Epá estamos a ficar internacionais, então agora cá vai uma mensagem em inglês pó camarada Eric.
ERIC don't exist any doubt that don't have in Pedrógão Grande one single person that can help you in this problem, because: 1- In Pedrógão Grande and Graça don't exist persons that understand english, only understands the word red wine, nothing more 2- Our governants are too incompetens, and don't have an really objective in learn the problems from Pedrógão Grande people 3- The people from Pedrógão Grande have afraid of reprisals, and because of this they don't do anything to solve this problem. 4- The People fom Pedrógão Grande are so drunk to read and understand this comments. But this is the point that all of you are equal.
É voz corrente dizer-se que as cidadades são uma verdadeira selva. Lisboa não é excepção! Por isso os homens dos carrosséis se deram lá tão mal?! Regressaram à sua!
já existe novo comandante nos bombeiros diz-se que quem vai subir é o Augusto agora falta saber para quem são os outros que o vão acompanhar.. devem andar todos a guerra a ver quem la chega primeiro
Os feirantes, dos carrocéis e das farturas, podiam trazer todos os seus brinquedos e roullotes para as Fontaínhas e, amanhã mesmo, dar início à grande Vila Divertida do país: a PEQUENOLÂNDIA!
Essa está bem pensada. Exercício que é difícil em Pedrógão: usar a cabeça! Mas haverá que cuidadosamente aferir a cronologia das suas vidas... Porque Marias há muitas na terra!
Amanhã é que vão ser elas... Pedrógão vai ficar na história... Não vai cá caber tanta gente... As prateleiras vão ficar vazias... As residenciais a abarrotar... O parque de campismo a rebentar pelas costuras... Bares e restaurantes sem mãos a medir...
Esta é que é a Vila Divertida por que os comerciantes de Pedrógão aspiram há tantos anos!
"Pedrógão vai ficar na história... Não vai cá caber tanta gente... As prateleiras vão ficar vazias... VÃO FICAR? Já Estão! Quem é que nunca foi ao MiniP**** e encontrou VÁRIAS parteleiras vazias e as funcionarias na cavaqueira umas com as outras??
"As residenciais a abarrotar..." Só há uma e abarrota com dois ou tres gatos pingado, mesmo que os pobres feirantes tivessem dinheiro para lá ir dormir!!
"O parque de campismo a rebentar pelas costuras..." ha ha essa é a melhor, nem está aberto nem tem costuras, já nãoo é remendado á tanto tempo que até as costuras (vulgo vedação) estao mais que rotas!!
"Bares e restaurantes sem mãos a medir..." Bem... haja alguem que lucre, não pode ser só prejuizo. Á falta de trabalho, que se alegrai o povo com vinho!
Há dias, querido! Que nunca se verão, mesmo nesta estação!
É que com homens pequenos não se pode ir muito longe. Têm a perna curta... A língua é mais comprida que eles próprios. E, quando abrem a boca, tropeçam logo nas asneiras que acabam de dizer!
Louvo a iniciativa da petição contra o ruído! E contra os cheiros e os fumos?! A Direcção da Tertúlia soube interpretar bem o espírito e a vontade dos participantes! Mas, atento o carácter limitado dos acessos a este meio informático, ela tem que ser complementada com outra em papel, a circular entre as populações mais afectadas localmente, na zona do Pibheiro Bordalo! Os idosos que vi em reunião de Câmara a protestar junto do presidente e da vereação, dizendo que nem eles nem os netos dormiam, não os vislumbro a participarem nesta petição electrónica! Por isso, sugiro que alguém lance e coordene esses dois tipos de petição, sob as formas electrónica e em papel!
Já há quem proponha que a Vila Divertida de Pedrógão Grande se passe a chamar de "PETROLÂNDIA" porque, transmitindo-se para todo o país a ideia de sermos o que não somos, quem ouvir o nome há-de pensar que é terra de gente muito rica que nada em petrodólares!
Eu, cá por mim, por ser mais terra-a-terra, proponho o nome de "BRINCOLÂNDIA" porque, aos anos que os autarcas locais andam a brincar com todos nós, acho que é a marca/denominação que melhor se ajusta!
"Petrolândia", Brincolândia" para os escrivas na "NETolândia": espaço impercetível onde brincam adultos crianças! Sentadinhos, não pulam, mas riem com suas bricalheiras...
Eh pá! Dizes, em conclusão, que "à falta de trabalho que se alegrai o povo com vinho"! Essa era a grande máxima no tempo da outra "Senhora"! Receita perfeita com Crendice (Fátima), Futebol, Touros e Fado!
Portanto, concluo eu agora: - não nos falta nada em Pedrógão! Ora vê: 1º Em termos de Crendice, todos acreditam que este presidente é o melhor do mundo e arredores. Por isso temos o Senhor dos Aflitos! 2º Em termos de Festas: - Tascas não faltam na vila, bem frequentadas, onde se dança até em cima das cadeiras, a que já se podem chamar mesmo presidenciais! - É o grande investimento da terra. Fecham restaurantes, abrem bares, com piscina ao lado. Internacionalizam-se os nomes: Open, Vintage, Twiins, Lido, etc. Tudo bem organizado, onde se podem apanhar senhoriais bebedeiras, daquelas de caixão à cova! 3º Em termos de Futebol, esta é a actividade cultural mais prestigiada (e financiada) do concelho, que até já exporta jogadores para os clubes vizinhos/rivais, tantos são os ases da bola formados em S. Mateus. 4º Em termos de Touradas, as festas com animais começam a ser atractivo anual, não fossemos nós o concelho em toda a Zona do Pinhal com maior fama na arte de marrar... desentendidos uns com os outros! 5º Ultimamente até já temos vereadores com nome de fadista e muita gana para o fado. Não esquecendo a muita música que nos dão nas sessões autárquicas! Como vês FJ, nada mudou. A grande máxima do tempo da outra "Senhora" mantém-se no tempo destes outros Senhores!
Tem graça estes bloguistas terem como arma de arremesso apenas os políticos e os autarcas. E aqueles que preferem viver à custa dos rendimentos do estado, tendo bom corpo para trabalhar e esse rendimento dá para todos os dias fazerem vida de café. E aqueles que tendo um emprego não o desempenhan com responsabilidade, fazem o menos possível sem brio e marinbando-se para o público para quem trabalham.Façam uma procura pelos vários serviços públicos da terra. É que quem menos faz é quem mais critica. Chulos não faltam por aí e não são os políticos... só que estes estão mais à mão para serem criticados, quer façam quer não façam. Nunca haverá quem diga bem deles. Aliás não se pode dizer bem porque os políticos dos governo são a maior chunguice que alguma vez se imaginou e quando os bons exemplos não vêm de cima comem todos todos pela mesma medida. E o que acontecerá se de futuro vier alguém que queira pôr ordem na casa? Como vão reagir os interesses instalados que eu até acredito queal guns deles escrevam aqui dizendo mal só para baralhar. Gostava de ver se fossem proibidas as saídas em tempo de serviço, se fosse exigido ao pessoal que atingisse um bom nivel de atendimento e rapidez na solução de problemas...também eram maus porque eram exigentes. Quem foi feito para dizer mal arranja sempre maneira de estar do contra, é a sua maneira de estar, não constrói só destrói e lança o desânimo em quem quer fazer alguma coisa.
Em Pedrógão está-se sempre a inovar. Até na toponímia. Pelo menos é isso o que se depreende das novas placas que a autarquia vai afixando aí pelas paredes da Vila. - A Rua Manuel Rodrigues, ali aos correios, passou a ser dum "Rodriguês" (leia-se: Rodriguez, à espanhola!); - A via Montorroio Farinha, é-o para quem a sobe, porque - para quem a queira descer logo a seguir - passa a ser com manta às costas: Mantorroio Farinha! Mais atenção Sr. Super-vereador da Toponímia pedroguense! Não se esfalfe!
Uns plantam arvores e preservam-nas para uma melhor qualidade de vida, porque sabem que elas contribuem para amenizar os efeitos do clima, produzem oxigênio e dão-nos sobra fresca no verão, pois não é o que a Câmara de Pedrógão Grande pensa e sabem porquê ? Vejam a atrocidade que alguns ignorantes ao serviço da Câmara estão a fazer às àrvores quase centenárias da VARIANTE ou Av. da Casa do Povo. Pelo trabalho que está a ser executado valia mais corta-las pelo pé. VIVA O CONTRIBUTO DO NOVO EXECUTIVO PARA A FRACA QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL DA VILA DE PEDRÓGÂO GRANDE!
agora parece que já está completo o comando nos bombeiros. Subiu um B.3ª e um SubChefe. Pode ser que agora comece as instruções dos bombeiritos !! E os outros vão embora?
è urgente eleiçoes na misericordia!!!Chega de encubrirem o que se passa aos olhos de todos!!!! Já se fala que o novo provedor é alguem da confiança do baixinho!!!Mas parece que é bastante alto e trabalha com ele.....que se cuidem aqueles e aquelas que estão habituadas ao corte e costura!!!!
É o que se pode chamar um AAAAsinho divertido,... saltitão,... integrado no nosso espírito da futura Vila Divertida, da a PEQUENOLÂNDIA, a erguer ali para o lado do Bairro das Fontaínhas!
Assim não vais longe! Queres proteger quem? A ironia, o sarcasmo, de facto, moem fundo! Mas, vá lá, anima-te, porque vem aí o projecto da Vila Divertida! E, se tu não aprecias a genial ideia do Baixinho, ele não te vai querer na banda dele!
Ó anónimo! És político ou autarca, ou..., ou..., ou...? Olha que quem sabe o que faz não desanima! E a crítica, quando justa, é sempre benéfica! ... E, às vezes, até divertida!
então sempre é o andré e o sérgio para o comando dos bombeiros? qual será a intenção? Só lá alta o outro cunhado de lisboa para ser um comando familiar!!! E os outros que tanto demos e continuamos a dar? vamos para a rua???? Aqui há gato.
O André e o Sérgio para o Comando dos Bombeiros, só pode ser uma anedota. Quais foram os serviços onde eles se destacaram até hoje??? Só se foi por serem os recordistas dos piquetes de verão desde sempre!! Este agusto també me está a sair cá um abrunho!!!!!
Não nascente em Pedrógão, pois não!? E deves ser muito novo... ~ e ingénuo! Então não sabes que em Pedrógão somos todos uma Família? Não somos é italianos! Não somos uma Família! E não sabes ainda que temos um monarca... Pequeno, mas reinadio... i. e., muito divertido?
O futuro Provedor, dizes que é: amigo do Presidente, alto, ... e trabalha com ele?
Só há 2 hipóteses! Hipótese 1 e Hipótese 2.
Vejamos:
Hip. 1 - Não cabe na Misericórdia, não consegue entrar!... Ele mesmo evita! A não ser para dar... um "pão" bem dado em alguém! Mas ao que consta,não há em quem... se...não aparece...
Hip. 2 - Não pode acumular mais, senão mata-se... com tanta boa vontade de agradar... para conservar o tacho!
Aventa lá tu ainda a Hipótese 3. Hip. 3 - É o que vai dar seguimento ao Projecto dos Trabalhos Médicos Continuados?...
Hip. 4: Eu proponho o actual Presidente. É a oportunidade de ele, finalmente, fazer alguma coisa boa pelas gentes do concelho... à hora do inevitável adeus!
Na minha opinião, a Vila Divertida de Pedrógão Grande devia integrar uma área de características mais ambientais, criando-se ali uma espécie de jardim zoológico, aproveitando-se dos espécimes locais mais raros. À semelhança do que se fez no concelho de Mora, com a construção do fluviário local, muito apreciado e frequentado pelas crianças e pela população do nosso país, sobretudo a dos sul. Cá vai a ideia: Em Pedrógão pode-se começar a Vila Divertida com as avestruzes, da Ribeira de Pera, os papagaios, da Devesa, as águias de rapina, conformes ao brasão da Vila, os muitos camelos, dos termos de baixo e de cima, os burros, que vão chegando de Lisboa para transporte dos autarcas locais, etc. Creiam em mim. É um êxito absoluto!
ó Alvitre Sertanejo, tens razão, mas par isso tinham de existir burros, ao que parece os burro que existem ai nessa região são só equeles que trabalham, assim fica dificil cara.
Associação de Burros de Portugal. O presidente Godinho
Vem aí o Verão... E a gastronomia é uma boa forma de atrair turistas e promover o concelho. Assim eu sugiro a produção desde já de: - "bolinhos de avestruz", no Mosteiro; e - "miminhos" e "afagos", na Picha.
Não sou da banda dele nem de nenhuma. Apenas da banda 99 FM que dá boa música "captada" pela antena que tenho na minha horta. E sentadinho ouça outra música - será? -... Desconfio que o maestro é o mesmo.
Este blogger está cada vez melhor: denunciante, criativo, informativo e humorístico. E melhor seria se fosse um pouco menos pessoalizado e ofensivo. É por ele que vou sabendo boas "novas" da minha terra. Mas... ficando preocupado com os almudes de vinho e agora a semana do medronho e TT.
Ah, tudo é MEDONHO e TT (Tanta Tolice)!!
Enfim, uma terra desejante na procura intensa do que lhe falta, acaba por resignar-se nas promessas.
Acordei! É uma alegria em Pedrógão. Uma azáfama tremenda, o bulício próprio das grandes vilas do Centro de Portugal. Já antevejo a Vila Divertida que nos prometeram! Com carrosséis, carrinhos de choque, montanhas russas, caravanas de farturas, tudo à grande - como só em Pedrógão é possível - e à fartazana! Vem aí o Dia dos Namorados e, logo depois, o tão festejado Carnaval! Já se vê o vapor de água, das suadas testas, a escapulir-se, ondulante,por entre as telhas do maior edifício que alberga os verdadeiros crânios da Devesa. Compulsivos anunciadores de promessas! Inveterados contadores de histórias! Que acordem também os autarcas dos concelhos vizinhos!... que a concorrência este ano promete, vai ser de romba! Vamo-nos todos divertir, como nunca! Porque a esperança é a última coisa a morrer! E os autores do projecto uns verdadeiros farsantes!
Digam-me lá que eu não sou de cá, só costumo ir às festas nas férias... quem é o super vereador das florestas e do ambiente que mandou decepar as árvores da avenida !
Um grande da Câmara para provedor da misericórdia!!!! ah...ah...ah... deixem-me rir um além de ser alérgico a lá entrar já tem taxos que cheguem e outro não acredito que se meta na alhada, só se for para mandar e ajustar contas com alguém, a não ser que tenha crescido mais um grande na Câmara de Pedrógão e que agente não conheça... é que às vezes andamos desactualizados porque os gajos do jornal da caserna também já começaram a fazer gazeta e as notícias ficam congeladas tal como haviam de ficar determinados politicos que são tão inteligentes que pecam por defeito e em consequência, so sai asneira.
Não percebi essas bocas em que dizes: - que para aceitar "só se fôr para mandar e ajustar contas"! - e a de "ter crescido mais um grande na Câmara de Pedrógão"! Não percebi, confesso. Que eu saiba, crescem mesmo grandes fora da Câmara!...
Esta Maria deve ser um ele pois não fica preocupada mas sim preocupado, acho que ser anonimo masculino ou femenino vai dar ao mesmo, Maria tens que ser verdadeira e em ultimo caso troca de sexo, e já agora fins de semana são dois dias no final da semana, uma semana são 5 dias, assim fiquei baralhado, eu queria ir mas assim não posso. Tens que contar essa das promessas, deita cá p"ra fora, fala... TMN
Acautela-te, pois tens sério rival em Pedrógão. Aqui, para boa inspiração, bastam uns copitos de medronho!
