ou Junta de Freguesia!
Os mosteirenses esperam mais, sobretudo outra postura em defesa dos interesses da terra!
Laurinda Mosca
Ó Totó,
Tu és terrível!
Mas não sejas irredutível.
Tem calma!...
Que lá virá o tempo em que o concelho chega a Freguesia!
Eu! Eu! Eu!...
Sou candidato às alvíssaras!
Vou tentar a resposta:
- Futuro presidente da Câmara? (face à pobreza da base de recrutamento no concelho, mesmo entre a oposição)
- Director da Escola Tecnológica? (face à participação dos Bombeiros no seu capital social)
- Pagar mais um favor ao amigo? (livrando-o o Baixinho das suas responsabilidades na Escola, mas deixando as portas abertas para uma solução de privatização mais conveniente aos seus interesses)
- Por ingestão precipitada de um produto alucinante/alucinogénico?
(que ainda não lhe deixou ver com clareza a bronca em que se vai meter na Escola, face à má gestão dos últimos anos e às responsabilidades financeiras pessoais que pendem sobre os membros da Direcção)
Eu depois face seguir o meu NIB!
A. Bruxo
Para alcatroarem a estrada até ao Gravito só há uma hipotese, plantem lá umas avestruzes.
Totó,
Não digas mal da Vila.
Aponta para quem a governa.
Já reparaste que nunca houve habitação social e apoio aos jovens em Pedrógão Grande enquanto os que hoje estão no poder nela têm mandado!
A única habitação social que existe ainda é do tempo do Mário Fernandes / Manuel Coelho!
Mas o pai do Presidente da Câmara tem uma urbanização para viabilizar, cujos lotes não consegue vender ao fundo da Vila.
É ou não é verdade?
Temos que ser compreensivos.
Mas o que esperam de nós é que estejamos mesmo calados!
Ou seja, melhor dizendo,
que os totós continuem calados!
O. Q. Gaita
Mas onde é que tu queres que plantem as avestruzes se o vale das cabras já mudou de dono!?
Até já por lá passou um Ribeiro que se encheu de gravato!...
E a Ribeira de Pera não pode ser só para animais...
O Gravito merece mais!
Fernando Barrigas
A rolinha que há pouco entrou na Câmara, empurrada pela oposição, tem o ninho dos avós junto à Ribeira de Pera!
Pode ser que ela queira ajudar na decisão de alcatroar o caminho até ao Gravito e Rabigordo (que já é na Freguesia de Vila Facaia!).
Maria do Laço
GRAVITO
Qual é a vossa pressa?
Não a entendo!
É só uma questão de oportunidade.
Logo que alguma imobiliária ou candidato autárquico se interesse pela aldeia, o alcatrão há-de aparecer!
Fernando Rios
Oh Anómimo do dia 30,
pelas 9.36 horas
Então sempre é verdade que o Provedor esteve 2 ou 3 meses sem ser visto lá pelos lados da Misericórdia?
Não lhe pagam!
O que é que vocês querem?
Sois uns ingratos!
Terá andado em provas?
Maria do Maxio
FESTAS DO CONCELHO
Continuação do dia 4
Segundo apurámos, os organizadores das Festas de Verão 2010 propõem-se
(num claro acto de boa vontade e expressão dos seus genuínos sentimentos democráticos, de diálogo e bons costumes)
acordar
com a Associação de Defesa dos Animais de Lide o fim das touradas em espaços públicos.
Em alternativa, prevê-se para breve a realização de espectáculos inovadores no concelho...
na área do boxe e "wrestling", que - segundo recente inquérito realizado localmente - correspondem a provas de maior agrado por parte da população local, sobretudo a do escalão etário dos 30-40 anos de idade.
Não está posto de lado a ideia de provas de luta greco-romana mas, por razões de economia (em ano de grave crise económica) e precaução, os organizadores ponderam seriamente sobre o assunto.
De facto, face ao elevado custo dos equipamentos e ao risco de rasgarem (rompimento pelas costuras), bem assim como quanto ao receio de qualquer peça se enrolar e pôr em risco - por asfixia - qualquer concorrente, o mais provável é que este outro tipo de provas venha a ser peremptoriamente rejeitado.
Confesssamos que nunca nos sentimos tão próximos de uma decisão tão sensata.
Também nós preferimos as
provas de boxe e o expectacular "wrestling"...
Aguardemos!...
O Provedor das Festas
ZONA DOS 3O KM
Enquanto em outros concelhos, como Figueiró dos Vinhos, se avança na implantação das chamadas "Zonas dos 30", em Pedrógão Grande - para não destoar do que têm sido os últimos 12 anos de gestão autárquica - continua o livre arbítrio na circulação automóvel.
A concepção de "Zonas dos 30" envolve não só a limitação de velocidade dentro das povoações, nomeadamente da Vila, mas também a criação de zonas pedonais e de obstáculos que impeçam aventuras automobilísticas.
O objectivo é defender os cidadãos em geral de algum tresloucado ou descuidado condutor, mas sobretudo acautelar crianças, idosos e pessoas com menor mobilidade.
Para já, sugerimos que na Rua 5 de Outubro sejam implantadas bandas de redução de velocidade, de modo a proteger designadamente quem entra e sai da Biblioteca Municipal, como local mais frequentado e onde predominam crianças e alunos das escolas da Vila.
Complementarmente, poderá ser proibido o estacionamento defronte da Biblioteca, onde a rua estreita, construído passeio pedestre apropriado e, mesmo defronte da porta principal, implantada uma guarda em ferro que proteja qualquer um mais traquina ou distraído.
Fica a sugestão!
C. Pacato
Ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia
Estacionamento automóvel na Vila
À entrada da Travessa dr. Artur da Cruz David, mesmo ao lado da Caixa de Crédito Agrícola, existe um portão de ferro que dá para o quintal de uma vivenda antiga, tipo daquelas mandadas fazer por "brasileiros" ricos, quando regressados a Portugal.
À frente desse portão está sempre estacionado um ou mais carros.
Sendo assim, pode V. Exª informar-me, por favor, se os proprietários continuam emigrados no Brasil ou já regressaram?
Obrigado.
C. Pacato
FINS DE SEMANA DO MEDRONHO EM PEDRÓGÃO GRANDE
Janeiro de 2010, dia 16, 23, 30.
Fevereiro de 2010, dia 06,13, 20, 27
Pedrógão Grande onde os eventos acontecem!
PASSEIO TT
14.30h Início no Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande até ao local da actividade, (Pedrógão Grande, Outão, Freguesia da Graça) prova de enchidos regionais, transporte de regresso em mini bus.
Preço por Pessoa: 26€ por dia, em jipe Trilhos do Zêzere.
Para participantes com jipe próprio acresce ao programa inicial um road-book com percurso TT do concelho um contacto e assistência no decorrer do referido percurso a realizarem no mesmo fim-de-semana.
Com jipe próprio o preço por pessoa é de 20€, inclui seguros, assistência durante o evento e iva a taxa legal em vigor.
Programa especial de alojamento que inclui este programa no Hotel da Montanha http://www.hoteldamontanha.com/
Outros locais de alojamento no concelho de Pedrogao Grande:
Casais Do Termo – Casas de campo (frequesia da Graça)
Contacto: 236 485 768 e 965 547 819
Residencial Turiscabril (Pedrógão Grande)
Tel.: (+351) 236.486.160
Fax: (+351) 236.486.170
Parque de Campismo Municipal de Pedrógão Grande
Tef 236485459
Informações e inscrições:
www.trilhos-zezere.com
COMEMORAÇÃO DO
1º CENTENÁRIO DA REPÚBLICA
Ó Zé da Aldeia
Em 2 de Dezembro perguntavas se sabíamos por que razão a bandeira nacional, no dia 25 de Abril,
não subia com a adequada pompa e circunstância no mastro da Câmara Municipal!?
Agora pergunto eu.
Sabes que a República se deve a muitos portugueses corajosos e ilustres, um dos quais nasceu em Pedrógão Grande e, apenas a 20 dias do 31 de Janeiro de 1891, assinou o Manifesto do Directório do Partido Republicano em que se apelava e incentivava à (1ª) Revolta Republicana no país
(a qual acabou por rebentar no Porto)!?
Sabes que ao lado dele assinaram os futuros Presidente do Governo Provisório (Teófilo Braga) e 1º Presidente da República Portuguesa (Manuel de Arriaga)!?
Será que esse ilustre pedroguense, o Dr. José Jacinto Nunes, no ano em que se comemora no país o 1º Centenário da República, vai ter na sua terra natal a merecida homenagem pública ao seu denodo e patriotismo?
Estamos cá para ver!
A. Querido
Afinal sempre é verdade que com a nova direcção dos bombeiros, vem também um comandante.
E nós bombeiros que cá estamos e damos o corpo ao manifesto, não contamos para nada?
Será que essa Pessoa, que deu a conhecer os bombeiros de Pedrógão a nível Nacional, por se esquecer de pagar a quem devia?
Temos gente com qualidade cá dentro e não precisamos de outros "salvadores" que venham de fora para mandar em nós.
É altura de dizer Nãooooooooo. Chega de imposições.
Já agora que vão também buscar o martins, o abrunho e o braga, e fica assim o comando completo!!!!!
Depois inverte-se a situação, têm comando e não há bombeiros. Vamos fazer alguma coisa por nós.
Já agora, tão revolucionário que era no antigamente, o presidente da junta, já não diz nada?
Já não lhe interessa o "taxo", ou quer segurar o outro?
Alguns comentários que se identificavam com o tema "Pedrógão Grande: Empresários de carrosséis protestam em Lisboa. Despedimentos podem estar eminentes" foram movidos para o respectivo artigo (http://tertuliadopinhal.blogspot.com/2010/01/pedrogao-grande-empresarios-de.html)
Atentamente:
A equipa do tertúlia do pinhal
Ja que o adejunto e agOra é tambem 1ªcomandante esta com o cargo todoo em cima acho muito bem porque ele e um senhor de muitos bom assussudidos, sem que posso confiar em ele e tudo!!! E quem ta mal mude-se nem estrovos!!!!
Ja que esta terra vai de mal para pior começando pelo o lar e acabando nao sei aonde... é uma desgraça bem nao sei... So sei que tou muito contente que o Adjunto tenha ficado com o cargo de 1ª comandante assim sim temoss uns bombeiros novos
adeus
Eh! Pedroguenses!
Venho notando que o número de participantes nesta Tertúlia do Pinhal é muito diminuto!