Felizmente que temos a ajuda de um Brasileiro, que aprendeu com os seus antepassados a conduzir os burros do lado de cá do rio!...
Vê tu como eles andam inspirados. Até já sonham com uma Vila Divertida, onde no fim da função possam livremente dar uns trambolhões, e umas piruetas, em que são ases...
O grave, é com a cabeça à roda, com que andam sempre, vão dispensar os carrosséis! Restam-lhes as farturas... até rebentarem!...
Uma dos grandes atractivos da já programada Vila Divertida de Pedrógão vão ser as provas TT... Provas Tudo-Tolo! É evidente, a seguir às provas de medronho! Quem sabe se não será por essa altura que vai lá aparecer o já afamado, ainda que desaparecido, provador! Mais um atractivo, agora para o mulherio!
Ao Sr. Godinho Presidente da Associação dos Burros de Portugal
Reconheço clarividência no que diz. Mais uma razão para recrutar os burros entre aqueles que trabalham. São também os mais baratos, os que cobram menos. Mas se quizer comece por cima, pelos outros, com aparente melhor qualificação. Mas fica pior servido. Cobram mais e trabalham menos. Para os espevitar, lá pelo meio da tarde, pode sempre dar-lhes um copito de medronho da (sua) região! Mas como o Sr. se entende bem com eles, delego em si a melhor opção. Desde que não trambulhem dos carreiros TT abaixo!
Pedrógão mais uma vez à frente dos concelhos da Zona do Pinhal. Agora em termos da inovação tecnológica. Carros TT (Todo-o-Terreno), Jeeps e Kart-Cross movidos a medronho! A construir na futura Zona industrial das Fontaínhas, segundo tudo leva a crer. Eram estes os "brinquedos" a que o Senhor Presidente se referia quando anunciou publicamente que os feirantes iriam proceder à construção local dos seus próprios equipamentos? Esta a grande dúvida que falta esclarecer. Ou será já algum contrato-programa para os próximos anos, firmado com as grandes marcas mundiais do ramo automóvel (Ford, Renault, Opel, Mercedes, BMW, etc.) para tirar os pedroguenses dos carrosséis e das "pistas" da desgraça? Os pedroguenses que fiquem atentos ao sucesso desta evolução tecnológica para que possam ser dos primeiros a adquirir um Ferrari ou um Lamborghini movido a puro medronho da região!
Afirma-se já em Pedrógão Grande que o patrocínio hoje dado às provas TT e ao medronho corresponde a uma manobra de antecipação autárquica, em face das enormes expectativas de um "boom" futuro na cobrança de impostos na venda das viaturas abastecidas a medronho refinado(IVA, Imposto Automóvel, etc.)
Segundo informações obtidas em Coimbra, junto do Engº Penalva dos Serviços Regionais de Agricultura,crê-se numa avalanche de retorno de cidadãos à Zona do Vale do Zêzere (Pedrógão Grande e Sertã),no decorrer dos próximos 4 anos, investindo na plantação de medronheiros e na subsequente refinação do medronho, destinado à indústria automóvel e dos desportos radicais. Segundo apurámos ainda, um dos grandes atractivos da região são os seus acentuados declives naturais e o gosto dos autóctones pela aventura. Em termos contraproducentes, desaparecerá gradualmente o actual deserto (demográfico)sempre muito procurado para isso tipo de provas...
Recomendaria aos eventuais lesados a promoção de um "Abaixo-assinado" porta-a-porta, sobretudo na freguesia da Graça e, depois, um forum com um especialista na matéria.
Reunidos dados objectivos, solicitar a intervenção das entidades competentes e a decisão da Assembleia Municipal, no sentido de ser tomadas as medadas aconselhadas, sem pôr em risco a exisência da fábrica.
Pedrógão precisa de empregos, mas, também, de não perder a beleza e o silêncio de bem-estar por que prima.
É preciso agir com sensatez e sem "ruído", se é que atacamos o ruído.
Pedrógão, hoje mal de pessimismo, ainda é belo e tem futuro.
Pedrógão precisa de acção e discussão democrática, com serenidade e despojamento de ideias e procedimentos corporativos.
Agir e pensar Pedrógão. Linda terra, que o Zêzere, aqui, ainda purifica.
Não são conselhos, não, que não sou cionselheira, mas, isso sim, preocupações por um mau estar que se vivendo em Pedrógão.
Então o Senhor Barão já cortou as barbas? Ou o desaparecido ainda não deu notícias? Não seria preferível fazer novas eleições e ele passar a provedor efectivo?
O corte de árvores na Variante à Vila é obra de mestre... ou de alguém que precisa de lenha para a fogueira?
Até podaram as árvores de particulares. Mal, mas podaram! Para secarem, ou para não fazerem sombra? Não sei que mal faziam à via pública!... Mas se fosse comigo, não faziam farinha!...
É uma tristeza a falta de civismo de uns quantos que circulam de automóvel por Pedrógão... Ali à entrada da Travessa ao lado da Caixa Agrícola não se pode passar de carro, porque alguém se lembra de fazer da boca da via parque de estacionamento diário! E a moda parece estar a pegar porque ao fundo da Travessa António Montarroio Farinha, ali ao lado da Biblioteca Municipal, no cruzamento com a Rua 5 de Outubro, o fado vem sendo o mesmo? E depois dizem que os GNR são maus! A sorte dos infractores é que eles não têm aparecido na altura certa!... Mas um dia destes sou eu que vou estragar o almoço a algum desses condutores de mau porte!...
Em Pedrógão não se festeja o Carnaval porque, segundo as entidades oficiais,os pedroguenses já passam o ano inteiro no faz de conta! Para além dos que fazem de palhaços toda a vida...
Temos que dignificar o medronho e torná-lo como medicamento essencial para curar as tristezas por tudo aquilo que se vê fazer mal nesta Vila de Pedrógão. E que os super podadores não digam que o culpado é o medronho.
Se o Dia dos Namorados não é um dia igual aos outros, em Pedrógão Grande parecia. Mas à noite percebemos que não houvesse ninguém nas ruas... porque: Os velhos, a maioria, todos na cama, no aquecimento! Os novos, a minoria, à lareira... a jogarem à bisca lambida!
Ouvi dizer que querem acabar com o campo de tiro das Fontaínhas. Por que não aproveitam e não o integram no futuro projecto da Vila Divertida? Evitam construir mais uma barraquinha... para dar uns tirinhos (como é habitual nas feiras populares)! Já há tanta barraca em Pedrógão!... Para quê mais uma?
Então a Associação de Caçadores e Pescadores sempre vai fechar? Aproveitem as instalações para casa de provas! Que o Presidente ajuda. Ou mesmo a Sª de Fátima!
Você que é bairrista, já pensou em colaborar com a sua Autarquia? Ajude-a a apresentar um projecto divertido. Dê a sua melhor sugestão! Consigo Pedrógão vai ser Grande! Não hesite. Nós contamos com as suas ideias. Diga-nos também onde gostaria de ver erguido o seu projecto! Contamos com todos os pedroguenses. Contamos consigo!
A mais de dez anos que as obras foram feitas no bairro dp Pranzel nas ainda não chegaram ao fim. Falta canalizar as aguas pluviais que estão a estragar o pavimento da estrada nacional 2.
Acabou o Carnaval. Ora confessem lá!... que Pedrógão está na onda do progresso! Apesar de um dia de chuva e mau tempo os pedroguenses puderam gozar um Entrudo divertido, no quentinho do seu lar, com os amigos e as famílias à lareira... Enquanto os parvos dos figueiroenses se foram molhar e apanhar frio para a rua... O progresso tem destas coisas. Em Pedrógão, ao contrário dos demais concelhos do país, goza-se já um Carnaval virtual, mais saudável e imaginativo. Cada um imagina o Carnaval que quer ou gostaria de ter nos próximos anos... Sentados no sofá, ou no quentinho da cama, imaginam-se as brincadeiras que se querem, as cambalhotas a dar, as corridinhas (rapidinhas ou não) mais glamourosas, a melhor hora de levantar... ou arrear para mais uma soneca... Isto é o que se chama um excelente Carnaval... que, para mais, este ano já pôde ser gozado na nossa anunciada Vila Divertida... Também ela, para melhor condizer, virtual!... Pela amostra, progresso e futuro estão aí, ao contento dos pedroguenses mais crédulos e amigos do remanso... Progresso e futuro virtuais, sempre virtuais... Em projecto... de uma Vila Divertida... de um Pedrógão Virtual!
Grandes taxos, há quem em Pedrógão trabalhe... na Cãmara engenharia floristal, na apflor associação florestal e agora comandante municipal com mais 1500 euros. a isto chamaa-se qualidade de vida! há mas não se esqueçam que não é pra todos, há que ter certos atributos.
Laranja ou Rosa, tanto faz. O que é preciso é alguém que saiba bem o que quer! Ora andar de prova em prova... e não fazer nada que se veja... isso é que não!
O que se passa no Bairro do Pranzel é um bom exemplo do cuidado que se tem pelo desenvolvimento de Pedrógão Grande. E imaginem vocês se o presidente não tinha lá casa...
Comandante municipal de quê? Da protecção civil? Dos bombeiros não é... Explica lá isso melhor, senão eu, nem ninguém, entende o que dizes... Então o responsável máximo da protecção civil no concelho não ´ é o presidente da Câmara?... Explica lá isso melhor, e de onde partiu o despacho e os seus fundamentos. Senão ficamos todos a pensar que são só balelas tuas...
Ando preocupado, com a minha ignorância. Ajudem-me, por favor! Como é que se lança a primeira pedra de um projecto virtual? E que forma assume a inauguração da obra (virtual)final. Faz-se festa? E quem havemos de convidar? Ou um projecto virtual só dá direito a uma festa e convidados virtuais?
Sou um filho de pedrógão e cada vez fico mais de boca aberta com algunas obras feitas na nossa vila. Lá para os lados de centor de Saude o telheiro que mandaram fazer para deichar os doentes de ambulancia é tão grande que os doentes levam com as beiras na cara quando são deixados pelos bombeiros
A pessoa mais indicada para explicar esses aspectos virtuais é, sem dúvida, o Senhor Presidente!Não é ele também o autor desses grandes projectos virtuais? Terás é que esperar sentado... mais 4 anos!
Está de parabéns a Associação de Melhoramentos do Mosteiro. Com a prata da casa comemorou o Carnaval, com convite a quem quiz, e não foram poucos. Valham-nos os mosteirenses para nos levantarem o ânimo e a boa disposição.
CARNAVAL-Têm razão os blogueiros-Em pedrógão é uma tristeza a maior parte passa o carnaval em casa a cozer meias,e a olhar para as telenovelas, tristes parecem velhos e velhas de 9o anos....a olhar para os monos que têm ao lado, talvez a ressonar!alguns e algumas são tão frustados e frustadas que aposto que passaram o carnaval á espera que chegasse o dia de irem trabalhar para apagar as suas FRUSTAÇOES....são umas e uns INFELIZES!!!!!deus lhe valha!!! Viva os pesos,que nos brindou com o enterro do entrudo e que enterro!!!
Ora aí está! Por que não um passeio a terminar na Tasca da Ti Inácia? Ora pensem lá bem nisso. Nesse caso podem levar também os burros... em que eventualmente se transportem. Os camelos, por não beberem, ficam à porta.
Foi tudo pensado, ao fazer-se o telheiro no Centro de Saúde... Caindo as bicas na cara dos doentes, eles arrefecem... pelo que não lhe sobe a febre! Como vês!...
Ainda não consegui perceber se o desaparecimento do provedor é um caso de polícia ou de santidade... Se é de polícia, tem que se procurar. Ele há-de estar em algum lado! Se é de santidade, à imagem de Fátima, há que esperar pela sua revelação!...
Aquilo lá para os lados da Fonte de Baixo segue a bom ritmo... Mas mais parece um mix de pagode chinês e jardins suspensos da Babilónia (em miniatura, está bem de ver)! Só que ainda não sabemos onde vão construir os WC... Provavelmente numa daquelas quelhas!... Ou nos quintais da vizinhança?
Lembra-te do contraste desse telheiro no Centro de Saúde com aquele outro telheiro, amplo e de luxo,erguido na Fonte de Baixo. São esses contrastes que, quando percorremos a Vila, nos divertem a valer! Isso faz parte do grande projecto da VILA DIVERTIDA que ainda recentemente o Sr. Presidente anunciou na Rádio e na TV. Tu é que andas distraído e não ouves os noticiários!
Ó Zeca especioso não te armes em ridiculo, se não sabes cala-te e pergunta às altas patentes deste concelho como é e o que se está a passar, porque isto não é para brincar é a sério.
Uma vez que já temos estátua divertida na rotunda das finanças, acho que a aldeia divertida de pedrógão ficaria muito bem no espaço da antiga feira onde já se encontram estacionados alguns divertimentos. O que é que acham ?
worSabe o Dr. José Silva, presidente da Assembleia de Irmãos, o que se passa hoje na Misericórdia de Pedrógão? Porque não convoca uma Assembleia com carácter de urgência e não promove novas eleições?
Alguns comentários foram movidos deste tópico para o tópico "Comunicado - Comentários ofensivos por parte dos nossos leitores". Pedimos aos nossos leitores que coloquem os seus comentários nos tópicos abertos para o tema que abordam.
digo que a Feira Divertida, a Vila Divertida, ou lá o que lhe queiram chamar, pode ser em qualquer lado, desde que me deixem dormir, com algum dinheirito no bolso... Agora lá promessas, só em Fátima, uma vez por ano!
As gentes das pistas e carrosséis é que parecem ser muito crentes no Senhor Presidente. Eu, cá por mim, estou curado! Mas elas, porque lhe passam à porta, sempre podem socorrer-se do vizinho Senhor dos Aflitos!
Porém, antes disso, comecem à procura no concelho dos 10 (dez!) hectares que o Presidente anunciou publicamente para instalar os carrosséis e as pistas, porque na Zona Industrial das Fontaínhas não estão mais de 7 (sete!) e o espaço de que tu anónimo falas, na Vila (no local da antiga feira), nem metade dessa área existe!
O melhor é aproveitarem o terreno de que a Câmara diz dispôr para construírem mais um santuário, pois, em Pedrógão promessas não faltam para cumprir!
E com as inspecções que aí vêm, e a que todos estão obrigados, mais promessas não vão faltar!
Só há que mudar o santo da Devesa para as Fontaínhas, ou lá para para onde mais vos aprouver... Cá por mim, tudo bem!
COMENTÁRIOS OFENSIVOS POR PARTE DOS PARTICIPANTES DESTE BLOGUE
Nada mais falso se poderia dizer. 1º porque não se registam; 2º porque, se algum teve lugar, a Tesoura do Blogue logo foi usada.
Por isso, recomendo aos leitores desta Tertúlia do Pinhal que dêem uma vista de olhos aos comentários que foram transferidos para, com o Censor afirma, local próprio.
O Tertúlia do Pinhal continua a mover comentários para o tópico "Comunicado - Comentários ofensivos por parte dos nossos leitores". Pedimos novamente aos nossos leitores que comentem no tópico que melhor se enquadra com o tema do seu post.