Provalvelmente menor do que no passado.
Utilizem esta ferramenta de participação cívica.
Divulguem-na entre os amigos!
Divirtam-se!
Sem se esticarem...
Zé da Picha
Ó Zé da Aldeia
Esta Tertúlia é tua por natureza!
Participa mais!...
Lembra-te do Bordalo, sobretudo!
Zé da Picha
A Pampilhosa da Serra, ao que sabemos, vai fazer uma homenagem em 2010 - Ano da Comemoração do 1º Centenário da República em Portugal - aos seus mais ilustres deputados da Nação!
Será que em Pedrógão há quem seja capaz de lhe seguir o exemplo?
É que aqueles já perceberam que a cultura dá dinheiro!...
e educação ao povo!...
Mostra o que vales, Camané!
Marisa
NO PAÍS DO FAZ DE CONTA
São profissionais da brincadeira.
Brincaram toda a vida!
Por isso se dão ao luxo de
gozarem connosco:
Enchem os bolsos se dinheiro!
Mas fogem aos impostos e às obrigações sociais...
Fazem de pobrezinhos e indigentes nas suas terras!
De arruaceiros e malcriados para todo o país ver!
Levam os filhos à escola em Mercedes, Volvos e Audis para ostentarem a sua soberba
e bem-estar!
Mas apresentam declarações de rendimento mínimo para beneficiarem de borla das refeições, dos livros e material escolar que todos nós pagamos com os nossos impostos!
São estes os desgraçadinhos
nascidos em Pedrógão, na Pampilhosa e por todo este país,
que afrontam a autoridade!
Que gritam em Lisboa em frente da Assembleia da República!
Que bradam em público contra os verdadeiramente necessitados!
Mas reconheçamos,
porque bem lá no fundo das suas almas, do seu ser:
Gritam com razão!
Porque são uns desgraçados
de espírito!
Parasitas a pedirem o confessionário e
a absolvição!
Zé da Adega
PS. - Que me desculpem os que não cabem neste saco! Alguns são meus amigos. Há que distinguir o trigo do joio!
Então as minhas alvíssaras?
A. Bruxo
Pelo menos espero a resposta!
A. Bruxo
Como apreciei num telejornal desta semana o civismo com os eborenses encararam a falta de água a que estiveram sujeitos durante um período alargado de tempo e o respeito com que se referiam ao seu Presidente de Câmara...gostaria de ver estes críticos pedroguenses numa situação idêntica: flagelavam todos os seus autarcas! Porque efectivamente tudo quanto está mal ou menos bem da responsabilidade de quem tem a responsabilidade do poder e o cidadão comum exige...exige...exige...espicaça...espicaça...espicaça...só tem deveres e nada de obrigações. Respeitem quem foi eleito! Dignifiquem o poder local! Daqui a quatro anos há mais e quem estiver descontente que se manifeste nas urnas. Gostaria de conhecer pessoalmente os tertulianos que tão bem dizem das gentes da sua terra.
Então o adjunto provador já tomou ou não posse?
Zé da Picha
O pessoal está desejoso de ir à tomada de posse!
Zé da Picha!
Cordiais saudações a todos os Pedroguenses
Estou estupefacto com o número de Post. Colocados no espaço deste bloog no TEMA LIVRE DE PEDRÓGÃO GRANDE.
Sou Pedroguense, e tenho serias duvidas que sejam só Pedroguense a escrever neste espaço, porque ao passar os olhos pelos “Temas Livres” dos outros Concelhos verifiquei que praticamente não têm Post. O que me leva a pensar que muitas das bacoradas que aqui são colocadas, não o são por Pedroguenses, mas sim, por pessoas de outros Concelhos.
É visível que este nosso querido Concelho não está conforme todos nós Pedroguenses gostaríamos que estivesse. Todavia, teremos de nos interrogar, se não temos também contribuído para o estado em que o mesmo se encontra.
A nossa alienação dos locais de decisão: Câmara Municipal, Juntas de Freguesias, Colectividades e Associações. Não participando mais activamente quando das eleições, para os cargos Executivos e Directivos das referidas instituições, não nos deve dar o direito de virmos para este espaço, adjectivar, com o sentido pejorativo as pessoas que tiveram a (coragem) de assumir essa responsabilidade.
Se é certo que muitos daqueles que ocupam cargos, sejam eles de Executivo ou Directivo, unicamente estão com o olho nos dividendos que daí poderão advir. Não deixa de ser verdade, que também há, aqueles, que perdem rendimentos por causa dos cargos que ocupam.
Pensem nisto! E em próximos actos eleitorais sejam eles Executivos ou Directivos, sejamos mais interventivos: seja fazendo parte das listas, seja de quando da sua eleição, e não nos escondamos no anonimato para dizer algumas verdades (mas também muitas Bacoradas) porque somos cobardes, e temos medo de falhar quando damos a cara.
Que 2010 seja o ano que todos nós desejam
UMA VOZ DESTE CONCELHO
Resposta a
"uma voz deste concelho"
que, pelos vistos, tal
como as demais, é anónima!
Aparentemente, em nosso modesto entender, essa voz falou e disse
que raramente participa deste blog...
Aparentemente parece estar muito preocupada com o que aqui se diz...
Aparentemente não parece ter percebido que as intervenções que aqui têm surgido se dividem grosso modo entre o sério e o jocoso...
Entre o que é directamente intervenção política e chacota propositada, por vezes, mordaz e claramente dirigida...
Pôr a ridículo, dói aos visados...
Mas o gozo repetido, pode ajudar a prevenir situações, levar a recuos desejados...
Mas se essa dita "voz do concelho" analisar com atenção, os conteúdos das intervenções, vai verificar que, em particular desde as últimas eleições autárquicas, muitas propostas de trabalho - concreto é sério - foram aqui apresentadas...
Muitos contributos - verdadeiras ajudas - foram dados para que os Executivos pedroguenses, das Juntas e da Câmara, trabalhem mais e de forma adequada, façam o que prometeram em vésperas de eleições, o que esqueceram ou nunca tiveram a capacidade de idealizar!...
Falta um jornal em Pedrógão que possa exprimir o posicionamento da população local, assim como o das Associações de aldeia...
A Rádio Triângulo é como se não existisse...
Resta este blog e esta Tertúlia, onde se pode dizer muito, do bom e do melhor...
Tem sido pedido por alguns intervenientes que todos digam coisas sérias, de preferência sob o anonimato, pois todos sabem que em Pedrógão falar verdade paga-se com sacrifícios escusados...
Os empregos que dão dinheiro são só para alguns:
os que tenham o cartão do Partido ou sejam filhos de amigos ou compadres...
O desempenho de funções nas Associações do concelho seguem o mesmo critério:
Os seus corpos sociais são constituídos com os militantes do PSD, os amigos e, ultimamente, com os funcionários da própria Câmara ou das Juntas de Freguesia, recrutados à pressa...
Vergonha, diálogo e bom senso é coisa que acabou em Pedrógão Grande!
Curiosamente, essa dita "voz do concelho" considera que há participação a mais nesta Tertúlia do Pinhal!...
Chega a ser ridícula a sua argumentação quando admite que os bloggers dos concelhos vizinhos não intervêm no blog dos seus respectivos concelhos para virem preferencialmente mandar umas bocas no blog de Pedrógão!?...
Mas nós, pelo contrário, tal como o Zé da Picha já o afirmou aqui no Dia de Reis, consideramos que a participação cívica nesta Tertúlia do Pinhal é muito pequena, diminuta mesma, porque não nos assusta que se digam as verdades que se impõem dizer!...
O desenvolvimento do concelho de Pedrógão bateu no fundo, depois de mais de uma década de má gestão camarária, incompetência e compadrio!
Não é só uma voz que o diz no concelho. Muitas outras o repetem e já não só anónimamente!
Mas nós queremos fazer do espaço desta Tertúlia um espaço mais de luta e afirmação dessas mesmas verdades!
A "voz deste concelho" que suscitou esta nossa resposta pode admitir que é "cobarde", como o invoca na parte final da sua intervenção, "que tem medo de falhar quando dá a cara", mas não pode ver os restantes pedroguenses feitos à sua imagem e semelhança!
De preferência - sugerimos-lhe! - que veja neles Zés da Picha, generosos, competentes e colaborantes!...
Assim quisesse o poder instituído!
BENEMÉRITOS?
Quem são os beneméritos em Pedrógão Grande que perdem rendimentos por causa dos cargos que ocupam?
P.F., um exemplo! Um!
Eu vejo é muito reformado a comer de mais que um tacho!
Querem que dê exemplos?
Zé da Picha
ESTUPEFACTO
Estou estupefacto por que é que "uma voz deste concelho" (participação do dia 8, às 17.50 horas)que não disse nada de grave, que pusesse em causa a sua posição profissional em Pedrógão Grande, não se aprsentou com o seu verdadeiro nome!
O que é que tem a esconder?
Zé da Picha
BEM PREGA, NO PINHAL...
"Não nos escondamos no anonimato (...) porque somos cobardes (...)" diz um bloguer que prefere assumir-se como "uma voz deste concelho"...
Já lá diz o povo, nas suas doutas quadras populares:
"Bem prega Frei Tomás,
que bem o diz e mal o faz!"
Mas, pelos vistos, pondo-se na retranca, não vá o diabo tecê-las, essa "anónima voz do concelho" continua a preferir uma outra quadra:
"Fazei vós o que ele diz,
Não façais o que ele faz!"
Porventura,
mais ao ao seu estilo...
e de quem governa o concelho!
Irmã Bendita
1º TPC 2010 - TRABALHO PARA CASA
Dedicado às anónimas vozes
deste cocelho
Pegai num lápis, uma borracha e uma folha de papel lisa, às linhas ou quadriculada.
À vossa preferência.
E alguma paciência, seriedade e sentido crítico para analisar os resultados a que chegardes...
Em linha, colocai os nomes dos mais sonantes cidadãos pedroguenses que hoje fazem parte dos orgãos autárquicos e associativos do concelho de Pedrógão, o que alcunharam de Grande.
Em coluna, colocai as principais instituições autárquicas e associativas do concelho...
Por exemplo, as com sede na Vila e Vila Facaia...
Repitam o exercício para os últimos 10 ou 12 anos...
Verifiquem as qualificações dos intervenientes...
As suas filiações partidárias...
As suas ligações familiares...
Anotem os seus vencimentos, duplos empregos e reformas...
´
É o chamado jogo do "tira-teimas".
É um gozo pegado...
Vão-se divertir muito!
Já agora, transcrevam para aqui, para os tertulianos verem,
os resultados a que chegaram...
Apesar de nós - já o sabemos - irmos chorar!...
Rita da Mota
Respeitem quem foi eleito!
Dignifiquem o poder local!
Invocando o exemplo alentejano,
um anónimo o afirma ao começo do passado dia 8, no pós Dia de Reis.
Quem não subscreve esses exemplos e asserções?
Mas o exemplo deve começar de cima.
Começando o poder por respeitar os cidadãos!
O mal é que em Pedrógão
continuam os reis a mandar...
e os camelos a aguentar !
Não os reis magos do ouro, do incenso e da mirra, mas os da desgraça, da opulência, da cupidez e vingança!...
por maiss 4 anos!?
Que nos valha o Menino!
Santos Paciência
Pra mim que estou cá em Lisboa,
expliquem-me lá!
Que história é essa do adjunto ser agora 1º comandante?
Esse adjunto é o mesmo que é o santo provador?
Não me deixem a seco!
Rui Aflito
No meio disto tudo,
na senda do Soares,
quem ainda se safa é o Sócrates!
Ora entala... ora integra todos!
Paula Mimoso
PAREM DE DISCUTIR OS PROBLEMAS DE PEDROGAO E DISCUTAM OS PROBLEMAS DE VILA FACAIA, AI SIM DEVIA SER A SEDE DO CONCELHO. VOCES SÓ FALAM DE PEDROGAO COMO SE O CONCELHO FOSSE EXCLUSIVAMENTE A VILA. ja li vario comentarios de pessoas a queixarem-se da fabrica do piunheiro e voces não comentam limitam-se a falar de pedrogao e das porcarias que se vão passando que sinceramente não interessam a ninguém. falem do resto do concelho. e assinem os vossos comentário.
Zéxinho do peixoto
Para o A. Bruxo
Não te posso dar a recompensa, porque afinal o agora eleito presidente dos bombeiros, vai querer ser o comandante, já que em plena assembleia geral entrou a "toda a força" que "CONVOCOU" logo ali o adjunto e os chefes para uma reunião em sítio e hora por ele a designar. Muito bem !!!! Sim Senhor!!!
Já agora e para que possas receber a recompensa, vê lá se advinhas porque é que o adjunto é tão "querido" aqui nos bombeiros e porque não pediu ainda a demissão.
O Zé Moinisse
Ó Zéxinho do Peixoto
Quem é o teu padrinho?
-------------
QUE CADA UM FALE DO QUE SABE...
Por que é que tu não falas dos problemas de Vila Facaia e da Graça?
Tu, pelos vistos, é que conheces a zona. Fala então dela!
Estás às espera dos outros, para quê?
Aqui nem se põe o problema de seres gago...
nem de usares o teu verdadeiro nome.
Diz o que te vai na alma!
Isto é uma tertúlia, em que convém que todos troquemos impressões, com verdade, com sinceridade....
Vá lá, abre-te.
Diz o que sabes!
---------------
NO PINHEIRO DORME-SE MAL...
Pela minha parte só posso dizer aquilo que tu, pelos vistoS, já sabes:
Que os autarcas pedroguenses são uns broncos...
O Exmº Senhor Presidente e os craques (adjuntos e assessores)que o rodeiam esteviveram 12 anos para cumprirem aquilo que prometeram e, por fim, fizeram-no
da pior maneira...
Instalaram a zona industrial em cima da aldeia do Pinheiro Bordalo!...
Para mais, uma indústria poluente e, segundo a queixa de pais e avós, nem estes dormem (de noite) nem os filhos e netos!
A Câmara, que permitiu a asneira, nada fez até hoje para ajudar a solucionar o problema...
Nas respostas que pessoalmente dá aos queixosos (nas reuniões de Câmara), fica-se mesmo a pensar que
as vítimas é que deveriam ser castigadas...
que
elas é que são as responsáveis das asneiras que os autarcas promoveram...
-----------------
NAS FONTAÍNHAS DORME-SE BEM...
Mas olha que o mau exemplo da Zona Industrial de Pinheiro Bordalo de pouco serve de ensinamento em Pedrógão...
Repara que o pessoal da urbanização das Fontaínhas continua a dormir,
sem se importar muito com o presente que lhe puseram à porta...
Nas Fontaínhas continuam todos a dormir, regaladamente,
de dia e de noite!...
Vamos esperar que acordem!
----------
E tu, Zéxinho,
continua a falar, a escrever,
a desabafar!...
Fátima Fontes
Então cá vão problemas de Vila Facaia para comentarem:
- nova variante que já foi adjudicada e não serve para nada.
- falta de ecopontos na aldeia.
- falta de saneamento em toda a freguesia
- falta de investimento autárquico
Na Graça
- zona industrial pluent eruidosa
- falta de ecopontos
- falta de saneamento em toda a freguesia
- falta de um jardim como o de vila facaia e pedrógão grande
- falta d einvestimento autárquico
CHEGUEI AGORA A ESTA TERTULIA MAS CHEGUEI PARA FALAR E DENUNCIAR TUDO O QUE HÁ DE MAU FORA DA VILA (PORQUE PEDRÓGÃO GRANDE É UM CONCELHO E NÃO UMA VILA)
Boa! Zézinho do Peixoto
Vens animado,
mas não contes muito comigo, porque não sou nem de Vila Facaia nem da Graça...
Mas já agora, promessas são promessas, e ainda faltam 4 anos para as próximas eleições autárquicas!...
Dizem os presidentes!...
Na Graça,
há falta de saneamento em toda a freguesia?
Isso é verdade?
Não existe já, há vários anos,
uma estação de tratamento dos esgotos instalada?
Ou fizeram a estação de tratamento antes de instalarem as manilhas para o saneamento?
P.F., explica-me lá essa!...
E em Vila Facaia, não andam lá a fazer uma outra estação de tratamento dos esgotos?
Gostava de perceber...
É que no Mosteiro instalaram os esgotos há uns 2 anos atrás mas esqueceram-se da estação de tratamento!...
Exactamente o oposto da Graça e Vila Facaia!?...
Não dá para perceber...
A não ser que me ajudes...
Fátima Fontes
SANEAMENTO BÁSICO
Nos Troviscais e Mosteiro foram instalados, há mais de dois anos, os respectivos saneamentos básicos.
Rebentaram-se as estradas e colocaram-se as manilhas, mas esqueceram-se de reparar os estragos feitos e repôr as calçadas no estado em que antes estavam...
Pior ainda, esqueceram-se de fazer as respectivas estações de bombagem e tratamento dos esgotos...
Ou seja, os esgotos existem mas de nada servem porque os particulares não podem ligar para lá as suas tubagens e dejectos...
Assim, apesar de existirem esgotos
nas ruas, as casas entretanto construídas de novo ou reestauradas têm que continuar a construir fossas, caras e escusadas...
Perde o ambiente e
gemem os particulares com os custos agravados dessa situação...
Mas perde também a Câmara Municipal que, não promovendo a ligação dos esgotos das casas à rede pública, também não pode cobrar as taxas previstas por esse serviço de saneamento...
Afinal, perdemos todos!...
Mas sobreleva a incompetência autárquica!...
Grita a Câmara que não tem rendimentos para fazer mais obras, mas afinal desperdiça estas importantes fontes de rendimento, bem ali a seus pés!...
Pelos vistos,
dinheiro não lhes falta...
mas sim empenho e competência!
Fátima Fontes
A UMA VOZ NESTE CONCELHO,
que participou no blogue no dia 8,
eu sugiro que faça um apanhado das muitas sugestões e propostas apresentadas aqui para que a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia comecem já a trabalhar.
Sugiro que comece esse apanhado 2 ou 3 meses antes da data das eleições autárquicas.
Recordo, de cór, as seguintes propostas de trabalhos / obras:
1- Parque de campismo / Vale de Góis
2- Colocação de raids de protecção na estrada de acesso / Vale de Góis
3- Reparação da piscina flutuante / Vale de Góis
4- Sinalização rodoviária / Senhor dos Aflitos / Valongo
5- Arranjo de travessa Dr. Artur Cruz David junto à Devesa
6- Alcatroamento da estrada Mosteiro / Pedrógão
7- Construção das estações de bombagem e tratamento de esgotos / Mosteiro / Troviscais
8- Solução do problema de poluição e ruídos / Pinheiro Bordalo
9- Comemoração dos 100 anos da implantação da República
10- Instalação de um posto de turismo no Centro Histórico de Pedrógão, junto à CGD/Café Lido
11- Sinalização na IC 8 da Praia do Mosteiro
12- Limpeza da fonte e arranjo dos acessos, junto às Finanças
13- Arranjo da fonte dos Troviscais
14- Arranjo e ordenamento dos espaços de acesso à Praia do Mosteiro / protocolo com a Associação local
15- Condicionamento do trânsito na Vila / protecção das crianças junto à Biblioteca Municipal / Rua 5 de Outubro
16- Alcatroamento dos caminhos Rabigordo / Gravito / Mó / IC 8
17- Colocação de guarda metálica de protecção junto ao prédio do Sr. Manuel Aires Henriques, ao cima da Vila...
18- Abandono da ideia de uma Zona Industrial nas Fontaínhas e aproveitamento dos terrenos para ampliação da área habitacional ali existente...
19- 20 - 21 - ...
Etc., etc., etc,...
Que essa e outras "vozes deste concelho" apresentem mais sugestões e propostas de trabalho à Câmara e Juntas!
Isto assusta!?
É um 31!
Umas dores de cabeça!
Xico Cabeças
zezinho volta p a suica, tas perdoado. sangue novo na casa grande e logo mais um defensor da asneira, as vozes q defendem o in defensavel devem saber q facilmente se conhecem. agora a minha preocupação, a dança na casa dos bombeiros, sera q ninguém pede uma auditoria as contas daquela casa, vao passando as sucessivas direcções, mostram-se alguns exercicios de contas mas a duvida subsiste: tantos fundos geridos, tantas dificuldades em certas entidades, não seria bom uma entidade externa e credenciada dar
uma vista de olhos.
tótó
esta e so a primeira, aguardemos por mais sucessoes.
tótó
Ó Totó,
Tu até tens ideias...
Tens é que falar mais claro.
Dá lá umas pistas...
Mas cuidado com as barbas!
Maria Manuel
O Xico Cabeças
mostra que este blog pode servir para alguma coisa...
que é pôr os autarcas a trabalhar!