Venho a este blogue, sempre que posso pois gosto de estar informado. O que jamais me ocorreria era tanta falta de informação por parte de quem escreve e de formação por parte de quem critica, ou diz mal, ou se exprime livremente...e a democracia...e blá...blá...blá... Têm dúvidas?? Procurem junto de quem vos pode REALMENTE esclarecer, não se acobardem! Têm um concelho com um potencial infinito e raro e deitam constantemente tudo e todos por terra!! Acham que têm futuro na nossa terra ao comportarem-se assim?? Pelo menos não tão escuro e bafiento?? Como os vossos cérebros?? É que é de arrrrepiiiiaaar!! Sempre haverão eleições para quem queira mostrar que sabe mais e tem melhores opções! Cheguem-se à frente...não fiquem a rosnar na fila!! Tanta frustração cria rugas e azia!!! Eu sou de Pedrógão Grande! Amo a minha TERRA e sempre que posso divulgo as suas coisas boas e amenizo as menos boas!!Sou crítico, e atento! Mas não destrutivo! Deixem governar quem foi eleito! Se estão descontentes, aproximem-se e exerçam os vossos direitos e DEVERES. Se há actividades que divulgam e promovem a vossa terra e podem constituir potencial de investimento, conheçam-nas melhor, e criem iniciativas! Sabem o que aparece quando se faz uma pesquisa sobre Pedrógão Grande na INTERNET! Aonde formulam as vossas críticas??? Gente a dizer mal uns dos outros e da sua própria terra e QUE PARECEM ESTAGNADOS ...SEM ALTERNATIVAS POSITIVAS POR E PARA PEDRÓGÃO GRANDE! Querem ficar por aqui sozinhos?? A dizer que a culpa foi do outro(a)....já faltou mais..... !! TALVEZ VALHA A PENA PENSAR NISTO! P.S. De acordo com as regras de boa educação, não se contratria a regra, portanto....também sou ANÓNIMO! E bem educado...claro está ;)
Quer-me cá parecer que ainda aí uma grande confusão entre o que cada um diz ser Comando Municipal e comando dos Bombeiros! Vejam lá se se entendem, se acertam as agulhas!
A empresa que se considerou ofendida publicou a sua publicidade neste espaço de "tema livre". Por sua vez, a administração do blogue deu o seu remoque moralista relativamente ao que se passa neste mesmo espaço de "tema livre". Por isso, desculpem lá, mas não entendo por que razão os comentários que produzamos devam ser removidos para outro local. Até por uma simples razão. As pessoas que acabaram por intervir nesse outro espaço (proposto pela administração da Tertúlia do Pinhal) aparentam desconhecer o fio à meada que vem de trás. Só assim se entende que os bloggers do dia 17, pelas 19.23 h, e do dia 18, pelas 16.47 h, possam afirmar que o e-mail daquela empresa foi "bem conseguido", porque foi assinado, e que o seu "comentário é digno porque é assinado e assumido e revela a grandeza de quem o escreve", daí que "felicita a coragem da empresa e da sua gestão". Ora à empresa em questão, se reconheceu o erro que cometeu ao misturar desportos radicais com álcool e se pediu a retirada do anúncio que auto-publicara,só lhe restava mesmo identificar-se para que pudessem dar andamento ao seu pedido formal. Porque, de duas uma, ou nada fazia, e continuaria a ser alvo de chacota de quem leva a vida a sério, ou teria que assumir a sua identidade para que fosse retirado o anúncio alvo de merecida e pública condenação. Assumiu de facto esta última atitude, a única digna de quem se preza e respeita a vida alheia, pelo que também nós louvamos a gerência da empresa por esse rasgo de bom senso! Mas fê-lo contrariada, não de forma consciente e como ordenam as boas regras e a educação cívica (que se aprende ao sair do berço e ao longo da vida no contacto com quem nos rodeia). Fê-lo armado em vítima da má vontade dos conterrâneos e dos concorrentes locais. Fê-lo porque entendeu que a crítica era incisiva, batia fundo, e que não convinha nada para a imagem do seu negócio. Onde está então a grandeza de uma assinatura, se o gerente da citada empresa a faz contrariado, resingando contra tudo e contra todos, armado em santinho de altar, imaculado e senhor da verdade, pronto a cometer erro maior em próxima oportunidade? A grandeza de quem escreve, assina e assume é verdadeiramente real quando nela se nota arrependimento, humildade e desejo de, no futuro, arrepiar caminho. Quando assim vier a suceder, cá estaremos nós também felicitar esse digno cidadão! Até lá, que se tome mas é de juizinho, assumindo as boas práticas que a cidadania exige.
Nós, um grupo de simpáticos e divertidos anciãos e reformados, precisamos de um espaço em Pedrógão Grande para jogar à sueca e à bisca lambida. Agradecemos que nos dêem uma ajuda a encontrá-lo.
PS.: É mesmo só para jogar. Não temos já idade para provas
Sabes o que aparece quando fazes uma pesquisa sobre Pedrógão Grande na Internet?
A pergunta é tua.
A resposta é minha: - NADA!
Nem o Site da Câmara Municipal está actualizado.
Nem um tostão ela gastou na Internet com a promoção do concelho, ao contrário do meritório esforço que a Câmara da Pampilhosa da Serra, que aí tem investido com vários vídeos, a preparar o próximo Verão que aí vem!
Sabes quantas praias fluviais têm cada um dos concelhos à tua volta? Pedrógão tem - UMA (a funcionar)!
Quantas aldeias locais eles candidataram ao programa das Aldeias do Xisto? Pedrógão tem - ZERO!
À falta de um jornal em Pedrógão, este Blog pode funcionar bem como um espaço de informação e diálogo entre todos os pedroguenses. As notícias normalmente não são assinadas. São da responsabilidade da redacção do jornal. Apenas os artigos de opinião são assinados. Por isso, as notícias que aqui forem publicadas são no interesse de todos. Há, portanto, que publicá-las. Acaba-se o diz-diz, o boato. Acaba-se o bla-bla, para passarmos à informação apropriada, ao esclarecimento devido, ao contributo para a afirmação da terra, do concelho, da freguesia. Acabam-se as bocas. Contribui-se para o desenvolvimento local e das relações entre munícipes. Acaba-se com o medo de falar, dizer e comentar. Aprende-se a estar, a comentar e a discutir com nobreza os temas, por mais sérios e melindrosos que eles se possam apresentar. Tentai! Sob o anonimato, mas tentai! Que um dia ainda havemos de poder falar livremente, sem peias de espécie alguma, em Pedrógão. Só assim ele, com os que cá vivem, será de facto Grande!
Temos o direito de informar neste espaço. Temos o direito de esclarecer quem nos lê. Temos o direito de nos expressar como melhor entendemos e sabemos. Temos o direito de criar e formar uma opinião pública. Temos o direito de nos defendermos contra os hipócritas e os falsos. Temos o direito de dizer que o cidadão A presta serviços à entidade CM, que lhos paga. Temos o direito de dizer que o cidadão A não subscreve uma petição a favor das boas práticas ambientais, porque a mesma é para ser entregue à mesma entidade CM. Temos o direito de dizer que o cidadão A não é solidário com os colegas do ramo e os cidadãos directamente prejudicados, porque a entidade CM financia o seu negócio. Temos o direito de "pôr o nome aos bois", se estes existem e os factos são verdadeiros. Quando o Censor corta está a tomar partido por A. Porque encobre A, se a responsabilidade da notícia é do seu próprio autor? Encobre A quando todos o vêem no espaço público concelhio a prestar o serviço, que lhe é pago pela CM. Encobre A a que título? Com que fundamento? Porque é conivente com ele? Porque o conhece? Ou, tão simples, porque de modo irreflectido exorbita as suas funções? Nós, bloguers responsáveis, merecemos mais respeito!
PS.: Ora adivinhem lá quem são o A e a CM de que falamos!...
Ninguém acredita que a actual crise económica tenha fim neste ano que corre. Assim, numa atitude aparentemente de poupança,as árvores da Avenida Eva Correia levaram um corte radical, de modo a proporcionar uma maior porção de madeira para apoio a um qualquer aquecimento central ou lareira pedroguense. Na previsão de entretanto as árvores virem a secar, no próximo ano está já assegurado o stock apropriado a debelar o esperado intenso frio de Inverno. Aguardemos, por tudo isso, que ninguém negligencie um louvor às sumidades que tantas provas de cuidados e carinho têm manifestado pela nossa Vila.
À atenção da Administração do Blog Ainda o medronho
Seria interessante que a Administração deste Blogue verificasse a autoria da resposta dada pelo Anómino, de 7 de Fevereiro, pelas 20.13 horas, que se subscreve como Godinho, Presidente da Associação dos Burros de Portugal. Se calhar vai ter a grande surpresa de a mesma ter partido do computador de alguma empresa brincalhona, que actua na área turística, emitida por alguém que se acha mais esperto que os demais. Será interessante confrontar a origem desse e-mail com a de outros, mais recentes e angustiados, em que se clama por "aqui d'el-rei", que me batem... Fica a dúvida: - quem é que atirou mais um fósforo acesso para o meio da fogueira? Porque, feita uma análise retrospectiva dos factos, só a partir daí se começaram a ver as labaredas! Aqui d'el-rei, já chega de tanto chamusco! Mas que fique a lição!
Contrariando a tradicional "calúnia" de que em Pedrógão Grande nada se faz ou germina, de que não se investe ou inova, quero anunciar que, ao meu tradicional sortido de "pastelinhos de avestruz" (Mosteiro) e "miminhos" da Picha(nas apreciadas versões "deleite" e "afagos"), acabo de acrescentar - destinado sobretudo ao público vegetariano -o excepcional "ensopado de medronho" regional, rico em substâncias excitantes, proteicas e vitamínicas. Aguardamos, para momento mais oportuno, apoio de uma instituição pública para a produção também de uma outra iguaria regional, em fermentação por ora: a tão aguardada sopa de "miolo de figueira". À venda nos locais habituais e, agora também, na nossa sucursal em Pedrógão Pequeno.
Quero sublinhar que este blog já ganhou uma batalha: o combate à publicidade e ao consumo de álcool na região. Parabéns, pois! E o Censor que entenda que, afinal, a boa disposição e a crítica bem dirigida são sempre bem vindas!
Divertida, é toda a Vila. Vê tu o Centro Histórico a desmoronar-se, sem que lhe acudam; O corte de árvores radical na Variante; O Forno romano a apodrecer ao Fundo da Vila; A piscina de Vale de Góis sem remédio à vista; A Fonte dos Namorados ao abandono, enquanto se gastam rios de dinheiro na Fonte de Baixo; A Travessa Dr. Artur David, ali à Devesa, cheia de lama e buracos. O Parque de Campismo sem obras, com o Verão aí a chegar; etc. Por isso, pedroguense anónimo, se andares atento e fores bom observador, como vês, andas sempre divertido. Tens que saber divertir-te com o que vês, que assim também animas os outros: o teu amigo e vizinho. Se assim fizeres, andam todos alegres e divertidos. E,assim, tens uma Vila Divertida onde quer que estejas, que Pedrógão é Grande! Ao passeares por ele, não faltam razões para te divertires!...
Agora que vem aí o Verão proponho umas provas mistas, de carro, de boa cilindrada, entre Pedrógão, Viseu e a Figueira da Foz. Será uma forma útil de ocupar os tempos livres até às próximas festas no Verão... Que me dizem a isso? Ao que consta, já há aí quem ande a ensaiar...
A visivilidade do blog e o seu movimento são devidos na sua maioria ao lixo que publicam.Não é fácil nem barato recorrer-se ás vias judiciais.Tentem ser mesmo sérios e nem um décimo dos comentários aparecem.Moralmente são responsáveis por tudo o que pôem na praça pública.À custa do mal dizer é que não
Divertido ...divertido...é ler este blog. Não há outro que o iguale na técnica do mal dizer! Ninguém de bom senso e com amor próprio se arrisca a envolver-se em qualquer iniciativa para de seguida ser enxovalhado...
Recordamos aqui o Ti Gabriel, do Mosteiro, que nos alegrava nas feiras com os seus ditos e os seus artefactos de cortiça... Desapareceu mais um artesão local e um pedroguense amigo... A melhor homenagem que lhe podem fazer é que outros, mais jovens, venham continuar a sua arte e promover o nosso concelho... Fica a sua memória. Recordemo-lo com o exemplo!
De sublinhar, pelas suas boas iniciativas, estão as gentes da Associação do Mosteiro. Trabalham ao nível das suas possibilidades, sem apoios de ninguém, mas não desistem de trabalhar para conseguirem pagar as dívidas que contraíram com o edifício e salão novos. Assim a Câmara seguisse o exemplo de apoiar essa gente que trabalha. E tu também podes mandar para lá um donativo... em vez de só mandares bocas! Ora aí estaria um bom exemplo de solidariedade e reconhecimento por quem trabalha!
Para quando a conveniente sinalização das novas estradas, a começar do lado de Vila Facaia e Salabordas, Mó, Gravito, IC 8, de modo a que todas elas ajudem os de fora a chegar à Praia do Mosteiro?
Transcrevemos, com a devida vénia, do jornal "O Ribeira de Pera" de 15de Fevº último, a seguinte notícia:
CAPITAL DO SECTOR QUER SER UMA "VILA DIVERTIDA"
(...) "O Dr. João Marques quer (...)transformar Pedrógão numa Vila Divertida". "O projecto do município (que ainda está só no papel) prevê a instalação de carrosséis movidos ----------------------------------- a energia renovável um pouco por ----------------------------------- todo o concelho" (sic). ----------------------- "A ideia da autarquia é criar um ----------------------------------- espaço tipo Ciência Viva (sic), -------------------------- disse o Sr. Presidente da Câmara.
"Queremos colocar equipamentos de diversão a trabalhar através de energia verde, e gostaríamos que ----------------------------------- isso pudesse ser aproveitado de ----------------------------------- uma forma divertida e pedagógica" (sic), ----------------------------------- explica o autarca.
"O município ainda não tem data prevista para avançar com o projecto". "Não está nada concretizado, estamos a começar a arranjar parceiros, nomeadamente ----------------------------------- instituições de ensino superior" (sic), ----------------------------------- esclarece o Dr. João Marques.
Em conclusão:
Quem se diverte à farta é o Sr. Presidente da Câmara, imaginando que somos todos trouxas!
No Valongo fizeram uma estrada nova para os Troviscais, que possibilita ligar a N2 à IC8 com maior rapidez e desembaraço. Mas esqueceram-se de alcatroar à volta da Quinta do Retratista, de modo a poderem regularizar o trânsito dentro da aldeia. É que dois carros não passam ao mesmo tempo, a não serem que botem abaixo os muros laterais! E também se esqueceram de sinalizar que a via é estreita e que tem dois sentidos, e qual o sentido que tem prioridade de trânsito... Esqueceram-se ainda de sinalizar que a via dá acesso aos Troviscais e onde é a entrada do caminho para a Maranhoa... Tudo feita às três pancadas, à maneira dos fala-barato... Aqui fica o recado... As gentes do Valongo agradecem!
Em jeito de resposta ao colega anónimo do dia 21 Fevereiro, 2010 que às 00:48 ficou perturbado com a minha opinião, pergunto: Tem a certeza que sabe pesquisar na Internet? Sabe ler, mas não deve saber interpretar!! Praias Pedrógão tem só uma, que é a possível é óptima bonita e bem frequentada. O site do Município!? É razoável e a precisar de melhorias, como tudo que na vida, não é perfeito. Aldeias de Xisto?? Conhece o Programa de Candidatura?? Sabe o que é isso??? Sabe o que é a Rede das Aldeias de Xisto e assim???....... Pedrógão Grande, tem ZERO, quando há pessoas como você que não sabe responder de acordo com a informação…mas enfim…deve-lhe ter dado um arziiinnnhoooo friiiiio,friooo…. no cérebro bafiento! Foi!!?? Bem me parecia! O Tacho!?? Qual? Aquele que V. Ex.a queria e viu negado!?? Deve ser mais isso!!Defendo o quê!? Defendo-me de gente situacionista que nem sabe o que a rodeia e vive de….sabe Deus o quê....!! Se vou trabalhar?? Claro amigo(a) Todos os dias, felizmente. E Você??