Rosa Raposo
Depois de em 1993 o Professor Cavaco ter inaugurado a IC 8,
como verdadeiro eixo estruturante, Sócrates vem ora dizer que, depois desse investimento, ninguém mais se lembrou da região do Pinhal Interior.
E tem razão.
É que nem os autarcas da região!
Estes preferiram investir no alcatroamento dos caminhos para as adegas...
com colocação de setinhas para as assembleias de voto!
Maria Paciência
A 8 de Janeiro, "uma voz deste concelho" quer fazer de nós parvos, ou quê?
Ou anda a dormir?
A. Querido
Volto mais uma vez a este espaço.
Desta vês, para denunciar algo que me entristece.
Tenho verificado ultimamente de que o nome do nosso Concelho “Pedrógão Grande”, já não consta nos MAPAS de Portugal, exemplo: no Jornal do Correio da Manhã do passado dia 10/01/2010 vinha uma impressão do Mapa de Portugal referente à região do Pinha e o nome do Nosso Concelho ERA O ÚNICO QUE NÃO CONSTAVA.
Senhores Autarcas! Façam valer a vossa voz, como é que pretendem trazer investimento para o nosso Concelho se o mesmo já nem no MAPA APARECE!!!!!!!
Convencer um empresário a investir no nosso Concelho, e ele perguntar, a onde fica! e não podermos apontar para o Mapa e dizer FICA AQUI, é sem sombra de duvida, desprestigiante para todos nós Pedroguenses, mas mais ainda para os nossos Autarcas que deixam que isto aconteça.
Senhor Vereador Carlos David (Mané) sendo o Senhor um Ex-Bancário com responsabilidade nalgumas agencias em que passou, na sua actividade profissional. Levou-o a conhecer empresários que eventualmente, poderão ser aliciados pelo Senhor a investir no nosso Concelho. Porque estou convicto, de que o Senhor é sem duvida uma mais valia nesse campo ao actual Executivo, não deixe que esses possíveis empresários o envergonhem quando lhe perguntarem a onde fica Pedrógão Grande
UMA VOZ DO CONCELHO
É com agrado que verifico que a minha intervenção neste bloog no dia 08-01-2010, provocou alguns intervenientes.
O objectivo da minha intervenção era acima de tudo, provocar todos os intervenientes (Pedroguenses) neste boolg, levando-os a denunciar: casos concretos de favorecimentos e compadrio, falta de empenho dos nossos Autarcas, interesses instalados nas Associações etc etc etc .etc, e não serem só insinuações, com pouco fundamento, desprovidas de sentido, adjectivando muitas das vezes as pessoas de uma forma que no meu ponto de vista roça a falta educação, levado este espaço para um campo, que muito provavelmente os seus mentores não o imaginaram.
1 – Sou anónimo, porque, como sabemos que poderá haver represálias, não directas, porque o meu ganha-pão não é no Concelho, mas sou residente na Vila de Pedrógão Grande, e tenho familiares a trabalhar na mesma, como tal não pretendo prejudica-los com as minhas intervenções neste bloog. Todavia assinaria os meus post. se verificasse que era norma instituída neste espaço.
2 – Não faço parte de nenhum partido, sou uma voz independente, como tal, não vale a pena fazerem conjunturas sobre a minha tendência politica ou partidária, como disse, sou por PEDRÓGÃO GRANDE!
3 – Quando me referi que provavelmente haveria pessoas que poderiam perder rendimentos.
“Se é certo que muitos daqueles que ocupam cargos, sejam eles de Executivo ou Directivo, unicamente estão com o olho nos dividendos que daí poderão advir. Não deixa de ser verdade, que também há, aqueles, que perdem rendimentos por causa dos cargos que ocupam”
Referia-me em concreto, às pessoas que no meu ponto de vista, e face a sua profissão, poderiam retirar rendimentos superiores aos que usufruem no cargo que ocupam. Não quero contudo, que pensem, que estou aqui a defender quem quer que seja, penso é que, devemos ser isentos nas nossas análises, e dessa forma, sentirmo-nos com mais direito de contestar ou sugerir, o que no nosso ponto de vista está mal, ou que deve ser feito.
UMA VOZ DO CONCELHO
Esta VOZ DO CONCELHO que agora apareceu lembra-me qualquer coisa como o SENHOR DOS CÉUS que, por vezes, anda distraído ao tomar conta dos que andam cá na terra.
Também esta VOZ DO CONCELHO anda aérea. Então ainda não percebeu que o fadista Camané é só para alegrar as hostes?
Se fosse para fazer alguma coisa teria sido, porventura, outro o escolhido. Mas isso não consta dos projectos do SENHOR DA TERRA!
Escolheu-o alto para que, embora alegre, ande sempre dobrado!...
Marisa
Ao Senhor Vereador Carlos David
Não deixa de ser oportuna a intervenção do blogger que se intitula "uma voz do concelho".
De facto, as empresas gastam rios de dinheiro em publicidade, muitas vezes apenas para que o seu nome apareça visível e, assim, vá sendo lembrado a cada instante...
Ao fim e ao cabo, para que lhe comprem os seus produtos.
Partem do princípio, aliás bem popular, de que "quem não aparece, esquece"...
Ora, o grande produto que Pedrógão tem para vender é a sua paisagem e o seu património construído...
Assim, antes de mais, recordo ao Senhor Vereador, mais uma vez, a necessidade de colocar uma tabuleta na IC 8 a sinalizar a Praia do Mosteiro!...
E, estando aí em breve a Primavera e o Verão, será também a altura certa para começar a comprar publicidade nas revistas da especialidade ligadas ao turismo e à industria do lazer. Por exemplo, na "Rotas e Destinos", a "Volta ao Mundo", na publicação (rara) das "Aldeias do Xisto", etc.
Uma vez que a Região de Turismo do Centro de pouco serve para resolver o problema da divulgação da Região do Pinhal Interior e do Vale do Zêzere, está também na altura de editar um Roteiro turístico, sério e bem elaborado, sobre o concelho de Pedrógão Grande, para uso dos turistas que nos visitam...
Porque não reeditar o da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande?
Está também na altura de repensar os sistemas de informação turística que estão instalados no Paço do Valbom, pois, para lá de caros e sofisticados, pouca utilidade têm para cativar e reter os turistas no concelho e na região...
Peguem na Picha, nas Aldeias do Xisto, nas praias fluviais, no Centro Histórico, nas nossas paisagens, e não hesitem em gastar o dinheiro que fôr preciso para tornar conhecido e apetecível o nosso concelho e a nossa região...
Concertem esforços com as autarquias vizinhas (Figueiró, Castanheira e Sertã) e promovam a região e o Vale do Zêzere, as montanhas e as albufeiras das suas barragens...
Aproveitem e apoiem condignamente as suas Casas Regionais, sedeadas em Lisboa, como factor de promoção privilegiado do Vale do Zêzere e das suas aldeias...
E são muitas as Casas: a de Pedrógão Grande, de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra e da Comarca da Sertã (que, por sua vez, abarca os concelhos de Oleiros, Proença e Vila de Rei).
Praticamente todo o Vale do Médio Zêzere, ao longo das suas duas margens, de belas paisagens e refúgios ao stress das grandes cidades...
Assim, sim.
Pedrógão Grande ainda um dia vai aparecer nos mapas das estradas de Portugal!
Para proveito de todos!
A. Querido
HAHAHA meti o primeiro comentário bronco do dia 12!!!
pedrógão grande desapareceu do mapa porque ficou coberto de "branco"...
Aposto que vai haver censura... hehe
Tinoco Faria
Andam enganados!
Dizem as supostas más línguas que
o nosso concelho já nem no mapa de Portugal aparece?
Não é verdade!
NUNCA APARECEU!
Porque nunca ninguém
o deu a conhecer!
A verdade é que
todos conhecem a PICHA...
e o Restaurante Lago Verde...
e poucos o concelho!
Manel Moinas
A dita "Uma Voz no Concelho" está a melhorar...
Mas continuo a não entender aquela dos que "perdem rendimentos por causa dos cargos que ocupam".
Oh Amigo! Se perdessem dinheiro não estavam lá!
Mas concretize, se fôr capaz!
Eu cá por mim lembro-lhe o seguinte:
O Grande Presidente é reformado (desde os 47 anos de idade)
com 2.220 euros / mês.
Ganha hoje mais 1/3 do vencimento, mais despesas de representação, mais viatura (mais oficina e combustível), mais telemóvel, mais internet, mais, mais, mais,...
Faça lá as contas e diga-me quanto soma!...
E mais, onde conseguia na privada um rendimento tão elevado!?
O Vereador das Obras, reformado...
idem, idem, aspas, aspas,...
E, pelos vistos, já conseguiu um emprego para a esposa à custa do lugar que ocupa...
O Vereador do Ambiente e Turismo,
igualmente reformado,
idem, idem, aspas, aspas,...
Até lhe arranjaram uma vereação remunerada a meio tempo (a 3ª a meio tempo), facto que é inédito na vida da autarquia!...
Talvez por isso o jovem vem sendo tão "empenhado", aceitando ocupar lugar nos corpos sociais de todas as associações que realizaram eleições ultimamente em Pedrógão Grande: APFLOR e Bombeiros Voluntários.
E, a propósito da APFLOR,
a actual Direcção está lá a perder rendimentos?
São todos funcionários da Câmara e um até é vereador!
O objectivo claro é o controlo político, autárquico, das associações do concelho, como no tempo do Estado Novo!...
As benesses virão indirectamente...
Todos os sabemos.
O caso da APFLOR é paradigmático!
E mais não digo!
C. Raposo
Oh! Cara "Voz do Concelho"
Queres ter um exemplo
de benefício indirecto?
O João "Gordo" é o presidente do Clube de Futebol cá da terra...
Assim, é em S. Mateus que se joga à bola...
Será também por isso que agora na Travessa Rainha D. Catarina - em pleno Centro de Pedrógão - se joga com os gases do Bar Escorpião em cima de quem por ali passa?
Ou será isso um modo de cobrar
"o favor" de ter a assumido a presidência do Recreio Pedroguense?
Tu, "Voz do Concelho",
é que não tiras rendimento nenhum!
Para além de levares com a poluição no "focinho"
(desculpa lá!)
ainda vais ter que mandar
lavar o fatinho!
C. Raposo
Ó Voz do Concelho,
Há aí muito tolo,
que corre toda a vida,
às vezes não sabe bem porquê,
até à morte!
Mas quem somos nós para lhes chamar à atenção?