O Ti Gabriel era artesão, bom trabalhador e uma enciclopédia dos tempos idos e vividos. No trabalho rural fez de tudo: resineiro, lagareiro, corticeiro, camponês e artesão, na arte de trabalhar a cortiça.
Era um homem solidário, tratando melhor o enteado que o seu filho...E foi triste, muito triste, que fosse ignorado. Mas... "filho que és, pai serás".
O Gabriel já partiu e não precisou de quem o ignorou. Agora talvez rezem... Que descanse em paz.
O Mosteiro, e Pedrógão, não o esquece. Mais um stand de artesanato vazio, na Feira de Ano.
A Associação dos Caçadores vai fechar? Nem acredito!
Pouco a pouco tudo vai acabando... Agora a esperança recai no projecto da "Vila Divertida", mas não substitui a animação e a autenticidade das associações, onde o convívio acontece por iniciativa e vontade dos conviventes.
Vamos todos dar uma ajudinha para salvar esta "casinha" do bom petisto nos arredores da Vila.
Tenham calma. A ligação Escalos - Coelhal - Troviscais Cimeiros - IC8 já está feita, apenas falta as benificiações e o piso em alcatrão, mas esta obra está incluída nas Grandes Opções do Plano do município há muito tempo. Mas é preciso deixar algo por fazer. Os nossos netos têm de fazer alguma coisa.
Não pode ser tudo de uma vez. O dinheiro não estica; pode é furar bolsos.
Para quando umas casas de banhos no jardim do fundo da vila é que a poucos dias atrás vi uma sanita na retunda do fundo da vila .Pensei que era para começar as obras brevemente!!!!!!!
Então tu propões que os feirantes, "com união e determinação", "prossigam (em Pedrógão) os caminhos de Lisboa"?
Então tu achas que eles iam bater o pé a quem lhes ergueu uma estátua em Pedrógão?
Então tu queres a má-criação e a revolta em Pedrógão quando eles perceberem que a prometida "Vila Divertida" não vai sair do papel?
Ainda te lembras do entulho, em tempo de eleições, há 4 anos atrás, posto à pressa (em declive que inviabilizava a sua utilização), por detrás da Associação dos Caçadores, ali a caminho do Vale da Manta?
Se os pisteiros e os fabricantes de farturas têm memória curta e gostam que lhe contem "estórias divertidas", prepara-te é para uma subscrição pública para erguerem uma estátua ao autor dessas histórias sem fim!
E não vai ser barata a estátua, se pensares que - para bem verem o autor - o vão ter pôr bem alto!
Pinsas, e pinsas bem! Tu já entraste na onda do grande chefe! Aliás, ele é bem amigo da (tua) família Poeira. Não quer que ela saia do concelho! Que diriam de um deserto com mais Calhaus do que Poeiras?
Abro um excepção para o Anónimo de 22, pelas 20.02 horas.
Por norma não respondo a anormais, que insultam quando não têm argumentos,que desconhecem a realidade ou se armam em espertalhões para a ocultar.
Respondo apenas porque se enganou no alvo. Pelos vistos, já por 2 ou 3 vezes. Tem que começar a acertar a pontaria... e a não dizer asneiras ou a odiar pessoas!
Vamos a factos:
- Se não és situacionista, se não tens tacho, porque defendes cegamente o poder local, a asneira, a inércia?
- "Praias: Pedrógão tem só uma, que é a possível (...)", diz o sabichão. E então a prometida Praia do Vau que continua em projecto há mais de 10 anos? E então a piscina flutuante de Vale de Góis, pôdre, sem condições de segurança, que no Verão passado não funcionou? E a Ribeira de Pera, ou do Noudel, ou dos Frades, ou de Mega, não têm mais nenhum local onde se façam praias? O sabichão sabe onde é a aldeia da Horta Cimeira, na Ribeira de Mega, onde há muitos anos existe uma praia fluvial improvisada, tão boa, ou melhor que a do Mosteiro, se aí se investir? O espertalhão sabe onde é o Lagar dos 25, a meia distância entre o Valongo e os Troviscais, local lindíssimo, mais amplo e aberto que o do Mosteiro? O sabichão já falou com as gentes dos Escalos e das Regadas?
- Programa das Aldeias do Xisto, "Site" informático da Câmara e Boletim Municipal. Três em Um, na desinformação autárquica, pois continuamos sem saber que aldeias foram candidatadas e quais as aprovadas. Já agora, o sabichão sabe que a aldeia do Mosteiro podia já ter sido candidatada há 5 ou 6 anos atrás, aquando do anterior mandato do actual Presidente da Câmara Municipal? E sabe que a Picha não viu qualquer racha (abertura) para a sua aprovação? E que com tão má escolha perdeu-se a oportunidade de outra aldeia do concelho ser candidatada? Na verdade, que se saiba, o concelho continua com ZERO Aldeias do Xisto aprovadas. As gentes do Mosteiro, pelo menos, nada sabem e nada viram de concreto até este momento. Só as avestruzes cantam lá!...
Então, ó sabichão! Que dizes? Já agora, devolvo-te o piropo que remeteste ao teu suposto destinatário: - Queres mais ração ou preferes ir conhecer as nossas ribeiras de trutas e água fria? Sugiro-te esta última solução. É que aproveitas e lavas lá esse cérebro "osteoporado"!...
Para que conste, informa-se que na última Assembleia Municipal o Dr. João Marques comunicou que em este ano: vai começar as obras da Variante a Vila Facaia e arrancar com a intervenção no Centro Histórico de Pedrógão Grande. Isto tudo com apenas 2 mandatos de atraso. É de louvar!
O Tertúlia do Pinhal voltou a mover comentários colocados neste artigo para artigos que melhor se enquadram com os comentários publicados pelos nossos leitores. Nota: O Tertúlia do Pinhal vai parar de fazer estes avisos, assim, todos os comentários que abordem um tema para o qual já foi criado um artigo, serão movidos para esse artigo de forma automática. Mais uma vez advertimos os nossos leitores para que devem colocar os seus comentários nos artigos que abordam o tema que desejam comentar, e que só devem comentar no artigo "Tema Livre" caso não haja um artigo aberto para um tema especifico que desejem abordar.
Que ninguém deixe de ler, no local próprio desta Tertúlia, quanto ao projecto "Vila Divertida", o comentário científico do Prof. Dr. José da Luz Cabeças, nosso querido conterrâneo.
Trata-se de um enérgico contributo para o perfeito entendimento desse genial projecto para o futuro, e quiçá, sobrevivência do nosso amado concelho de Pedrógão Grande.
Que ninguém deixe de rezar, todos os dias, para que o Presidente Brito da Pampilhosa da Serra, não se antecipe, roubando-nos essa ideia verdadeiramente luminosa!
Colega Tertuliano Camané Pires, Excepções destas, férteis….em insultos (não confundir com ironia e sarcasmo!!! )nascidos do desconhecimento flagrante de frustrações acumuladas, não são de desperdiçar!!!! E repare bem…quem odeia as pessoas e está de mal com o mundo é V. Ex.a…É EVIDENTE! Depois de um discurso tão revoltado!!! Eu não odeio ninguém, nem a si!!! Era só o que me faltava…. Esses sentimentos só os tem, que os reconhece. Dando-lhe o privilégio da resposta: quanto à inércia e à asneira, defendo-a tanto como V.Ex.a, só não vou é culpar o poder local de tudo e mais alguma coisa…nem o local, nem o outro!! Mas enfim….As regras e os projectos para as praias fluviais não são algo assim tão simples e/ou possível…mas folgo em saber que tem tão boas ideias e sugestões. Porque não propô-las aqui, fomentando-as, em vez de “me afrontar”? Conheço todos esses locais, são bonitos e folgo em saber que também sabe da sua beleza natural, e conhece o nosso património natural tão bem. Também gostava muito de jogar ao “Sabichão” aquele jogo da Majora que fez parte das brincadeiras de tantos miúdos! Aldeias…deXisto….!! Caramba afinal V.E.xa é muito bem informado! Aceite as minhas desculpas!! Ainda não está a 100% mas chega lá! Ah! As avestruzes, não cantam!! Ai, então?? Lá se vai a sapiência! Piropos!? Então mas afinal sou ofensivo ou envio piropos!? E não tinha, nem tenho destinatário(s)…talvez lhe tenha chegado a setinha ao coração?Foi!! oh pá!! Má pontaria!!! Quanto à ração, sou generoso e faço questão de aceitar a que tão amavelmente me oferece, acompanho-o no seu repasto!! Trutas....gosto mais de achigã!! Agradeço a sugestão, de lavar o cérebro não sei o que…”osteosporado”… mas isso como não tenho…nada posso ajudar!! Espero que compreenda. Mas é aqui que lavo a alma regozijando-me com esta fantástica forma de comunicação e arejo as ideias. Gostei de “osteosporar” consigo!
Não entres em crise de ansiedade, porque os manda-chuvas ainda não sabem se devem fazer o WC na Rotunda do Fundo da Vila ou se junto à Fonte de Baixo!...
São decisões difíceis... que envolvem matéria delicada!
Corresponde a uma cabeça dura, cujo cérebro está repleto de buracos, por onde se escapam as raras ideias que - mesmo assim - teima em gerar e o pouco que lhe resta de raciocínio.
Para quando é que está previsto reactivar o teatro em Pedrógão? Alguém sabe? É que o Presidente é um belíssimo contador de histórias... sobretudo para crianças!
Se é aqui nesta Tertúlia que "lavas a alma", "arejas as ideias" e te "regozijas com esta fantástica forma de comunicação", será bom então que o faças de forma sincera, de espírito aberto e descomprometido de qualquer obediência cega ao teu Senhor.
Reconheces que estou bem informado, assim como "folgas em saber" que tenho "tão boas ideias e sugestões" para Pedrógão Grande e a sua região. Entendê-lo já é um bom passo para o diálogo e para a recuperação da tua cegueira.
Afinal, eu não estou sózinho no concelho. Ou meus amigos pensam como eu, e com eles tenho aprendido muito.
Apenas querem ajudar e, tal como eu, para aqui têm debitado as suas propostas e sugestões que, há largos anos, esperam que o poder autárquico pedroguense as agarre e as concretize.
Basta ler com atenção o que aqui se escreve, estudar os assuntos - que é para isso que a Câmara lá tem tantos engenheiros e doutores - e concretizar os projectos que todos anseiam.
Insinuas-te conhecedor das dificuldades de erguer mais uma praia fluvial no concelho. Mas esse - à semelhança de outros projectos que lhe propõem - é o discurso, repetidamente ouvido ao Senhor Presidente da Câmara, para se justificar do pouco ou nada que tem feito ao longo de 4 mandatos no poder. Não te queiras também tu lavar com essas águas, qual Pôncio Pilatos da morte lenta do nosso concelho.
Se te insinuas dos teus conhecimentos autárquicos, quero - a partir de agora - acredirar que os tenhas. Por isso começa a lavar-te com bálsamos que te regenerem o espírito e te protejam da estupidez, falsidade e inércia dominantes.
sera q sou o unico a pensar q sempre q aparece gente nova na camara chovem aki posts de defesa a ma gestao autarquica? deviam haver eleicoes todos os anos, ja agora vale a pena pensar nisto antes q os novatos se desiludam como todos os q por la ja passaram.
2 124 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 1601 – 1800 de 2124 Mais recente› Mais recente»Epá estamos a ficar internacionais, então agora cá vai uma mensagem em inglês pó camarada Eric.
ERIC don't exist any doubt that don't have in Pedrógão Grande one single person that can help you in this problem, because:
1- In Pedrógão Grande and Graça don't exist persons that understand english, only understands the word red wine, nothing more
2- Our governants are too incompetens, and don't have an really objective in learn the problems from Pedrógão Grande people
3- The people from Pedrógão Grande have afraid of reprisals, and because of this they don't do anything to solve this problem.
4- The People fom Pedrógão Grande are so drunk to read and understand this comments. But this is the point that all of you are equal.
Sorry for the true
Pedrógão, capital dos carrosséis!
Pedrógão, Vila Divertida!
Já estou mesmo a antever a cena:
- Vai ser um gozo...
no Bairro das Fontaínhas!
I don´t agree with that the anonymus "Inglês Técnico" said to Eric!
At Pedrógão Grande we are always the best!
Ó Inglês Técnico,
Mentes como ó caraças...
pois há gente em Pedrógão capaz de se assumir publicamente!....
e de soletrar também a palavra "vinho branco"!
E não te admito que me envolvas no rol dos bêbedos que referes!
O Eric que conte comigo!...
Estamos mal. Entre os tertulianos aparece um tal Bordalo Pias...
Ele que se acautele, porque em Pedrógão a regra é,...
ninguém pia!
É voz corrente dizer-se que as cidadades são uma verdadeira selva.
Lisboa não é excepção!
Por isso os homens dos carrosséis se deram lá tão mal?!
Regressaram à sua!
Pudera, depois de tanta macacada!
Digam o que disserem, aparecem aqui assuntos interessantes, criativos e oportunos. Atentem só nesta:
- O inglês ERIC conhece bem Pinheiro Bordalo, quando muitos portugueses nem sabem quem foi "Bordalo Pinheiro".
Pedrógão Grande é, sem dúvida, uma "miscelânea" de cultura. Só falta quem criativamente a saiba aproveitar.
Quem sabe se Bordalo, passando por Pinheirais, descansou ali no Bordalo, com o bordalo, quando visitava - no Casulo - o pintor Malhoa.
Um assunto para descoberta, porque há sempre um Pedrógão desconhecido. Razão de e por ser Grande!
Zé "Petrónio"
já existe novo comandante nos bombeiros diz-se que quem vai subir é o Augusto agora falta saber para quem são os outros que o vão acompanhar.. devem andar todos a guerra a ver quem la chega primeiro
Os feirantes, dos carrocéis e das farturas, podiam trazer todos os seus brinquedos e roullotes para as Fontaínhas e, amanhã mesmo, dar início à grande Vila Divertida do país: a PEQUENOLÂNDIA!
Ó Zé Petrónio,
Essa está bem pensada.
Exercício que é difícil em Pedrógão: usar a cabeça!
Mas haverá que cuidadosamente aferir a cronologia das suas vidas...
Porque Marias há muitas na terra!
Amanhã é que vão ser elas...
Pedrógão vai ficar na história...
Não vai cá caber tanta gente...
As prateleiras vão ficar vazias...
As residenciais a abarrotar...
O parque de campismo a rebentar pelas costuras...
Bares e restaurantes sem mãos a medir...
Esta é que é a Vila Divertida por que os comerciantes de Pedrógão aspiram há tantos anos!
A. Dias Querido
Amigo: A. Dias Querido
"Pedrógão vai ficar na história...
Não vai cá caber tanta gente...
As prateleiras vão ficar vazias... VÃO FICAR? Já Estão! Quem é que nunca foi ao MiniP**** e encontrou VÁRIAS parteleiras vazias e as funcionarias na cavaqueira umas com as outras??
"As residenciais a abarrotar..." Só há uma e abarrota com dois ou tres gatos pingado, mesmo que os pobres feirantes tivessem dinheiro para lá ir dormir!!
"O parque de campismo a rebentar pelas costuras..." ha ha essa é a melhor, nem está aberto nem tem costuras, já nãoo é remendado á tanto tempo que até as costuras (vulgo vedação) estao mais que rotas!!
"Bares e restaurantes sem mãos a medir..." Bem... haja alguem que lucre, não pode ser só prejuizo. Á falta de trabalho, que se alegrai o povo com vinho!