Maria da Fé
Respondendo ao Blogger Sr. C. Raposo diria que de todos os Vereadores que mencionou faltou mencionar a Dr. Sofia, filha do conhecidíssimo empresário o Sr. Manuel da Regadas. Que na minha perspectiva poderá perder alguns rendimentos porque é Advogava, em início de carreira é certo! Mas pelo facto de também ser Vereadora a meio tempo, irá prejudicar a sua actividade profissional.
A não ser que esteja a começar uma carreira politica, e se esteja a prepara para num futuro próximo ser a Presidente da Câmara, já que o actual não se poderá candidatar a mais nenhum mandato!!!
Dou os meus parabéns ao Ex.mo Sr. Dr (Médico) Carlos David, por ter assumido a Presidência da Direcção da nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande.
Esta Associação com a tomada de posse do Dr. Carlos, deixa para traz um ciclo de vários anos em os seus Presidentes eram também acumulativamente o Presidente do Município, só é pena que não tivesse excluído pelo menos da direcção, pessoas ligadas ao Executivo Camarário
Não é que essas pessoas não sejam validas! Até porque, foram eleitas para o Executivo Camarário com os votos do povo deste Concelho, penso que isso diz tudo.
O que me parece, é que começam a ter demasiados cargos para o tempo disponível e não são Super Homens nem Super Mulheres que possa rapidamente desdobrarem-se nos vários cargos que vão ocupando.
Ao não poderem canalizar todas as suas energias para o cargo que inicialmente foram eleitos (Executivo Camarário) iram na minha perspectiva prejudicar dessa forma o nosso Concelho, que tão carenciado está de novas ideias, capazes de o fazerem andar para caminho que todos pretendemos
UMA VOZ DO CONCELHO
Ó Xico Cabeças
Já viste o estado vergonhoso em que está a estrada municipal entre a Bouçã e o Casal da Francisca?
Aquilo deve ser para a malta que vem de Sernache do Bonjardim
se pirar toda pelo lado de Figueiró!
É que nós já estamos todos ricos!?
Sobretudo os da Graça!?
Manel Moinas
PS. - Metam uma cunha à secretária do Baixinho
Meus caros amigos, todos vós já se aperceberam que ideias para evoluir a nossa querida terra não faltam, a unica coisa que falta são pessoas com caracter profissional e virado para trazer de volta todos aqueles jovens que daí foram embora visto só haver trabalho para as pessoas que o VOSSO presidente quer, porque pedroguense que sou de nascença eu de pedroguense nao tenho nada porque PEDRÓGÃO NUNCA ME DEU NADA.
Cara Voz do Concelho!
Eu não me esqueci da Drª Sofia, filha do Sr. Manuel das Regadas, pessoa destacada do PSD local, presidente da Assembleia concelhia do Partido...
Apenas pergunto se ela fosse tua ou minha filha, mesmo sendo do PSD, estaria no lugar onde está?
Que experiência tem a "douta" pequena para ocupar o cargo?
Que provas deu até hoje, tirando a acumulação de funções na Santa Casa, que está dentro do espírito de acumulação e controlo político do PSD local?...
Mesmo a meio tempo na vereação ganha seguramente tanto - ou mais! - do que, em início de carreira, optasse por um emprego na função pública ou numa empresa do sector privado!
E a jovem já é crescida, deve saber o que quer!
Já lhe devem ter feito muitas promessas e juras!...
Já tem idade para as aguentar!... Assim como aos desenganos!...
Como jovem, merece-me respeito, mas eu a ela nunca me esqueceria das folhas de figueira!
São escorregadias!
Cada um joga com as cartas que tem,
na certeza porém que, se fosse minha filha, e por a amar, e muito querer que singrasse na vida, mandava-a para muito longe!
Já lá diz o ditado: - "santos de casa não fazem milagres"!
Com uma excepção,
em Pedrógão Grande:
serem devotos do PSD,
terem bons pais
ou bons padrinhos!
Fátima Dores
Ó Voz do Concelho
Se tiveres uma filha ou neta,
em Pedrógão Grande põe-lhe o nome de SOFIA.
Dá sorte nos empregos!
Ora repara:
- Drª Sofia - Vereadora!
(filha Manuel das Neves - Regadas)
- Drª Sofia - Assessora na Câmara!(filha do Dr. Carlos)
- Arqtª Sofia - Gabinete Técnico!
(Devesa)
- Engª Sofia - Técnica Turismo!
(Paço do Valbom)
Evita Catarina, Ver(a), Ver(ónica), Odete, Ros(et)a ou
qualquer outro nome de que gostes mas que lembre o rosa ou o vermelho!
Um Amigo Teu
Ò Voz do Concelho
Vê lá se entendes!
Quantos mais cargos lhe derem
(nas autarquias e associações) mais se vergam
perante o Senhor!
Zé da Picha
Caros Pedroguenses é com enorme prazer que aqui venho para tentar saber alguma coisa dessa bela terra que aos pedroguenses não dá nada a ninguém a não ser a todos aqueles que lhes passam a escova ou então aos reformados com cargos no municipio visto agora ser a moda dessa bela terra que de bela já nao sei se tem alguma coisa......
Já agora alguém sabe se realmente já está a decorrer a escola dos bombeirinhos novos que tudo dao por essa instituição, pois é nao devem estar ainda a ter escola visto ainda se estar a arranjar um novo taxo para comandante como habitual em tudo nessa terra.
Agora até os médicos já servem para presidir uma direcção que nem o joao pequeno conseguiu dar nada.
VEJAM PEDROGUENSES COMO VAI ESSA TERRA QUE QUALQUER DIA ESTA MINADA DE XULOS...
Cara Voz do Concelho
Ser eleito para o Executivo camarário com os votos do povo deste concelho diz tudo?
Concordo!
Quanto ao valor dos eleitos,
já duvido!
Já reparou que a estrutura etária da população aponta para um grave envelhecimento das gentes, ao ponto de não custar a crer que a agência funenária e a Misericórdia são porventura as estruturas presentemente mais promissoras ao nível do concelho!
A Santa Casa - mesmo praticando preços exagerados - só não é rentável porque funciona como fonte de emprego para servir pontualmente a clientela política, no momento certo!...
Não fora isto e a Mesa que a administra não seria ocupada maioritariamente por 1 ex-Vice-Presidente da Câmara, 1 actual Vereadora, 2 ex-Presidente de Junta e 1 Presidente de Junta em exercício!...
Já reparou que se a estrutura etária correspondesse a gente mais jovem, exigente, melhor informada e culturalmente melhor apetrechada, os resultados eleitorais seriam claramente outros!
Assim se compreende que o actual estado de coisas, de manifesto atraso económico e degradação social, serve ao poder vigente!
Pedrógão Grande é o exemplo paradignático de um território a envelhecer, de doentes, aleijados e cegos, a pedirem o amparo alheio: das autarquias e das instituições que estas (directa ou indirectamente) controlam.
Pedrógão é o exemplo claro de que
quem tem um olho é rei,
rodeado de coitadinhos!
Maria de Jesus
À Voz do Concelho
Em Pedrógão, a acumulação de cargos é a prova da fraqueza de ideias e da existência de poucos para as defender!
Em Pedrógão basta uma cabeça!
São é preciso muitos rabos para
os lugares!...
... porque
as barrigas aparecem sempre!
C. Raposo
Dizem os mandriões que:
Se trabalhar dá saúde,
que trabalhem os doentes!
Em versão pedroguense:
Se trabalhar faz dores
que trabalhem
os super-vereadores!
Marisa
Se Pedrógão nunca te deu nada,
o que é que tu continuas
cá a fazer?
Estás à espera que te saia o totoloto...
ou o euromilhões?
Vai à luta!
E. Bruto
Ó Voz do Concelho
Dizem que
de Heróis e Super-homens...
só nos filmes!
Dizem que os cemitérios
também estão cheios!
Por isso eu não acredito
em Super-Vereadores!
Mesmo que sejam do Ambiente, do Turismo, do Desporto e Tempos Livres...
Nas Florestas, Voluntários ou não...
Avisem-nos, pois!
De preferência que
se divirtam,
cantem uns fados...
e tenham mas é juízo!
Carlos do Carmo
Como já aqui li faz falta um órgão de comunicação social em Pedrógão Grande, como o Noticias do Pinhal para que todos tenham um melhor acesso e conhecimento do que verdadeiramente se vai passando, de bom e de mal.
Tenho notado também que algumas opiniões ultimamente têm aumentado de qualidade, não são somente maldizer gratuito, mas abordam assuntos sérios de forma concisa e verdadeira.
Como o caso de Maria de Jesus de dia 14, ás 22h:55m.
Pena que a nossa terra tenha chegado a este estado de Principado Monárquico onde tudo é controlado e monopolizado pelos mesmos, onde a democracia se vai desvanecendo…
PG
UM JORNAL EM PEDRÓGÃO GRANDE
-------------------------------
ESCREVAM AQUI AS VOSSAS NOTÍCIAS.
FAÇAM AQUI A DENÚNCIA DO QUE VAI MAL NAS VOSSAS ALDEIAS E NO CONCELHO.
TRANSCREVAM PARA AQUI AS PREOCUPAÇÕES DOS VOSSOS FAMILIARES, AMIGOS E VIZINHOS.
FAÇAM-NO COM SERIEDADE E VERDADE
IMPRIMAM O QUE DE MELHOR AQUI SE DISSER
DISTRIBUAM ISSO PELAS ALDEIAS, PELAS LOJAS E PELOS CAFÉS
VÃO VER QUE A CÃMARA E AS JUNTAS VÃO ESTAR ATENTAS...
ALGUMA COISA HÃO-DE FAZER!
Creiam-me!
NÃO PODEMOS É DESISTIR
NEM DEIXAR DE PARTICIPAR!
Maria de Jesus
Ouve-me!
Ó Voz do Concelho!
Já percebeste que o Anão está a preparar a retirada?
Mas nos Bombeiros ainda procurou manter a presidência da Assembleia Geral...
mas cortaram-lhe as voltas!...
O doutor que se acautele!...
Porque o Anão ainda mexe na "guita"!...
A ti, Voz,
resta-te gritar por S.O.S !
Em alternativa,
como ninguém te ouve,
atira-te à piscina do Cabril,
que não tem fundo!
Um Amigo Pedroguense
Ó Concelho
Este presidente não merece perdão!
Há mais de 12 anos à frente da Câmara ...
e não se vê nada que tenha feito de jeito!