FJ
Há dias, querido!
Que nunca se verão,
mesmo nesta estação!
É que com homens pequenos não se pode ir muito longe. Têm a perna curta...
A língua é mais comprida que eles próprios. E, quando abrem a boca, tropeçam logo nas asneiras que acabam de dizer!
Louvo a iniciativa da petição contra o ruído!
E contra os cheiros e os fumos?!
A Direcção da Tertúlia soube interpretar bem o espírito e a vontade dos participantes!
Mas, atento o carácter limitado dos acessos a este meio informático, ela tem que ser complementada com outra em papel, a circular entre as populações mais afectadas localmente, na zona do Pibheiro Bordalo!
Os idosos que vi em reunião de Câmara a protestar junto do presidente e da vereação, dizendo que nem eles nem os netos dormiam, não os vislumbro a participarem nesta petição electrónica!
Por isso, sugiro que alguém lance e coordene esses dois tipos de petição, sob as formas electrónica
e em papel!
pighth
Já há quem proponha que
a Vila Divertida de Pedrógão Grande se passe a chamar de "PETROLÂNDIA" porque, transmitindo-se para todo o país a ideia de sermos o que não somos, quem ouvir o nome há-de pensar que é terra de gente muito rica que nada em petrodólares!
Eu, cá por mim, por ser mais terra-a-terra, proponho o nome de "BRINCOLÂNDIA" porque, aos anos que os autarcas locais andam a brincar com todos nós, acho que é a marca/denominação que melhor se ajusta!
Ó Zé Petrónio,
Ainda vão é pensar que tu é que és o manda-chuva da "Petrolândia"!
"Petrolândia", Brincolândia" para os escrivas na "NETolândia": espaço impercetível onde brincam adultos crianças!
Sentadinhos, não pulam, mas riem com suas bricalheiras...
E esta hem!!!
Zé Lira
Resposta ao FJ
--------------
Eh pá! Dizes, em conclusão, que
"à falta de trabalho que se alegrai o povo com vinho"!
Essa era a grande máxima no tempo da outra "Senhora"!
Receita perfeita com Crendice (Fátima), Futebol, Touros e Fado!
Portanto, concluo eu agora:
- não nos falta nada em Pedrógão!
Ora vê:
1º Em termos de Crendice,
todos acreditam que este presidente é o melhor do mundo e arredores. Por isso temos
o Senhor dos Aflitos!
2º Em termos de Festas:
- Tascas não faltam na vila, bem frequentadas, onde se dança até em cima das cadeiras, a que já se podem chamar mesmo presidenciais!
- É o grande investimento da terra. Fecham restaurantes, abrem bares, com piscina ao lado. Internacionalizam-se os nomes: Open, Vintage, Twiins, Lido, etc.
Tudo bem organizado, onde se podem apanhar senhoriais bebedeiras, daquelas de caixão à cova!
3º Em termos de Futebol,
esta é a actividade cultural mais prestigiada (e financiada) do concelho, que até já exporta jogadores para os clubes vizinhos/rivais, tantos são os ases da bola formados em S. Mateus.
4º Em termos de Touradas,
as festas com animais começam a ser atractivo anual, não fossemos nós o concelho em toda a Zona do Pinhal com maior fama na arte de marrar... desentendidos uns com os outros!
5º Ultimamente até já temos vereadores com nome de fadista e muita gana para o fado.
Não esquecendo a muita música que nos dão nas sessões autárquicas!
Como vês FJ, nada mudou.
A grande máxima do tempo da outra "Senhora" mantém-se
no tempo destes outros Senhores!
MISERICÓRDIA
------------
Para quando eleições na Santa Casa?
Já basta de encobrimento!
Os Irmãos merecem maior respeito!
Então já decidiram onde colocar a estátua do Baixinho?
Falas verdade FJ ?
A crise já chegou ao MINI?
Nem o PP se safa?
Deves estar enganado!
Devem é a estar a embalar os bens para abrirem loja na nova
VILA DIVERTIDA!
Isso sim!
--------
Nota: PP- Pai do Senhor Presidente
E que tal, aproveitando as novas energias alternativas, fazer uma FONTE MONUMENTAL,
na Vila Divertida?
Reaproveitava-se a água da gestão autárquica dos últimos anos!
Tem graça estes bloguistas terem como arma de arremesso apenas os políticos e os autarcas. E aqueles que preferem viver à custa dos rendimentos do estado, tendo bom corpo para trabalhar e esse rendimento dá para todos os dias fazerem vida de café. E aqueles que tendo um emprego não o desempenhan com responsabilidade, fazem o menos possível sem brio e marinbando-se para o público para quem trabalham.Façam uma procura pelos vários serviços públicos da terra. É que quem menos faz é quem mais critica. Chulos não faltam por aí e não são os políticos... só que estes estão mais à mão para serem criticados, quer façam quer não façam. Nunca haverá quem diga bem deles. Aliás não se pode dizer bem porque os políticos dos governo são a maior chunguice que alguma vez se imaginou e quando os bons exemplos não vêm de cima comem todos todos pela mesma medida. E o que acontecerá se de futuro vier alguém que queira pôr ordem na
casa? Como vão reagir os interesses instalados que eu até acredito queal guns deles escrevam aqui dizendo mal só para
baralhar. Gostava de ver se fossem proibidas as saídas em tempo de serviço, se fosse exigido ao pessoal que atingisse um bom nivel de atendimento e rapidez na solução de problemas...também eram maus porque eram exigentes. Quem foi feito para dizer mal arranja sempre maneira de estar do contra, é a sua maneira de estar, não constrói só destrói e lança o desânimo em quem quer fazer alguma coisa.
Em Pedrógão está-se sempre a inovar.
Até na toponímia.
Pelo menos é isso o que se depreende das novas placas que a autarquia vai afixando aí pelas paredes da Vila.
- A Rua Manuel Rodrigues, ali aos correios, passou a ser dum "Rodriguês" (leia-se: Rodriguez, à espanhola!);
- A via Montorroio Farinha,
é-o para quem a sobe, porque - para quem a queira descer logo a seguir - passa a ser com manta às costas: Mantorroio Farinha!
Mais atenção Sr. Super-vereador da Toponímia pedroguense!
Não se esfalfe!
Uns plantam arvores e preservam-nas para uma melhor qualidade de vida, porque sabem que elas contribuem para amenizar os efeitos do clima, produzem oxigênio e dão-nos sobra fresca no verão, pois não é o que a Câmara de Pedrógão Grande pensa e sabem porquê ? Vejam a atrocidade que alguns ignorantes ao serviço da Câmara estão a fazer às àrvores quase centenárias da VARIANTE ou Av. da Casa do Povo. Pelo trabalho que está a ser executado valia mais corta-las pelo pé. VIVA O CONTRIBUTO DO NOVO EXECUTIVO PARA A FRACA QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTAL DA VILA DE PEDRÓGÂO GRANDE!
agora parece que já está completo o comando nos bombeiros.
Subiu um B.3ª e um SubChefe.
Pode ser que agora comece as instruções dos bombeiritos !!
E os outros vão embora?
è urgente eleiçoes na misericordia!!!Chega de encubrirem o que se passa aos olhos de todos!!!!
Já se fala que o novo provedor é alguem da confiança do baixinho!!!Mas parece que é bastante alto e trabalha com ele.....que se cuidem aqueles e aquelas que estão habituadas ao corte e costura!!!!
Corrigem-se os dizeres das placas toponímicas:
montArroio
mAntorroio
É só AAAAsinho maroto...
de Asneira...
e falta de Atenção!
É o que se pode chamar
um AAAAsinho divertido,...
saltitão,...
integrado no nosso espírito
da futura Vila Divertida, da
a PEQUENOLÂNDIA,
a erguer ali para o lado do
Bairro das Fontaínhas!
Essa de juntar Medronho e provas TT (Todo o Terreno) é o máximo!
Não seria preferível uma prova de burro?
Ó Zé Lira,
Assim não vais longe!
Queres proteger quem?
A ironia, o sarcasmo, de facto,
moem fundo!
Mas, vá lá, anima-te, porque vem aí o projecto da Vila Divertida!
E, se tu não aprecias a genial ideia do Baixinho, ele não te vai querer na banda dele!
Ó anónimo!
És político ou autarca, ou..., ou..., ou...?
Olha que quem sabe o que faz não desanima!
E a crítica, quando justa, é sempre benéfica!
... E, às vezes, até divertida!
Então, quando é que lançam a primeira pedra da VILA DIVERTIDA, anunciada pelo Senhor Presidente?
Estamos cá para ver!
Só à custa do mal dos pedroguenses Pedrógão foi finalmente conhecido por todo o país!
Porque quem tinha a obrigação de velar por eles nunca nada fez!
então sempre é o andré e o sérgio para o comando dos bombeiros?
qual será a intenção?
Só lá alta o outro cunhado de lisboa para ser um comando familiar!!!
E os outros que tanto demos e continuamos a dar? vamos para a rua????
Aqui há gato.
Ó Zé do Telhado,
Agora, em Pedrógão,
Florestas e Ambiente
é o que se chama 2 em 1.
Ou seja, APFLOR e Técnicos da Câmara são os mesmos!
Ainda fazem asneiras?
A não ser que as ordens tenham partido do Supervereador do Ambiente, que se especializou em Coimbra...
a ver podar as árvores da cidade!
Como ainda não cortou nenhuma fita, será que quiz iniciar-se pelo corte de árvores?
Por favor, autores do projecto da VILA DIVERTIDA,
Não se esqueçam de uma casa
para provas!...
Há aí muito almude
para enxertar!...
Depois de um concurso de provas...
Impõe-se um de podas!
Para provas,
nada como uma carninha bem tenra!
acompanhada de um pãozinho, branquinho, em-rosca-cada...
à lareira, no quentinho!
O bombeiral anda descontente,
mas sem razão!
Não votaram nos melhores para a Direcção?
Queixam-se de quê?
O André e o Sérgio para o Comando dos Bombeiros, só pode ser uma anedota. Quais foram os serviços onde eles se destacaram até hoje???
Só se foi por serem os recordistas dos piquetes de verão desde sempre!!
Este agusto també me está a sair cá um abrunho!!!!!
Ó Anónimo de ontem, das 15,22h.
Não nascente em Pedrógão,
pois não!?
E deves ser muito novo... ~
e ingénuo!
Então não sabes que em Pedrógão somos todos uma Família?
Não somos é italianos!
Não somos uma Família!
E não sabes ainda que temos
um monarca...
Pequeno, mas reinadio...
i. e., muito divertido?
A propósito!
Onda pára o adjunto
do Rei cá da Terra?
Anda em provas?
Vá lá, respondam-me!
Tenham misericórdia de mim!
Ó Irmão de 5 de Fevº, às 20.32H,
Aviso, desde já,
que sofro do coração!
O futuro Provedor, dizes que é:
amigo do Presidente, alto,
... e trabalha com ele?
Só há 2 hipóteses!
Hipótese 1 e Hipótese 2.
Vejamos:
Hip. 1 - Não cabe na Misericórdia, não consegue entrar!...
Ele mesmo evita!
A não ser para dar...
um "pão" bem dado em alguém!
Mas ao que consta,não há em quem... se...não aparece...
Hip. 2 - Não pode acumular mais, senão mata-se...
com tanta boa vontade de agradar...
para conservar o tacho!
Aventa lá tu ainda a Hipótese 3.
Hip. 3 - É o que vai dar seguimento ao Projecto dos Trabalhos Médicos Continuados?...
Hip. 4:
Eu proponho o actual Presidente.
É a oportunidade de ele, finalmente, fazer alguma coisa boa pelas gentes do concelho...
à hora do inevitável adeus!
Com tantas alternativas de valor em Pedrógão, eu pergunto:
- as figueiras ainda dão figos?
Na minha opinião, a Vila Divertida de Pedrógão Grande devia integrar uma área de características mais ambientais, criando-se ali uma espécie de jardim zoológico, aproveitando-se dos espécimes locais mais raros.
À semelhança do que se fez no concelho de Mora, com a construção do fluviário local, muito apreciado e frequentado pelas crianças e pela população do nosso país, sobretudo a dos sul.
Cá vai a ideia:
Em Pedrógão pode-se começar a Vila Divertida com as avestruzes, da Ribeira de Pera, os papagaios, da Devesa, as águias de rapina, conformes ao brasão da Vila, os muitos camelos, dos termos de baixo e de cima, os burros, que vão chegando de Lisboa para transporte dos autarcas locais, etc.
Creiam em mim.
É um êxito absoluto!
PETIÇÃO CONTRA OS RUÍDOS
EM PINHEIRO BORDALO
Ora digam-me lá como vai essa petição!
Confesso que estou curioso...
sendo ela electrónica e lançada no 3º Mundo (português)!
ó Alvitre Sertanejo, tens razão, mas par isso tinham de existir burros, ao que parece os burro que existem ai nessa região são só equeles que trabalham, assim fica dificil cara.
Associação de Burros de Portugal.
O presidente
Godinho
as figueiras dão figos enxertados de abrunhos
Na Santa Casa só lá falta mesmo o Presidente para se poder pintar a casa toda de laranja!
Que é que tu tens contra os abrunhos?
Vem aí o Verão...
E a gastronomia é uma boa forma de atrair turistas e promover o concelho.
Assim eu sugiro a produção desde já de:
- "bolinhos de avestruz", no Mosteiro; e
- "miminhos" e "afagos", na Picha.
Não sou da banda dele nem de nenhuma. Apenas da banda 99 FM que dá boa música "captada" pela antena que tenho na minha horta. E sentadinho ouça outra música - será? -... Desconfio que o maestro é o mesmo.
Zé Lira
epa os bombeiros tao mesmo mal o sergio axo muito bem apoio agora o andre o caxopo tem que experiencia de vida...???tao novo .. as conhas sao axim..
Este blogger está cada vez melhor: denunciante, criativo, informativo e humorístico. E melhor seria se fosse um pouco menos pessoalizado e ofensivo.
É por ele que vou sabendo boas "novas" da minha terra.
Mas... ficando preocupado com os almudes de vinho e agora a semana do medronho e TT.
Ah, tudo é MEDONHO e TT (Tanta Tolice)!!
Enfim, uma terra desejante na procura intensa do que lhe falta, acaba por resignar-se nas promessas.
Maria Musa
Acordei!
É uma alegria em Pedrógão.
Uma azáfama tremenda, o bulício próprio das grandes vilas do Centro de Portugal.
Já antevejo a Vila Divertida que nos prometeram!
Com carrosséis, carrinhos de choque, montanhas russas, caravanas de farturas, tudo à grande - como só em Pedrógão é possível - e à fartazana!
Vem aí o Dia dos Namorados e, logo depois, o tão festejado Carnaval!
Já se vê o vapor de água, das suadas testas, a escapulir-se, ondulante,por entre as telhas do maior edifício que alberga os verdadeiros crânios da Devesa.
Compulsivos anunciadores de promessas!
Inveterados contadores de histórias!
Que acordem também os autarcas dos concelhos vizinhos!...
que a concorrência este ano promete, vai ser de romba!
Vamo-nos todos divertir, como nunca!
Porque a esperança é a última coisa a morrer!
E os autores do projecto uns verdadeiros farsantes!
Digam-me lá que eu não sou de cá, só costumo ir às festas nas férias... quem é o super vereador das florestas e do ambiente que mandou decepar as árvores da avenida !