Os jovens emigraram!
Os que ficaram queixam-se de falta de empregos!
As indústrias que trouxe ultimamentesão, em vésperas de eleições, são ruidosas e poluentes!
´
É um presidente relativamente jovem...
Há 12 anos atrás ainda mais jovem!
Licenciado.
Logo - mas só aparentemente - culto!
Bem falante!
Promissor!
Percebemos hoje, porque apenas faz muitas promessas!
Logo, pedroguenses!
Peçam perdão ao Manuel Coelho!
O Único que deixou verdadeiramente obra visível, para servir o concelho!
Ainda se lembram?
Deixou-nos a Ponte mais alta da Península Ibérica!
Deixou-nos a IC 8 - Via rápida que hoje nos liga à A23 (IP6), à A1, à A17, à A8, à A29, etc, ao Norte, ao Litoral, à Galiza, à Espanha, à Europa por onde podemos escoar os produtos (que não temos) e receber os turistas (que não cativamos)!
Deixou-nos o Matadouro,
que ainda continua a funcionar!
Deixou-nos a única verdadeira Zona Industrial até hoje...
Deixou-nos as Escolas e os terrenos comprados onde os outros não têm sabido brilhar...
(Porque gastam o dinheiro a apavimentar os acessos até à porta das adegas...
única forma de garantir votos...
e o poleiro certo)!
Deixou-nos o Quartel dos Bombeiros!
Não era filósofo,
mas era pragmático!
Sabia o que queria... e fazia!
O Manuel Coelho deixou obra...
e correram com ele!
Por que esperam agora?...
Santos Piedade
Monumento aos Feirantes?
_________________________
Erguido defronte da Repartição de Finanças de Pedrógão Grande,
simboliza mais propriamente os pedroguenses, "com o coração nas mãos", a pensar como vão pagar as suas dívidas em 2010 e ultrapassar a actual crise!...
Manel Gaitas
já começaram a vender os carros novos dos bombeiros, para renovar a frota com os velhinhos vindos de Holanda e Alemanha ?????
O adivinho....
Há desemprego em
Pedrógão grande?
Se não há criação de emprego,
como é que pode haver desemprego?
Nem o cangalheiro (funerária),
que é a actividade mais rentável do concelho, cria emprego!...
Manel Gaitas
A 14 de Janeiro,
pelas 22.37 horas,
um blogger quis dizer alguma coisa, mas ninguém percebeu nada!
Há que falar claro!...
Há que não ter medo!...
Há que ser sério nas intervenções!
Que história é essa de
escola dos bombeirinhos?
E achas que o João Pequenino se lembra de alguém, a não ser dele próprio e dos amigos?
Para comandante dos Bombeiros vai alguém que a Câmara vai pagar...
Não foi sempre assim?
M. Bombarda
É falso que haja desemprego em Pedrógão Grande!
Como pode haver desemprego se há várias pessoas (reformadas) a ocupar duplo emprego?
Pedrógão e os seus dirigentes são um exemplo para o país!
Só sabeis dizer mal!
Zé da Picha
Xulos em Pedrógão Grande?
Quem é o maior?
Clube da terra---regressou a ex: funcionaria do clube--agora é que o tabaco e a caixa registadora vai funcionar bem.......!!!!!
Ao que chega o cumulo no nosso clube......será que já entregou o que levou??????
Ó Ex-Directora do Clube da terra
Essa é forte!
Aguentas a bolada?
Se ela te fôr ao nariz?
Sª Fátima
O ADIVINHO
Disse alguma coisa que ninguém saiba?
Ou já aí está o adivinhado?
E este está à espera de quê?
De uma gamela... de cabulo?
M. Bombarda
Falaram aí em escola dos bombeirinhos novos!?
Isso tem algum interesse?
Isso dá dinheiro?
Ao menos se fosse uma escola de arrebenta-canelas e moinice!...
Rafael Cansado
Sabem por que razão a Caixa de Crédito Agrícola de Figueiró dos Vinhos desapareceu
e foi integrada na
Caixa de C. A. da Sertã?
Má gestão!
E sabem quem à data estava à frente da sua Direcção?
J. Pombo
Hoje tive uma notícia que me deixou com uma sensação de que ainda existe o espírito da solidariedade.
Uma senhora do nosso concelho mais propriamente da Tojeira Freguesia da Pedrógão Grande, de nome Lúcia, funcionária da Câmara Municipal, e filha do Conhecido “Tonito Mecânico” foi ao programa televisivo”PREÇO CERTO” e ganhou o prémio final.
Espanto!!!!!!!!!!! Distribuiu os BENS DO PRÉMIO por pessoas próximas de si, que estavam a necessitar dos mesmos.
Espero que esta notícia seja manchete nos Jornais da região.
UMA VOZ DO CONCELHO
Concordo com o meu colega
Carlos do Carmo,
a 15 de Janeiro:
Que os "super", sejam vereadores ou fadistas, tenham mas é juízo!
Que a vida é curta!
Maria do Amparo
Então os pedroguenses foram armar a barraca para Lisboa?
Para isso podem contar sempre com o presidente!
Ele gosta mesmo é de divertimentos!
Manel Moinas
Ao anónimo Adivinho,
de 16 de Janeiro,
eu sugiro o Provador como comandante dos Bombeiros...
pois ele já está habituado a, com frequência, pegar na mangueira...
À sua frente não há moita
que lhe escape!...
O. Invejoso
Oh! Ex-Directora do Clube da terra!
Estás a jogar bem da bola?
J. Bandeira
Corre uma inspecção às contas da Câmara Municipal...
Apesar da equipa da casa contar com a boa defesa do Zé Pelé,
será que o guarda-redes baixinho se aguenta?
João Gordo
Em resultado das más provas dadas pela Caixa de Crédito Agrícola de Figueiró esta teve que ser integrada na CCA da Sertã, por sua vez tida como exemplar!
Pena é que a mesma regra não possa ser aplicada na avaliação do desempenho das Autarquias da região!...
E.Devesas
Pedrógão exporta carrocéis e divertimentos por todo o país...
Mas não consegue garantir um que seja a rodar durante o período de Verão na sede do concelho!
Podia ser mesmo dos mais pequenos...
para não descondizer da
capacidade de quem o governa!
Tó Zé Eira
Já chegou de Lisboa a camioneta da Senhora Câmara...
Então, vamos poder continuar a brincar?
Então a Fonte de Baixo já tem WC?
Ou faz-se no intervalo entre muros?
O importante é que ninguém se magoe!...
Ou fique entalado!
A. Escaléte
Ó Anónimo de 30 de Dezembro,
Consta que o Senhor Barão fez promessa de só cortar as barbas quando fôr encontrado o paradeiro do Provedor!
Fátima Carente
A generosidade dessa jovem levou a mesma a oferecer o carro que acabara de ganhar à sua tia que teve um acidente e ficou sem carro.
Um beijo para a irmã Lucia
A tia da irmã Lúcia é um perigo!
Também vai escavacar este novo carro!?...
a FILHA DO TOINO MECANICO É QUE BEM PARA AQUI ESCREVER OS COMENTARIOS....EU SÓ PROCURO? O QUE É QUE TEMOS A VER COM ISSO....QUERO LÁ SABER DO CARRO, ELA QUIZ FOI TAXO NA JUNTA E NA CAMARA!!!!
o provador parece que vai trabalhar para a lavandaria...segundo consta passa tudo a ferro....os maridos que se cuidem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ESTA TIA DA IRMA LUCIA ESCAVACA OS CARROS DA JUNTA E OS DELA TODOS.....TAMBÉM ANDA SEMPRE A CORRER PARA FAZER OS SERVIÇOS....
Quanto ao Provador e ao pau
é importante esclarecer o seguinte:
- trata-se do pau com que (o homenageado)mexe a panela,
donde prova!
Em alternativa, ponham-lhe uma colher (de pau)na mão...
daquelas de mexer a canja!...
ou, se preferirem, uma coxa de galinha...
tenra!
Maria do Carmo
Vale de Barco
Ó Voz do Concelho
Desculpa a pergunta!
Essa Lúcia é mesmo de Pedrógão?
Ela tem andado a sentir-se bem?
Ou tu ainda continuas no hospital?
Natália Dias
Ó Anónimo do dia 23
Mentes, descaradamente!
Quem é que em Pedrógão tem 2 tachos ao mesmo tempo?
Logo na Junta e na Câmara?
Nem eu,
a Paulinha,
ou a Sª de Fátima
Maria Dorida
DESEMPREGO EM PEDRÓGÃO
-----------------------
É de facto falso que exista desemprego em Pedrógão Grande.
Em alternativa, o mencionado provador - com tão bom curriculum -pode sempre tentar os préstimos da Misericórdia local!...
Margarida Santos
Ó anónimo de 23
És tão maldoso!
Só falas na filha do Tóino,
na irmã Lúcia...
como caridosas, benevolentes, amigas,...
como se não existissem Fátimas, Paulas e outras santas no concelho
para serem veneradas?
Alarga os teus horizontes...
dá uns passeios (de carro)
até à Figueira da Foz...
porque aí se faz mais luz!...
Milocas
SERÁ QUE O BARÃO VAI ALGUMA VEZ CORTAR AS BARBAS?
Consta que aumentou a procura de emprego junto da Santa Casa da Misericórdia.
A avaliar pelos pedidos supostamente entrados, a maioria são homens e casados.
De acordo com inquérito entretanto lançado, a explicação encontra-se num crescendo desejo de maridos e namorados desempenharem funções juntos dos seus familiares mais queridos, com destaque para as esposas e irmãs.
Com a aproximação do mês de Maio, fala-se mesmo numa peregrinação a pé a Fátima, pedindo protecção divina contra as tentações e males terrenos!...
Sª dos Milagres
Esta conversa da irmã lucia ja começa a meter nojo.. o que parece é que existe muita dor de corno por não serem tios ou tias da lucia tambem deviam querer um premio... Que coisa tão importante para o Concelho de Pedrógão Grande uma rapariga dar um carro a uma tia! acho que ha mais problemas em pedrógão sem ser o k este ou aquele faz da sua vida... a gente muito parva.. e se a Lurdes escavaca assim tanto carro não deve ser a ninguem que aqui escreve que ela tem de dar alguma explicação.
ESTÁTUA AO PROVADOR
Ó Censor,
Ninguém percebe o que digo a 24 se não explicar que fiz a proposta de se erguer uma estátua ao Provador...
Em Pedrógão, de preferência na Devesa,
em sítio alto, para que se possa ver bem ao longe...
Sugeri que a estátua fosse toda em barro para que os pés, sendo do mesmo material, possam aguentar o resto do corpo...
Sugeri também como postura que o homenageado apareça agarrado a um grande pau...
Assim já dá para entender o resto do esclarecimento que saiu no mesmo dia 24...
Maria do Carmo
É pá, não te zangues!
O único culpado é "A Voz do Concelho", que deu a notícia!
Deu-a como se fosse um grande acto de generosidade da "irmã" Lúcia para com os seus familiares mais próximos e carentes...
E, sendo assim, eu também gostaria de receber um carro como "esmola"!
Eu até pagava à Lúcia para tirar a carta de condução!...
Mas eu continuo com uma dúvida quanto ao comportamento da "irmã" Lúcia: - a sua dádiva foi um acto de generosidade ou de soberba?
Não terá ela querido apenas demonstrar o seu manifesto bem-estar, o seu status social?
É que, se for verdade que ela
tem de facto 2 taxos - um na Junta e outro na Câmara -, bem pode ter querido comprar outro carro, mais a seu gosto!...
Ou, se se quiser lembrar de mim,
a meu gosto!...
Bem ma podias apresentar!
João Adónis
...HÁ JÁ QUEM APOSTE QUE AS BARBAS DO BARÃO LHE VÃO CHEGAR AOS PÉS!
Tem razão o Tó Zé da Eira: os bloggers são mais criativos que os autarcas:
Pedrógão é a capital do divertimento (O Presidente da Câmara vai agarrar esta!)e nem no dia do concelho tem um divertimento, pequeno que seja!
É injusto dar nisto provas de que "Casa de ferreiro espeto de pau". Ah, Provadores da tentação, fazem a vossa contrição!!!
Fernado Mirones
Hoje, 2ª feira,
para além de dia de mercado,
foi um dia muito agitado em Pedrógão!...
Foi um dia de notícias!
Bateram 3 ou 4 carros em Pedrógão!
(Infelizmente uma velhinha terá ido para o hospital)...
Contra os incrédulos,
vinga a realidade!
Alguém me sabe dizer o que é isso de um Centro de Trabalhos Continuados, a construir pela Misericórdia?
Fernando Remédios
Já todos sabemos que Pedrógão é um atraso total, em todos os domínios.
Mas ao consultar a Tertúlia do Pinhal constato que, afinal, os nossos vizinhos ainda andam atrás de nós...
Não há dúvida! Há que fugir daqui!
Xico Laraita
Visto que ninguem tem mais nada a fazer senao falar da generosidade a lucia eu venho fazer outra pergunta.....
Continuamos com a mesma linha politica da camara na associação dos bombeiros......meus amigos sao tantas coisas que esse concelho tem de mal e so sabem é discutir que coisas sem seignificancia nenhuma......
vao trabalhar e vao contra a classe politica dessa terrinha......
que a quem precisa de trabalho e de ajuda eles nao dao nada, nem sequer deixam ai abrir outras unidades de comercio...
Ao Anónimo de 26,
pelas 21.55 horas,
Lá estás tu - mais uma vez - com o teu malvado feitio, a resingar contra o Senhor Presidente e os ilustres Vereadores.
Dizes que eles não dão nada a quem quer trabalhar e nem sequer deixam abrir outras unidades de comércio no concelho.
Continuas injusto, como sempre!
Dou-te um exemplo:
Não foi aberto um concurso público para a exploração, por particulares, de um restaurante junto às Piscinas municipais?
E não foi adjudicado?
E não está lá um particular a explorar um bar, ou coisa parecida, até de madrugada?
Premiou-se claramente a iniciativa, o espírito de sacrifício.
Quando o contrato, ao que se sabe, só impunha servir almoços e jantares, fechando o estabelecimento a horas decentes (com as galinhas), o empresário decidiu sacrificar-se encerrando apenas madrugada adentro (prestando um verdadeiro serviço público)!
Então o assunto não foi resolvido a contento da iniciativa privada?
Portanto, ó Anónimo,
se queres trabalhar ou abrir um estabelecimento no concelho, coloca pessoalmente o teu caso ao Senhor Presidente ou ao Supervereador responsável pelo sector, que eles te hão-de deixar trabalhar onde mais te satisfaça. Na Tojeira, na Venda da Gaita, na Picha, etc., mesma na Derreada.
O lema da Câmara é mesmo:
"para cada intento,
há sempre uma solução a contento"!
Portanto, Ó Anónimo
Como já lá dizia o outro,
não te amofines!
Que a gente da Câmara é tua amiga!
Mesmo que eles te neguem qualquer pedido, não o fazem por mal.
Eles só querem o teu bem!
É porque aqui já não tens por onde te governares!
Vai para longe!
Vá lá, segue o conselho dos amigos!
INSPECÇÃO Á GESTÃO DA CÂMARA
-----------------------------
Lembro que corre de momento uma inspecção às contas e gestão da Câmara Municipal a cargo do Ministério da Administração do Território.
É a altura certa para se verificar do cumprimento (ou não) dos contratos por parte da Câmara e dos particulares.
É a altura certa de tirar a limpo as dúvidas e acabar com o disse-disse!
Por que esperam?
Ó Anónimo do dia 26,
quase às 22 horas
Não peças só aos outros que falem e participem com assuntos sérios e concretos.
Diz tu também o que sabes!
Já agora, PF,
diz-me lá o que se passa quanto à casa do Clube dos Pescadores e Caçadores, ali às portas da Vila, a caminho do Vale da Manta...
Essa de um Centro de Trabalhos Médicos Continuados é certamente uma ideia de uma Santa Casa desgovernada que, em vésperas de eleições autárquicas, resolveu apoiar um projecto de fogo de artifício comandado a partir da Câmara Municipal...
O artifício atraiu os papalvos, falta é saber quando o projecto ficará de pé!...
Lembram-se da Casa da Cultura, prometida há não sei quantos anos?...
Basta questionarmo-nos por onde anda o provedor e onde está o dinheiro para concretizar tal projecto!?
O fogo, esse, foi barato,
composto de sopro...
de (muita)garganta
e papel impresso!...
Misericórdia, misericórdia!
Ó Fernando Remédios
não há já farmácia que resolva o problema!
PEDRÓGÃO, CAPITAL DO DIVERTIMENTO
.................................
É bem verdade!
Todos os dias gozam connosco!
Com quem quer trabalhar!
Manel Moinas
Então o doutor anda a apalpar o pulso aos bombeiros, para prever como eles vão reagir quando lá cair de rompante um novo comandante?
Hei! Zé das Hortas
Tens ouvido os noticiários da Rádio Triângulo?
Hein!? Que não te caia a fruta ao chão!
A. Nabais
Estima-se que a Câmara Municipal gaste anualmente com o futebol mais de 70.000 euros sob a forma de subsídios directos ao Clube, custos de manutenção do campo, electridade, transportes, combustível, motoristas, etc.
E quanto paga à Misericórdia, apesar do seu vergonhoso controlo político-partidário?
Sabem?
Ora adivinhem lá!
Irmão Benedito
Têm dado de comer às avestruzes?
A propósito do Mosteiro,
Não se esqueçam de lembrar a Senhora Câmara que o relvado da Praia do Mosteiro tem que ser levantado e o terreno drenado para que não se repita neste Verão, que se aproxima, o mesmo que tem acontecido nos anteriores:
as pessoas - ao pretenderem secar - deitarem-se em cima de poças de água, enlameada...
É importante lembrar a realidade ao Supervereador do Turismo, porque é novo na terra, e no Verão passado não gozou as suas férias no Mosteiro, mas sim em Coimbra e Figueira da Foz...
A obra é urgente e prioritária!
A não ser que - imaginativos e diligentes como são na Devesa - queiram transformar a Praia em Termas de banhos de lama!
Se calhar até é por isso que ainda não mandaram fazer as placas sinalizadoras para a IC8...
A propósito,
Já encomendaram uma nova piscina para a Praia do Vau, em Vale de Góis?
Ou uma praia no concelho é demais?
Gostaria de saber se o Senhor Vereador do PS e os senhores deputados da oposição, com assento na Assembleia Municipal de Pedrógão Grande, lêem esta Tertúlia do Pinhal!?
Têm vindo a surgir aqui muitas propostas de trabalho e iniciativas que valia a pena reflectir seriamente sobre elas!
Pelo menos, pô-las em debate público!
Este pode ser um dos meios sérios de o fazer!
Porque não!
Todos sabemos separar o trigo do joio...
Consta que, no âmbito do seu projecto de expansão, a Santa Casa pretende abrir uma
alfaiataria e uma adega regional...
por serem os locais ideais para para provas e convívios...
E. Boavaiela
Há uma coisa que eu não entendo!
Primeiro, queriam remunerar o Provedor porque era necessário um gestor a tempo inteiro!
Agora que o homem desapareceu,
quem governa a Santa Casa?
Em Pedrógão vai ser instituído um novo jogo, em homenagem aos cidadãos mais proeminentes do concelho.
Uma espécie de jogo às escondidas!...
Ou jogo da cabra cega!
É o jogo do "salto à figueira"!
Quem fôr apanhado, está fff...oooo.....
isto é, fffffeeeeito num figooooo!
Alguns comentários foram movidos para o artigo: "Região do pinhal com 7 nomeados para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal".
Relembramos os nossos leitores que devem expor os seus comentários sobre um determinado tema nos artigos criados para debater esse tema.
Atentamente:
A equipa do Tertúlia do Pinhal
È discutível a remoção de comentários para a secção própria.
Embora tenha referido aqui as 7 Maravilhas, pretendi chamar sobretudo a atenção dos tertulianos para o estado miserável do Parque de Campismo de Vale de Góis!
Para que os autarcas locais, mais do que pôrem as mãos na cabeça, de vergonha, ponham mãos à obra para benefício do concelho e de quem nos visita!
Espero que o actual supervereador do turismo e do ambiente, mais do que verborreia de café, e de circunstância, mostre empenho em resolver os problemas!
Segundo consta fora de Pedrógão Grande, tem sido vasta e inusitada a movimentação de pessoas nesta Vila.
A maior concentração, segundo nos dizem, tem-se registado ao longo da Rua 5 de Outubro, no troço entre o Café Central, a Papelaria e a Travessa Rainha D. Catarina (defronte do antigo Bar Estaminé).