Um grande da Câmara para provedor da misericórdia!!!! ah...ah...ah... deixem-me rir um além de ser alérgico a lá entrar já tem taxos que cheguem e outro não acredito que se meta na alhada, só se for para mandar e ajustar contas com alguém, a não ser que tenha crescido mais um grande na Câmara de Pedrógão e que agente não conheça... é que às vezes andamos desactualizados porque os gajos do jornal da caserna também já começaram a fazer gazeta e as notícias ficam congeladas tal como haviam de ficar determinados politicos que são tão inteligentes que pecam por defeito e em consequência, so sai asneira.
Ó Sempre Atento,
Não percebi essas bocas em que dizes:
- que para aceitar "só se fôr para mandar e ajustar contas"!
- e a de "ter crescido mais um grande na Câmara de Pedrógão"!
Não percebi, confesso.
Que eu saiba, crescem mesmo grandes fora da Câmara!...
Maria Musa
08 Fevereiro, 2010 09:15
Esta Maria deve ser um ele pois não fica preocupada mas sim preocupado, acho que ser anonimo masculino ou femenino vai dar ao mesmo, Maria tens que ser verdadeira e em ultimo caso troca de sexo, e já agora fins de semana são dois dias no final da semana, uma semana são 5 dias,
assim fiquei baralhado, eu queria ir mas assim não posso.
Tens que contar essa das promessas, deita cá p"ra fora, fala...
TMN
Só vos digo uma coisa, o presidente da Câmara se não acerta o passo aos vereadores novos vai ter muita chatice , vai, vai.
Então a escolha do Comando dos Bombeiros foi precedido de mais um pré-cozinhado à pedroguense?
Mas este,com doutor nos preparos, deve fazer menos mal aos estômagos...
se, para mais, já estamos habituados às mixórdias locais!
Maria Musa,
Acautela-te,
pois tens sério rival em Pedrógão.
Aqui, para boa inspiração, bastam uns copitos de medronho!
Felizmente que temos a ajuda de um Brasileiro, que aprendeu com os seus antepassados a conduzir os burros do lado de cá do rio!...
Vê tu como eles andam inspirados.
Até já sonham com uma Vila Divertida, onde no fim da função possam livremente dar uns trambolhões, e umas piruetas, em que são ases...
O grave, é com a cabeça à roda, com que andam sempre, vão dispensar os carrosséis!
Restam-lhes as farturas...
até rebentarem!...
Maria Musa,
Uma dos grandes atractivos da já programada Vila Divertida de Pedrógão vão ser as provas TT...
Provas Tudo-Tolo!
É evidente, a seguir às provas de medronho!
Quem sabe se não será por essa altura que vai lá aparecer o já afamado, ainda que desaparecido, provador!
Mais um atractivo,
agora para o mulherio!
Ao Sr. Godinho
Presidente da Associação dos Burros de Portugal
Reconheço clarividência no que diz. Mais uma razão para recrutar os burros entre aqueles que trabalham. São também os mais baratos, os que cobram menos.
Mas se quizer comece por cima, pelos outros, com aparente melhor qualificação. Mas fica pior servido. Cobram mais e trabalham menos.
Para os espevitar, lá pelo meio da tarde, pode sempre dar-lhes um copito de medronho da (sua) região!
Mas como o Sr. se entende bem com eles, delego em si a melhor opção.
Desde que não trambulhem dos carreiros TT abaixo!
Obrigado
Luís Marinha Grande
Ó Zé Lira
Andas a plantar antenas na horta!?
É para ver se aumenta a frequência?
Ou para os nabos se sentirem mais acompanhados?
Nota que, se autem a frequência, ficam 100...
Maria Alterne corrige:
(...)
... Sem aumentam a frequência, ficam 100... (a dita)
ÓÓÓ... Zé do Telhado,
Explica lá essa do acertar de passo pelos vereadores novos!
Penicos, também chamados de vasos cerâmicos, não se fazem em Pedrógão.
Por isso os vereadores, mesmo o super, podem a continuar a mijar fora do dito!
Agora colchões e pasta para os mesmos, lá isso fazem!
Lá para o lado norte, das neves, das Regadas...
Por isso, nas voltas de Viseu, podem-lhes bem fazer a cama!
Já que as deles ficaram provalmente desfeitas!
Afinal, quem são os manda chuvas do concelho?
Isso de provas TT (todo-o-terreno) com medronho deve ser uma coisa boa!
Tem o patrocínio da Câmara Municipal!
Será que as provas de amor do outro têm duplo patrocínio?
Da Câmara e da Junta?
INOVAÇÃO EM PEDRÓGÃO GRANDE
Pedrógão mais uma vez à frente dos concelhos da Zona do Pinhal.
Agora em termos da inovação tecnológica.
Carros TT (Todo-o-Terreno), Jeeps e Kart-Cross movidos a medronho!
A construir na futura Zona industrial das Fontaínhas, segundo tudo leva a crer.
Eram estes os "brinquedos" a que o Senhor Presidente se referia quando anunciou publicamente que os feirantes iriam proceder à construção local dos seus próprios equipamentos? Esta a grande dúvida que falta esclarecer.
Ou será já algum contrato-programa para os próximos anos, firmado com as grandes marcas mundiais do ramo automóvel (Ford, Renault, Opel, Mercedes, BMW, etc.) para tirar os pedroguenses dos carrosséis e das "pistas" da desgraça?
Os pedroguenses que fiquem atentos ao sucesso desta evolução tecnológica para que possam ser dos primeiros a adquirir um Ferrari ou um Lamborghini movido a puro medronho da região!
Afirma-se já em Pedrógão Grande que o patrocínio hoje dado às provas TT e ao medronho corresponde a uma manobra de antecipação autárquica, em face das enormes expectativas de um "boom" futuro na cobrança de impostos na venda das viaturas abastecidas a medronho refinado(IVA, Imposto Automóvel, etc.)
Segundo informações obtidas em Coimbra, junto do Engº Penalva dos Serviços Regionais de Agricultura,crê-se numa avalanche de retorno de cidadãos à Zona do Vale do Zêzere (Pedrógão Grande e Sertã),no decorrer dos próximos 4 anos, investindo na plantação de medronheiros e na subsequente refinação do medronho, destinado à indústria automóvel e dos desportos radicais.
Segundo apurámos ainda, um dos grandes atractivos da região são os seus acentuados declives naturais e o gosto dos autóctones pela aventura.
Em termos contraproducentes, desaparecerá gradualmente o actual deserto (demográfico)sempre muito procurado para isso tipo de provas...
Invistam, mas não se alejem!
Assunto: Petição sobre o ruído da fábrica.
Recomendaria aos eventuais lesados a promoção de um "Abaixo-assinado" porta-a-porta, sobretudo na freguesia da Graça e, depois, um forum com um especialista na matéria.
Reunidos dados objectivos, solicitar a intervenção das entidades competentes e a decisão da Assembleia Municipal, no sentido de ser tomadas as medadas aconselhadas, sem pôr em risco a exisência da fábrica.
Pedrógão precisa de empregos, mas, também, de não perder a beleza e o silêncio de bem-estar por que prima.
É preciso agir com sensatez e sem "ruído", se é que atacamos o ruído.
Pedrógão, hoje mal de pessimismo, ainda é belo e tem futuro.
Pedrógão precisa de acção e discussão democrática, com serenidade e despojamento de ideias e procedimentos corporativos.
Agir e pensar Pedrógão. Linda terra, que o Zêzere, aqui, ainda purifica.
Não são conselhos, não, que não sou cionselheira, mas, isso sim, preocupações por um mau estar que se vivendo em Pedrógão.
Maria da "Adega"
Então o Senhor Barão já cortou as barbas?
Ou o desaparecido ainda não deu notícias?
Não seria preferível fazer novas eleições e ele passar a provedor efectivo?
O corte de árvores na Variante à Vila é obra de mestre...
ou de alguém que precisa de lenha para a fogueira?
Até podaram as árvores de particulares. Mal, mas podaram!
Para secarem, ou para não fazerem sombra?
Não sei que mal faziam à via pública!...
Mas se fosse comigo, não faziam farinha!...
E as tileiras da Devesa,
que mal fizeram aos pedroguenses para também as maltratarem?
É uma tristeza a falta de civismo de uns quantos que circulam de automóvel por Pedrógão...
Ali à entrada da Travessa ao lado da Caixa Agrícola não se pode passar de carro, porque alguém se lembra de fazer da boca da via parque de estacionamento diário!
E a moda parece estar a pegar porque ao fundo da Travessa António Montarroio Farinha, ali ao lado da Biblioteca Municipal, no cruzamento com a Rua 5 de Outubro, o fado vem sendo o mesmo?
E depois dizem que os GNR são maus!
A sorte dos infractores é que eles não têm aparecido na altura certa!...
Mas um dia destes sou eu que vou estragar o almoço a algum desses condutores de mau porte!...
Em Pedrógão não se festeja o Carnaval porque, segundo as entidades oficiais,os pedroguenses já passam o ano inteiro no faz de conta!
Para além dos que fazem de palhaços toda a vida...
PETIÇÃO CONTRA OS RUÍDOS
Sem prejuízo da petição, os prejudicados devem fazer a sua queixa directamente ao Ministério do Ambiente...
porque se a entregarem na Câmara Municipal, a queixa - seja qual fôr a sua forma ou a gravidade da matéria - vai cair em saco rôto!
Já bebeu o seu medronho hoje?
Faça da nossa terra uma Vila Divertida!
LAGAR DO MOSTEIRO
Finalmente, já abriu!
Um lugar agradável, para um são convívio entre jovens e cotas.
Parabéns aos promotores.
Para uma Vida Divertida,
O medronho é uma alegria!
Se queres passar um dia bem divertido,
mata o bicho bem logo pela manhã.
Mas acautela-te...
senão à noite vais dormir com uma grande osga!
Temos que dignificar o medronho e torná-lo como medicamento essencial para curar as tristezas por tudo aquilo que se vê fazer mal nesta Vila de Pedrógão. E que os super podadores não digam que o culpado é o medronho.
Amanhão é o grande dia dos namorados.
Mas também um bom dia para provas!
Vá lá, sigam o meu conselho.
Todos à Picha...
para comer uns grelhados.
Se preferirem, também é bom,
no Alto da Louriceira.
Se queres verdadeira alegria,
bebe medronho todo o dia!
Se o Dia dos Namorados não é um dia igual aos outros, em Pedrógão Grande parecia.
Mas à noite percebemos que não houvesse ninguém nas ruas...
porque:
Os velhos, a maioria, todos na cama, no aquecimento!
Os novos, a minoria, à lareira...
a jogarem à bisca lambida!
14 de Fevereiro, em Pedrógão Grande: Dia de provas!
Ouvi dizer que querem acabar com o campo de tiro das Fontaínhas.
Por que não aproveitam e não o integram no futuro projecto da Vila Divertida?
Evitam construir mais uma barraquinha... para dar uns tirinhos (como é habitual nas feiras populares)!
Já há tanta barraca em Pedrógão!...
Para quê mais uma?
Então a Associação de Caçadores e Pescadores sempre vai fechar?
Aproveitem as instalações para casa de provas!
Que o Presidente ajuda.
Ou mesmo a Sª de Fátima!
Não me digam que com o fecho da Associação local os pescadores de Pedrógão só vão poder dar banho à minhoca na Figueira da Foz!?
Não seja enfadonho,
Beba um medronho!
Você que é bairrista,
já pensou em colaborar com a sua Autarquia?
Ajude-a a apresentar um projecto divertido.
Dê a sua melhor sugestão!
Consigo Pedrógão vai ser Grande!
Não hesite.
Nós contamos com as suas ideias.
Diga-nos também onde gostaria de ver erguido o seu projecto!
Contamos com todos os pedroguenses.
Contamos consigo!
A Maria que assina de Afradecida no Dia dos Namorados é - mesmo! e apenas! - Maria Agradecida!
Pudera, com tantas provas reais...
e potenciais, em Pedrógão, é mesmo para estar agradecida!
A propósito, para quando eleições para Provedor na Santa Casa de Pedrógão Grande?
Senão, um dia destes, o Barão ainda tropeça nas suas longas barbas!
A mais de dez anos que as obras foram feitas no bairro dp Pranzel nas ainda não chegaram ao fim.
Falta canalizar as aguas pluviais que estão a estragar o pavimento da estrada nacional 2.
Acabou o Carnaval.
Ora confessem lá!... que Pedrógão está na onda do progresso!
Apesar de um dia de chuva e mau tempo os pedroguenses puderam gozar um Entrudo divertido, no quentinho do seu lar, com os amigos e as famílias à lareira...
Enquanto os parvos dos figueiroenses se foram molhar e apanhar frio para a rua...
O progresso tem destas coisas.
Em Pedrógão, ao contrário dos demais concelhos do país, goza-se já um Carnaval virtual, mais saudável e imaginativo.
Cada um imagina o Carnaval que quer ou gostaria de ter nos próximos anos...
Sentados no sofá, ou no quentinho da cama, imaginam-se as brincadeiras que se querem, as cambalhotas a dar, as corridinhas (rapidinhas ou não) mais glamourosas, a melhor hora de levantar...
ou arrear para mais uma soneca...
Isto é o que se chama um excelente Carnaval...
que, para mais, este ano já pôde ser gozado na nossa anunciada Vila Divertida... Também ela, para melhor condizer, virtual!...
Pela amostra, progresso e futuro estão aí, ao contento dos pedroguenses mais crédulos e amigos do remanso...
Progresso e futuro virtuais, sempre virtuais...
Em projecto...
de uma Vila Divertida...
de um Pedrógão Virtual!
Pedrógão Grande
É o exemplo perfeito de um verdadeiro concelho virtual...
É tudo aquilo que queremos que ele seja...
Mas que não passa do que é!
Atraso!...
Grandes taxos, há quem em Pedrógão trabalhe... na Cãmara engenharia floristal, na apflor associação florestal e agora comandante municipal com mais 1500 euros. a isto chamaa-se qualidade de vida! há mas não se esqueçam que não é pra todos, há que ter certos atributos.
O provedor da santa casa est´´a desaparecido, acho ´que já vai sendo tempo de o subtituir. Convoquem lá as eleições. Acabem com o monop+ólio laranja.
Turismo, alegria e um litro de medronho por dia. Eis a receita para as boas caminhadas e apreciar as bonitas paisagens de pedrógão.
Laranja ou Rosa, tanto faz.
O que é preciso é alguém que saiba bem o que quer!
Ora andar de prova em prova...
e não fazer nada que se veja...
isso é que não!
O que se passa no Bairro do Pranzel é um bom exemplo do cuidado que se tem pelo desenvolvimento de Pedrógão Grande.
E imaginem vocês se o presidente não tinha lá casa...
Comandante municipal de quê?
Da protecção civil?
Dos bombeiros não é...
Explica lá isso melhor, senão eu, nem ninguém, entende o que dizes...
Então o responsável máximo da protecção civil no concelho não ´
é o presidente da Câmara?...
Explica lá isso melhor, e de onde partiu o despacho e os seus fundamentos.
Senão ficamos todos a pensar que são só balelas tuas...
Ando preocupado,
com a minha ignorância.
Ajudem-me, por favor!
Como é que se lança a primeira pedra de um projecto virtual?
E que forma assume a inauguração da obra (virtual)final.
Faz-se festa?
E quem havemos de convidar?
Ou um projecto virtual só dá direito a uma festa e convidados virtuais?
Não se esqueçam de ir à Assembleia Municipal, na próxima segunda-feira!
Oportunidade única para mais umas bocas reais...
e muitos projectos virtuais.