Segundo os testemunhos obtidos,
os pedroguenses mantém os olhos postos no estabelecimento do João Barbeiro na expectativa de verem entrar ou sair o Senhor Barão, prestigiado cidadão que, de acordo com a sua característica bonomia e boa fé, terá prometido cortar as suas já longas e alvas barbas apenas no preciso dia em que o Provedor da Misericórdia local desse sinais de existência.
Esperançados em verem satisfeita a sua curiosidade inata, os pedoguenses prometem não arredar pé enquanto não desvendarem tão longo mistério...
de um desaparecimento.
Ao que consta, na Tojeira vai em breve ser erguido um santuário de louvor à Irmã Lúcia, protectora das tias e parentes em aflição.
O Senhor dos Aflitos que se cuide!
Esta Tertúlia é excelente para desanuviar tensões.
Rio-me que nem um perdido!
entao bombeiritos!
o comandante?
olhem que o adjt esta de saida!
e os putos nao aguentao muito mais tempo!
Zé da picha
Diz-se para aí que Pedrógão Grande é a "capital dos carrocéis"!
Só de um brincalhão pode sair uma boca destas!
Mais propriamente devia chamar-se a "capital da treta"!
...Pois se nem nas Festas do Concelho se vê um carrocel a actuar!
Apenas os carros das farturas e petiscos, para o pessoal beberricar e se empanturrar!
...Pois se nem local próprio existe para arrumar viaturas e equipamentos!
...Pois se nem a zona industrial prometida alguma vez foi construída - e já vão mais de 12 anos de promessas!
Pedrógão Grande, capital da fartura de tretas, isso sim!
Nunca um monumento se ajustou tão bem à realidade que hoje se vive em Pedrógão Grande, como aquele que foi erguido (em vésperas de eleições autárquicas) na rotunda em frente das Finanças!?
Ele representa os feirantes com o coração nas mãos!?
Sejam quais forem as razões de descontentamento contra a Direcção do Recreio Pedroguense, é inadmissível que actos de vandalismo sejam praticados na nossa terra (como aqueles que recentemente tiveram lugar em S. Mateus)!
Não pode ser essa a imagem que queremos transmitir da nossa terra e das suas gentes!
Enerpellets Lda
Hi there,
My apologies for using english - a google translation follows. I found you through the petitonsonline website concerning someone campaigning against a proposed cement works at Aguda near Fig dos V. Eco-Campaigning is still quite risky here in Pinhal Interior!
Like many others - Portuguese and foreign - I live near the Enerpellets wood pellet manufacturing factory at Pinheiro Bordalo near Graça. You may already know that it was installed a year ago on a prominent site and makes so much noise for kilometres around - it mainly runs at night. A solution for politicians and the owner who presumably do not live near it ... but not a solution for those of us who do. This factory has affected locals health and property values. yet nothing is being done to reduce the noise. Allegedly it was installed on family land bought off the previous Presidente of Graça Freguesia who subsequently bought himself a new lorry to take away the pellets (he already had a lorry to deliver the timber to it!)
Can you put me in contact with a Portuguese concerned about noise and the environment - who can help organise a petition to send to the Camara Municipal Pedrogao Grande?
Many thanks,
Eric
(eric.woodcutter@gmail.com)
Oi lá,
Minhas desculpas para usar o Inglês - uma Tradução de Google segue. Encontrei-te através do site petitonsonline sobre alguém fazendo campanha contra a proposta de uma fábrica de cimento na Aguda perto Fig. dos V. Eco-campanha ainda é bastante arriscado aqui no Pinhal Interior!
Como muitos outros - Português e estrangeiros - Eu moro perto da fábrica de produção de aglomerados de madeira Enerpellets no próximo Graça Bordalo Pinheiro. Você já deve saber que ele foi instalado há um ano em um local de destaque e faz tanto barulho por quilômetros ao redor - que corre principalmente à noite. Uma solução para os políticos e, presumivelmente, o proprietário que não vivem perto dele ... mas não uma solução para aqueles de nós que fazemos. Esta fábrica tem afetado os valores locais da saúde e da propriedade. Ainda nada está sendo feito para reduzir o ruído. Supostamente ele foi instalado em terrenos da família comprou fora do anterior Presidente da Graça Freguesia que depois comprou um novo caminhão para tirar os aglomerados (ele já tinha um caminhão para entregar a madeira para ele!)
Você pode me colocar em contato com um Português preocupado com o ruído e do ambiente - que podem ajudar a organizar uma petição a enviar à Câmara Municipal de Pedrógão Grande?
Muito obrigado,
Eric
Só pelas piores razões
Pedrógão Grande continua a ser conhecido no país!
Paulo Bric-a-brac
Só pelas piores razões
Pedrógão Grande continua a ser conhecido no país!
Paulo Bric-a-brac
Já canonizaram a irmã Lúcia?
João Moinas
Imaginem vocês se os empresários de diversões se tivessem lembrado um dia de exigir ao Presidente da Câmara condições para se radicarem em Pedrógão Grande!...
Ía ser pequeno de mais!
Xico Moinas
É incrível... os comentários que por aqui se fazem são cada vez mais extra(ordinários)!!!
Ainda que subtilmente são, aqui, expostas vidas privadas de uma maneira muito "suja" e egoísta!!!
Expor a verdade, sim...mas de uma maneira digna e consciente... Há pessoas a sofrerem com isto.
mas quem pagou e tratou das lonas todas e dos placard,s foi o director desportivo que foi demitido pelo primo......por isso agora se querem mandem fazer outras!!!quem arranjou a publicidade toda foi ele e agora ainda o querem culpar...só faltava mais esta!!!!
Qualquer dia temos que fugir para outro lado devido a tantos assaltos e actos de vandalismo,como se verificou no fim de semana passado.Deviam ser tomadas mais medidas de segurança em certos locais,e mais patrulhamento por parte da GNR que só os vejo às 2 da manhã a rondarem os bares da vila,por causa do horário.
Meu rico SALAZAR fazes cá muita falta.
Vila Divertida
Durante mais de 10 anos que se mentiu aos pedroguenses, divertindo-se a prometer aquilo que nunca soube ou quiz realizar!
Em vésperas de eleições corre como um louco para arranjar terrenos que ou ficam ao abandono ou onde instala indústrias poluentes!
Agora, com a batata a escaldar-lhe na mão, continua a falar sem pensar, numa Vila Divertida, numa zona de apoio aos industriais de diversão, onde podem fabricar as suas próprias pistas ou carrosséis!
A ambição é desproporcionada ao ser que se diverte.
Depois de mentir aos pedroguenses, tratados como crianças, ilude-se agora o país!
Fala-se-lhe agora numa terra de maravilhas, de encantamento!
Por maior que se construa o palanque, o que é pequeno nunca chega a grande!
Mas o presidente é divertido!
Carnaval em Pedrógão Grande
---------------------------
No noticiário da Antena 1, de hoje ao meio-dia, apercebi-me que vamos ter em Pedrógão um Carnaval de romba, uma Vila Divertida.
O Senhor presidente deu entrevista.
Divertido! De imaginação fértil!
Na manga, um espanto de soluções para ultrapassar a actual crise no sector dos carrocéis!
Entremos, por isso, na sua diversão. Ajudemo-lo na sua Vila Divertida!
Ergamos-lhe uma estátua, num carro alegórico, no corso que aí vem, com tudo apenas o que lhe falta: - uma varinha de condão!
E muito papalvo em redor à espera desse frenesim de mágica!
No desejo, sincero, de colaborar com o Senhor Presidente da Câmara sugerimos que a próxima Vila Divertida a erguer em Pedrógão se denomine de "PEQUENOLÂNDIA", uma vez se destinar sobretudo a divertir os de mais tenra idade (os lusitos).
Sugerimos-lhe ainda que, à semelhança das fábricas de Pinheiro Bordalo, essa Vila Divertida seja erguida junto à aldeia do Valongo de modo a aproveitar da casa-torre ali existente, retirada do imaginário de Walt Disney.
Mas também com o claro propósito de, em simultâneo, homenagear o pioneiro português do ramo, o nosso querido conterrâneo Sr. Zé Retratista!
Em simultâneo, ainda, contribuiremos para dar alegria e bom ambiente a mais uma aldeia do concelho, não se suscitando indesejáveis invejas entre as populações locais, entre as do "termo de baixo" e as do "termo de cima".
O Salazar faz cá falta para quê?
Para fechar os bares da Vila?
Ó Antoino Piçarro explica lá por miúdos quem é o director desportivo, o primo, etc.!
É que quem está por fora não consegue entrar no jogo!...
E eu também gosto de perceber!
Xico Bolas
No Verão existe uma praia de ondas artificiais em Castanheira de Pera!
Funciona de dia!
À noite é a pasmaceira!
Em Pedrógão Grande quantos carrosséis aproveitam da mesma?
Nem de noite nem de dia!
Pedrógão e Castanheira,
já foram um só concelho.
Hoje não se entendem.
Cada um agarra na sua... iniciativa!
Para proveito de ninguém...
Como já lá dizia o outro.
Pedrógão é hoje conhecido, até internacionalmente, pelas piores razões!
Vejam só que até um tal Eric, cidadão nórdico (?), fala de Pinheiro Bordalo nesta Tertúlia do Pinhal!
Vejam só a honra!
Porque eu apostava que ele conhece bem Pinheiro Bordalo mas no país dele não sabem quem é Bordalo Pinheiro!
Doutro modo, preferencialmente, já teria feito um manguito a quem governa o concelho!
boas tardes a todos os pedroguenses.o que aconteceu no campo de futebol do recreio pedroguense foi uma falta de respeito e de uma ou mais pessoas sem caracter e que devem ter inveja da grandeza de feitos nunca alcancados por outros,pk deviam e ter vergonha na cara e nao estragar o que e da terra pk sim e um trabalho feito por pessoas que o fazem por amor a camisola e a terra.mas infelizmente ha pessoas ou pessoa que nem isso ve e tem vergonha do assumir e o assim pelas escondidas simplesmente vergonhoso deem a cara ...ass:pedroguense sempre pedroguense..
Bárbaros amigos
1. Tudo leva a crer que os bárbaros que passaram por S. Mateus eram gente amiga!
Tiveram o cuidado de não estragar nem o placard da Câmara nem o da Junta!
2. Agora quanto às redes estragadas, eu pergunto:
- São mais importantes as da baliza do estádio de S. Mateus
ou as do fundo da piscina da Praia do Vau (em Vale de Góis)?
- Quais são as que dão mais lucro a Pedrógão?
Enviar um comentário