Sou um filho de pedrógão e cada vez fico mais de boca aberta com algunas obras feitas na nossa vila. Lá para os lados de centor de Saude o telheiro que mandaram fazer para deichar os doentes de ambulancia é tão grande que os doentes levam com as beiras na cara quando são deixados pelos bombeiros
A pessoa mais indicada para explicar esses aspectos virtuais é, sem dúvida, o Senhor Presidente!Não é ele também o autor desses grandes projectos virtuais?
Terás é que esperar sentado...
mais 4 anos!
Está de parabéns a Associação de Melhoramentos do Mosteiro.
Com a prata da casa comemorou o Carnaval, com convite a quem quiz, e não foram poucos.
Valham-nos os mosteirenses para nos levantarem o ânimo e a boa disposição.
CARNAVAL-Têm razão os blogueiros-Em pedrógão é uma tristeza a maior parte passa o carnaval em casa a cozer meias,e a olhar para as telenovelas, tristes parecem velhos e velhas de 9o anos....a olhar para os monos que têm ao lado, talvez a ressonar!alguns e algumas são tão frustados e frustadas que aposto que passaram o carnaval á espera que chegasse o dia de irem trabalhar para apagar as suas FRUSTAÇOES....são umas e uns INFELIZES!!!!!deus lhe valha!!!
Viva os pesos,que nos brindou com o enterro do entrudo e que enterro!!!
Ora aí está!
Por que não um passeio a terminar na Tasca da Ti Inácia?
Ora pensem lá bem nisso.
Nesse caso podem levar também os burros...
em que eventualmente se transportem.
Os camelos, por não beberem,
ficam à porta.
Ó Manuel Gonçalves,
Foi tudo pensado, ao fazer-se o telheiro no Centro de Saúde...
Caindo as bicas na cara dos doentes, eles arrefecem...
pelo que não lhe sobe a febre!
Como vês!...
Em terras de pasmaceira,
vocês já pensaram num passeio de avestruz?
Até podem fazer umas corridas!...
Era o máximo!
Ainda não consegui perceber
se o desaparecimento do provedor
é um caso de polícia
ou de santidade...
Se é de polícia,
tem que se procurar.
Ele há-de estar em algum lado!
Se é de santidade,
à imagem de Fátima,
há que esperar pela sua revelação!...
Aquilo lá para os lados da Fonte de Baixo segue a bom ritmo...
Mas mais parece um mix de pagode chinês e jardins suspensos da Babilónia (em miniatura, está bem de ver)!
Só que ainda não sabemos onde vão construir os WC...
Provavelmente numa daquelas quelhas!...
Ou nos quintais da vizinhança?
Ó Manuel Gonçalves
Lembra-te do contraste desse telheiro no Centro de Saúde com aquele outro telheiro, amplo e de luxo,erguido na Fonte de Baixo.
São esses contrastes que, quando percorremos a Vila, nos divertem a valer!
Isso faz parte do grande projecto da VILA DIVERTIDA que ainda recentemente o Sr. Presidente anunciou na Rádio e na TV.
Tu é que andas distraído e não ouves os noticiários!
Ó Zeca especioso não te armes em ridiculo, se não sabes cala-te e pergunta às altas patentes deste concelho como é e o que se está a passar, porque isto não é para brincar é a sério.
Uma vez que já temos estátua divertida na rotunda das finanças, acho que a aldeia divertida de pedrógão ficaria muito bem no espaço da antiga feira onde já se encontram estacionados alguns divertimentos. O que é que acham ?
worSabe o Dr. José Silva, presidente da Assembleia de Irmãos, o que se passa hoje na Misericórdia de Pedrógão?
Porque não convoca uma Assembleia com carácter de urgência e não promove novas eleições?
Ainda são precisas mais provas?
Alguns comentários foram movidos deste tópico para o tópico "Comunicado - Comentários ofensivos por parte dos nossos leitores". Pedimos aos nossos leitores que coloquem os seus comentários nos tópicos abertos para o tema que abordam.
Atenção,
Ó Anónimo do dia 17,pelas 13.18 h, e repetente de 19, pelas 9.19 h,
Então tu pensas que eu acho que o assunto não é sério?
Tudo o que se passa na APFLOR e na Câmara também me passa pelo bolso!...
Agora dizeres para eu "perguntar às altas patentes do concelho", isso é que eu não entendo em ti!
Então tu achas que eles dizem alguma coisa, se nem o Boletim Municipal publicam a tempo e horas!? E olha que não é por acaso!
Para pagarem isso à moça, isso tem que ter um despacho e vir publicado num sítio qualquer.
Só te pereguntei quando e onde, e tu não respondeste!
Pelo que só pode ser boca tua!
Se não fôr, ora diz lá que eu também quero saber!
Todos os pedroguenses e sócios da APFLOR têm o direito de saber!
Anónimo, sim! Bocas, não!
VEM AÍ MAIO,
O MÊS DE MAIS PROMESSAS!
Ao Anónimo das 9H22 de hoje,
digo que a Feira Divertida, a Vila Divertida, ou lá o que lhe queiram chamar, pode ser em qualquer lado, desde que me deixem dormir, com algum dinheirito no bolso...
Agora lá promessas, só em Fátima, uma vez por ano!
As gentes das pistas e carrosséis é que parecem ser muito crentes no Senhor Presidente.
Eu, cá por mim, estou curado!
Mas elas, porque lhe passam à porta, sempre podem socorrer-se do vizinho Senhor dos Aflitos!
Porém, antes disso, comecem à procura no concelho dos 10 (dez!) hectares que o Presidente anunciou publicamente para instalar os carrosséis e as pistas, porque na Zona Industrial das Fontaínhas não estão mais de 7 (sete!) e o espaço de que tu anónimo falas, na Vila (no local da antiga feira), nem metade dessa área existe!
O melhor é aproveitarem o terreno de que a Câmara diz dispôr para construírem mais um santuário,
pois, em Pedrógão promessas não faltam para cumprir!
E com as inspecções que aí vêm, e a que todos estão obrigados, mais promessas não vão faltar!
Só há que mudar o santo da Devesa para as Fontaínhas, ou lá para para onde mais vos aprouver...
Cá por mim, tudo bem!
Crentes, olhai por nós!
COMENTÁRIOS OFENSIVOS POR PARTE DOS PARTICIPANTES DESTE BLOGUE
Nada mais falso se poderia dizer.
1º porque não se registam;
2º porque, se algum teve lugar, a Tesoura do Blogue logo foi usada.
Por isso, recomendo aos leitores desta Tertúlia do Pinhal que dêem uma vista de olhos aos comentários que foram transferidos para, com o Censor afirma, local próprio.
o comando municipal vai ser o novo comandante dos Vomveiros.
Poder ser qui agora ele acabe com a indisciplina e com as grandes bobadeiras em serviço.
Eh pá! Deixem-se de coisas!
O Provedor foi hoje visto na Misericórdia!
Ó Bombeira,
Ninguém vos viu, lá na Tojeira, a festejar o Entrudo...
mas não perderam pela demora para o enterrarem!
Sois uns marotos!
Resta-nos esperar que os barbeiros não encerrem neste fim de semana!
O Tertúlia do Pinhal continua a mover comentários para o tópico "Comunicado - Comentários ofensivos por parte dos nossos leitores". Pedimos novamente aos nossos leitores que comentem no tópico que melhor se enquadra com o tema do seu post.
Venho a este blogue, sempre que posso pois gosto de estar informado. O que jamais me ocorreria era tanta falta de informação por parte de quem escreve e de formação por parte de quem critica, ou diz mal, ou se exprime livremente...e a democracia...e blá...blá...blá... Têm dúvidas?? Procurem junto de quem vos pode REALMENTE esclarecer, não se acobardem! Têm um concelho com um potencial infinito e raro e deitam constantemente tudo e todos por terra!! Acham que têm futuro na nossa terra ao comportarem-se assim?? Pelo menos não tão escuro e bafiento?? Como os vossos cérebros?? É que é de arrrrepiiiiaaar!! Sempre haverão eleições para quem queira mostrar que sabe mais e tem melhores opções! Cheguem-se à frente...não fiquem a rosnar na fila!! Tanta frustração cria rugas e azia!!! Eu sou de Pedrógão Grande! Amo a minha TERRA e sempre que posso divulgo as suas coisas boas e amenizo as menos boas!!Sou crítico, e atento! Mas não destrutivo! Deixem governar quem foi eleito! Se estão descontentes, aproximem-se e exerçam os vossos direitos e DEVERES. Se há actividades que divulgam e promovem a vossa terra e podem constituir potencial de investimento, conheçam-nas melhor, e criem iniciativas! Sabem o que aparece quando se faz uma pesquisa sobre Pedrógão Grande na INTERNET! Aonde formulam as vossas críticas??? Gente a dizer mal uns dos outros e da sua própria terra e QUE PARECEM ESTAGNADOS ...SEM ALTERNATIVAS POSITIVAS POR E PARA PEDRÓGÃO GRANDE! Querem ficar por aqui sozinhos?? A dizer que a culpa foi do outro(a)....já faltou mais..... !! TALVEZ VALHA A PENA PENSAR NISTO!
P.S. De acordo com as regras de boa educação, não se contratria a regra, portanto....também sou ANÓNIMO! E bem educado...claro está ;)
Quer-me cá parecer que ainda aí uma grande confusão entre o que cada um diz ser Comando Municipal e comando dos Bombeiros!
Vejam lá se se entendem, se acertam as agulhas!
CENSURA E CIDADANIA
A empresa que se considerou ofendida publicou a sua publicidade neste espaço de "tema livre".
Por sua vez, a administração do blogue deu o seu remoque moralista relativamente ao que se passa neste mesmo espaço de "tema livre".
Por isso, desculpem lá, mas não entendo por que razão os comentários que produzamos devam ser removidos para outro local.
Até por uma simples razão. As pessoas que acabaram por intervir nesse outro espaço (proposto pela administração da Tertúlia do Pinhal) aparentam desconhecer o fio à meada que vem de trás.
Só assim se entende que os bloggers do dia 17, pelas 19.23 h, e do dia 18, pelas 16.47 h, possam afirmar que o e-mail daquela empresa foi "bem conseguido", porque foi assinado, e que o seu "comentário é digno porque é assinado e assumido e revela a grandeza de quem o escreve", daí que "felicita a coragem da empresa e da sua gestão".
Ora à empresa em questão, se reconheceu o erro que cometeu ao misturar desportos radicais com álcool e se pediu a retirada do anúncio que auto-publicara,só lhe restava mesmo identificar-se para que pudessem dar andamento ao seu pedido formal.
Porque, de duas uma, ou nada fazia, e continuaria a ser alvo de chacota de quem leva a vida a sério, ou teria que assumir a sua identidade para que fosse retirado o anúncio alvo de merecida e pública condenação.
Assumiu de facto esta última atitude, a única digna de quem se preza e respeita a vida alheia, pelo que também nós louvamos a gerência da empresa por esse rasgo de bom senso!
Mas fê-lo contrariada, não de forma consciente e como ordenam as boas regras e a educação cívica (que se aprende ao sair do berço e ao longo da vida no contacto com quem nos rodeia).
Fê-lo armado em vítima da má vontade dos conterrâneos e dos concorrentes locais.
Fê-lo porque entendeu que a crítica era incisiva, batia fundo, e que não convinha nada para a imagem do seu negócio.
Onde está então a grandeza de uma assinatura, se o gerente da citada empresa a faz contrariado, resingando contra tudo e contra todos, armado em santinho de altar, imaculado e senhor da verdade, pronto a cometer erro maior em próxima oportunidade?
A grandeza de quem escreve, assina e assume é verdadeiramente real quando nela se nota arrependimento, humildade e desejo de, no futuro, arrepiar caminho.
Quando assim vier a suceder, cá estaremos nós também felicitar esse digno cidadão!
Até lá, que se tome mas é de juizinho, assumindo as boas práticas que a cidadania exige.
Então a Associação dos Caçadores e Pescadores de Pedrógão vai fechar!?
Não acredito!
Nós, um grupo de simpáticos e divertidos anciãos e reformados,
precisamos de um espaço
em Pedrógão Grande
para jogar à sueca e à bisca lambida.
Agradecemos que nos dêem
uma ajuda a encontrá-lo.
PS.: É mesmo só para jogar.
Não temos já idade para provas
Bla, bla, bla,...
Blabla, blabla, blabla...
Bla-bla, bla-bla, bla-bla, ...
Ò Anómimo de ontem, pelas 11H18,
Sabes o que aparece quando fazes uma pesquisa sobre Pedrógão Grande na Internet?
A pergunta é tua.
A resposta é minha: - NADA!
Nem o Site da Câmara Municipal está actualizado.
Nem um tostão ela gastou na Internet com a promoção do concelho, ao contrário do meritório esforço que a Câmara da Pampilhosa da Serra, que aí tem investido com vários vídeos, a preparar o próximo Verão que aí vem!
Sabes quantas praias fluviais têm cada um dos concelhos à tua volta?
Pedrógão tem - UMA (a funcionar)!
Quantas aldeias locais eles candidataram ao programa das Aldeias do Xisto?
Pedrógão tem - ZERO!
Queres mais perguntas?
Defendes o quê!
O tacho ao fim do mês?
Estamos fartos de Bla-Bla dos Situacionistas!
Vai trabalhar!
O BLOG COMO ESPAÇO DE INFORMAÇÃO
À falta de um jornal em Pedrógão, este Blog pode funcionar bem como um espaço de informação e diálogo entre todos os pedroguenses.
As notícias normalmente não são assinadas. São da responsabilidade da redacção do jornal.
Apenas os artigos de opinião são assinados.
Por isso, as notícias que aqui forem publicadas são no interesse de todos. Há, portanto, que publicá-las.
Acaba-se o diz-diz, o boato.
Acaba-se o bla-bla, para passarmos à informação apropriada, ao esclarecimento devido, ao contributo para a afirmação da terra, do concelho, da freguesia.
Acabam-se as bocas.
Contribui-se para o desenvolvimento local e das relações entre munícipes.
Acaba-se com o medo de falar, dizer e comentar.
Aprende-se a estar, a comentar e a discutir com nobreza os temas, por mais sérios e melindrosos que eles se possam apresentar.
Tentai!
Sob o anonimato, mas tentai!
Que um dia ainda havemos de poder falar livremente, sem peias de espécie alguma, em Pedrógão.
Só assim ele, com os que cá vivem, será de facto Grande!
O Censor corta sem razão!
Temos o direito de informar neste espaço.
Temos o direito de esclarecer quem nos lê.
Temos o direito de nos expressar como melhor entendemos e sabemos.
Temos o direito de criar e formar uma opinião pública.
Temos o direito de nos defendermos contra os hipócritas e os falsos.
Temos o direito de dizer que o cidadão A presta serviços à entidade CM, que lhos paga.
Temos o direito de dizer que o cidadão A não subscreve uma petição a favor das boas práticas ambientais, porque a mesma é para ser entregue à mesma entidade CM.
Temos o direito de dizer que o cidadão A não é solidário com os colegas do ramo e os cidadãos directamente prejudicados, porque a entidade CM financia o seu negócio.
Temos o direito de "pôr o nome aos bois", se estes existem e os factos são verdadeiros.
Quando o Censor corta está a tomar partido por A.
Porque encobre A, se a responsabilidade da notícia é do seu próprio autor?
Encobre A quando todos o vêem no espaço público concelhio a prestar o serviço, que lhe é pago pela CM.
Encobre A a que título? Com que fundamento?
Porque é conivente com ele?
Porque o conhece?
Ou, tão simples, porque de modo irreflectido exorbita as suas funções?
Nós, bloguers responsáveis, merecemos mais respeito!
PS.: Ora adivinhem lá quem são o A e a CM de que falamos!...
Ninguém acredita que a actual crise económica tenha fim neste ano que corre.
Assim, numa atitude aparentemente de poupança,as árvores da Avenida Eva Correia levaram um corte radical, de modo a proporcionar uma maior porção de madeira para apoio a um qualquer aquecimento central ou lareira pedroguense.
Na previsão de entretanto as árvores virem a secar, no próximo ano está já assegurado o stock apropriado a debelar o esperado intenso frio de Inverno.
Aguardemos, por tudo isso, que ninguém negligencie um louvor às sumidades que tantas provas de cuidados e carinho têm manifestado pela nossa Vila.
À atenção da Administração do Blog
Ainda o medronho
Seria interessante que a Administração deste Blogue verificasse a autoria da resposta dada pelo Anómino, de 7 de Fevereiro, pelas 20.13 horas, que se subscreve como Godinho, Presidente da Associação dos Burros de Portugal.
Se calhar vai ter a grande surpresa de a mesma ter partido do computador de alguma empresa brincalhona, que actua na área turística, emitida por alguém que se acha mais esperto que os demais.
Será interessante confrontar a origem desse e-mail com a de outros, mais recentes e angustiados, em que se clama por "aqui d'el-rei", que me batem...
Fica a dúvida: - quem é que atirou mais um fósforo acesso para o meio da fogueira?
Porque, feita uma análise retrospectiva dos factos, só a partir daí se começaram a ver as labaredas!
Aqui d'el-rei, já chega de tanto chamusco!
Mas que fique a lição!
Contrariando a tradicional "calúnia" de que em Pedrógão Grande nada se faz ou germina, de que não se investe ou inova, quero anunciar que, ao meu tradicional sortido de "pastelinhos de avestruz" (Mosteiro) e "miminhos" da Picha(nas apreciadas versões "deleite" e "afagos"),
acabo de acrescentar - destinado sobretudo ao público vegetariano -o excepcional "ensopado de medronho" regional, rico em substâncias excitantes, proteicas e vitamínicas.
Aguardamos, para momento mais oportuno, apoio de uma instituição pública para a produção também de uma outra iguaria regional, em fermentação por ora: a tão aguardada sopa de "miolo de figueira".
À venda nos locais habituais e, agora também, na nossa sucursal em Pedrógão Pequeno.
À atenção da Administração do Blog
Quero sublinhar que este blog já ganhou uma batalha:
o combate à publicidade e ao consumo de álcool na região.
Parabéns, pois!
E o Censor que entenda que, afinal, a boa disposição e a crítica bem dirigida são sempre bem vindas!
Numa semana o assunto ficou resolvido!
Actuaçaõ mais eficaz, é quase imposível!
Ó Anónimo de 20, à hora de chegar ao Serviço (11.18 horas)
Depois de acabares de digerires o pequeno-almoço, porque não vais cantar o fado do bandido para outro lado?
É que nós preferimos o fado alegre, gingão e verdadeiro, dos barrigas vazias, dos que sofrem na vida!
Tens que mudar de versos, porque todos te topam a cantiga!
Por favor, ajudem-me!
Em que data é que acaba o mandato da actual Mesa de Irmãos da Misericórdia?
Que é que nos andam a ocultar?
Eih! Anónimo de 19, pelas 9H22,
Divertida, é toda a Vila.
Vê tu o Centro Histórico a desmoronar-se, sem que lhe acudam;
O corte de árvores radical na Variante;
O Forno romano a apodrecer ao Fundo da Vila;
A piscina de Vale de Góis sem remédio à vista;
A Fonte dos Namorados ao abandono, enquanto se gastam rios de dinheiro na Fonte de Baixo;
A Travessa Dr. Artur David, ali à Devesa, cheia de lama e buracos.
O Parque de Campismo sem obras, com o Verão aí a chegar; etc.
Por isso, pedroguense anónimo,
se andares atento e fores bom observador, como vês,
andas sempre divertido.
Tens que saber divertir-te com o que vês, que assim também animas os outros: o teu amigo e vizinho.
Se assim fizeres, andam todos alegres e divertidos.
E,assim, tens uma Vila Divertida onde quer que estejas,
que Pedrógão é Grande!
Ao passeares por ele, não faltam razões para te divertires!...
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
SEGUNDA-FEIRA, DIA 22
QUE NINGUÉM FALTE!
É melhor que ir ao teatro...
e aprende-se muito!
Ó Zé Lira,
de 4 de Fev., às 14.07h,
Que mais nos resta em Pedrógão fazer, senão brincar?
...
Tu também és cá um músico e pêras!
Então quando é que o comando dos Bombeiros toma posse?
Será que estão à espera que acabe de chuver?
Mas se já estão queimados, o melhor é aproveitar já antes que venha uma entreaberta!
Agora que vem aí o Verão proponho umas provas mistas, de carro, de boa cilindrada, entre Pedrógão, Viseu e a Figueira da Foz.
Será uma forma útil de ocupar os tempos livres até às próximas festas no Verão...
Que me dizem a isso?
Ao que consta, já há aí quem ande a ensaiar...
TALVEZ VALHA A PENA PENSAR NISTO:
que Pedrógão já não tem conserto!
-----------------------------------
Senão damos todos em doidos!
Porque já não há mais dúvidas de que a Devesa está cheia de cegos, surdos e... papagaios!
A visivilidade do blog e o seu movimento são devidos na sua maioria ao lixo que publicam.Não é fácil nem barato recorrer-se ás vias judiciais.Tentem ser mesmo sérios e nem um décimo dos comentários aparecem.Moralmente são responsáveis por tudo o que pôem na praça pública.À custa do mal dizer é que não
Ainda por cima censuram as criticas feitas a V.Ex.as.è como digo - falta de nível.
Divertido ...divertido...é ler este blog. Não há outro que o iguale na técnica do mal dizer! Ninguém de bom senso e com amor próprio se arrisca a envolver-se em qualquer iniciativa para de seguida ser enxovalhado...
ADEUS TI GABRIEL (Mosteiro)
Recordamos aqui o Ti Gabriel, do Mosteiro, que nos alegrava nas feiras com os seus ditos e os seus artefactos de cortiça...
Desapareceu mais um artesão local e um pedroguense amigo...
A melhor homenagem que lhe podem fazer é que outros, mais jovens, venham continuar a sua arte e promover o nosso concelho...
Fica a sua memória.
Recordemo-lo com o exemplo!
Envolve-te numa iniciativa decente,
e verás que és louvado!
De sublinhar, pelas suas boas iniciativas, estão as gentes da Associação do Mosteiro.
Trabalham ao nível das suas possibilidades, sem apoios de ninguém, mas não desistem de trabalhar para conseguirem pagar as dívidas que contraíram com o edifício e salão novos.
Assim a Câmara seguisse o exemplo de apoiar essa gente que trabalha.
E tu também podes mandar para lá um donativo... em vez de só mandares bocas!
Ora aí estaria um bom exemplo de solidariedade e reconhecimento por quem trabalha!
O Blog não é um espaço de enxovalho, mas tão só de informação, opinião, expressão de contraditórios e alerta.
Não estás seguro de ti?
Ou és malandro por natureza?
Para quando um tapete novo na estrada da Bouçã a Casais da Francisca?
Cá está uma iniciativa positiva, a que os Blás-blás não respondem!
Para quando a definitiva resolução dos problemas dos barulhos, maus cheiros e fumaça em Pinheiro Bordalo?
Outra inicitiva e resposta interessante que, sem blás-blás, continuamos a aguardar!
Querem uma listagem mais de iniciatiavas concretas a concretizar?
Só queremos ajudar!
Para quando a concretização da Variante a Vila Facaia?
Para quando a conveniente sinalização das novas estradas, a começar do lado de Vila Facaia e Salabordas, Mó, Gravito, IC 8, de modo a que todas elas ajudem os de fora a chegar à Praia do Mosteiro?
O Blá-blá não chega!
Para qundo o alcatroamento da principal via estruturante que liga o norte do concelho à IC 8 e ao Termo de Baixo?
Refiro-me à ligação dos Escalos/Coelhal à estrada Mosteiro/Pedrógão, com acesso directo à IC8?
Desculpas não chegam...
Justificações para nada fazer, também não!
Boas inicitivas não faltam.
Escasseia apenas quem as concretize!
Já chega, Blá-blá?
Oh Blá-blá,
Já chega de propostas concretas, para os teus amigos começarem a executar?
PEDRÓGÃO DOS PEQUENINOS
Transcrevemos, com a devida vénia, do jornal "O Ribeira de Pera" de 15de Fevº último, a seguinte notícia:
CAPITAL DO SECTOR QUER SER UMA "VILA DIVERTIDA"
(...) "O Dr. João Marques quer (...)transformar Pedrógão numa Vila Divertida".
"O projecto do município (que ainda está só no papel) prevê a instalação de carrosséis movidos
-----------------------------------
a energia renovável um pouco por
-----------------------------------
todo o concelho" (sic).
-----------------------
"A ideia da autarquia é criar um
-----------------------------------
espaço tipo Ciência Viva (sic),
--------------------------
disse o Sr. Presidente da Câmara.
"Queremos colocar equipamentos de diversão a trabalhar através de energia verde, e gostaríamos que
-----------------------------------
isso pudesse ser aproveitado de
-----------------------------------
uma forma divertida e pedagógica" (sic),
-----------------------------------
explica o autarca.
"O município ainda não tem data prevista para avançar com o projecto".
"Não está nada concretizado, estamos a começar a arranjar parceiros, nomeadamente
-----------------------------------
instituições de ensino superior" (sic),
-----------------------------------
esclarece o Dr. João Marques.
Em conclusão:
Quem se diverte à farta é o Sr. Presidente da Câmara, imaginando que somos todos trouxas!
Já agora, avanço também eu.
No Valongo fizeram uma estrada nova para os Troviscais, que possibilita ligar a N2 à IC8 com maior rapidez e desembaraço.
Mas esqueceram-se de alcatroar à volta da Quinta do Retratista, de modo a poderem regularizar o trânsito dentro da aldeia.
É que dois carros não passam ao mesmo tempo, a não serem que botem abaixo os muros laterais!
E também se esqueceram de sinalizar que a via é estreita e que tem dois sentidos, e qual o sentido que tem prioridade de trânsito...
Esqueceram-se ainda de sinalizar que a via dá acesso aos Troviscais e onde é a entrada do caminho para a Maranhoa...
Tudo feita às três pancadas, à maneira dos fala-barato...
Aqui fica o recado...
As gentes do Valongo agradecem!
Só em Pedrógão, quando abrem a boca lhes cai um dente, há um grande futuro para a instalação de mais um consultório de dentista!
Em jeito de resposta ao colega anónimo do dia 21 Fevereiro, 2010 que às 00:48 ficou perturbado com a minha opinião, pergunto:
Tem a certeza que sabe pesquisar na Internet? Sabe ler, mas não deve saber interpretar!! Praias Pedrógão tem só uma, que é a possível é óptima bonita e bem frequentada. O site do Município!? É razoável e a precisar de melhorias, como tudo que na vida, não é perfeito.
Aldeias de Xisto?? Conhece o Programa de Candidatura?? Sabe o que é isso??? Sabe o que é a Rede das Aldeias de Xisto e assim???.......
Pedrógão Grande, tem ZERO, quando há pessoas como você que não sabe responder de acordo com a informação…mas enfim…deve-lhe ter dado um arziiinnnhoooo friiiiio,friooo…. no cérebro bafiento! Foi!!?? Bem me parecia! O Tacho!?? Qual? Aquele que V. Ex.a queria e viu negado!?? Deve ser mais isso!!Defendo o quê!? Defendo-me de gente situacionista que nem sabe o que a rodeia e vive de….sabe Deus o quê....!! Se vou trabalhar?? Claro amigo(a) Todos os dias, felizmente. E Você??
Há sempre quem não esqueça gente de bem.
O Ti Gabriel era artesão, bom trabalhador e uma enciclopédia dos tempos idos e vividos. No trabalho rural fez de tudo: resineiro, lagareiro, corticeiro, camponês e artesão, na arte de trabalhar a cortiça.
Era um homem solidário, tratando melhor o enteado que o seu filho...E foi triste, muito triste, que fosse ignorado. Mas... "filho que és, pai serás".
O Gabriel já partiu e não precisou de quem o ignorou. Agora talvez rezem...
Que descanse em paz.
O Mosteiro, e Pedrógão, não o esquece. Mais um stand de artesanato vazio, na Feira de Ano.
Mário do "Pano", como ele me tratava.
A Associação dos Caçadores vai fechar? Nem acredito!
Pouco a pouco tudo vai acabando...
Agora a esperança recai no projecto da "Vila Divertida", mas não substitui a animação e a autenticidade das associações, onde o convívio acontece por iniciativa e vontade dos conviventes.
Vamos todos dar uma ajudinha para salvar esta "casinha" do bom petisto nos arredores da Vila.
Artur "Morcela"
Amigos!
Tenham calma. A ligação Escalos - Coelhal - Troviscais Cimeiros - IC8 já está feita, apenas falta as benificiações e o piso em alcatrão, mas esta obra está incluída nas Grandes Opções do Plano do município há muito tempo. Mas é preciso deixar algo por fazer. Os nossos netos têm de fazer alguma coisa.
Não pode ser tudo de uma vez. O dinheiro não estica; pode é furar bolsos.
Haja calma, para ver melhor e pinsar.
J. M. Poeira
Os Feirantes souberam lutar unidos e com calma e firmeza conseguiram alguns resultados.
Não os esperados, mas conseguiram alguma coisa.
Com esta união e determinação, vão conseguir as instalaçãos há muito prometidas em Pedrógão, para que a "Vila Divertida" seja um facto.
Prossigam aqui os "caminhos" de Lisboa!
Com afoiteza e um copito de medonho
matinal até é divertido.
Zé Zuco
Para quando umas casas de banhos no jardim do fundo da vila é que a poucos dias atrás vi uma sanita na retunda do fundo da vila .Pensei que era para começar as obras brevemente!!!!!!!
Oh! Zé Zuco!
Tu és divertido...
e malandreco!
Então tu propões que os feirantes, "com união e determinação", "prossigam (em Pedrógão) os caminhos de Lisboa"?
Então tu achas que eles iam bater o pé a quem lhes ergueu uma estátua em Pedrógão?
Então tu queres a má-criação e a revolta em Pedrógão quando eles perceberem que a prometida "Vila Divertida" não vai sair do papel?
Ainda te lembras do entulho, em tempo de eleições, há 4 anos atrás, posto à pressa (em declive que inviabilizava a sua utilização), por detrás da Associação dos Caçadores, ali a caminho do Vale da Manta?
Se os pisteiros e os fabricantes de farturas têm memória curta e gostam que lhe contem "estórias divertidas", prepara-te é para uma subscrição pública para erguerem uma estátua ao autor dessas histórias sem fim!
E não vai ser barata a estátua, se pensares que - para bem verem o autor - o vão ter pôr bem alto!
Hei! Hei! Grande J. M. Poeira!
Pinsas, e pinsas bem!
Tu já entraste na onda do grande chefe!
Aliás, ele é bem amigo da (tua) família Poeira.
Não quer que ela saia do concelho!
Que diriam de um deserto com mais Calhaus do que Poeiras?
Então Artur "Morcela",
Já caíste na rede "furada" da Vila Divertida?
Só tu! Ainda te vão chamar Artur "Chouriço"!
De facto, o melhor é ires à pesca de cana...
Abro um excepção para o
Anónimo de 22, pelas 20.02 horas.
Por norma não respondo a anormais, que insultam quando não têm argumentos,que desconhecem a realidade ou se armam em espertalhões para a ocultar.
Respondo apenas porque se enganou no alvo. Pelos vistos, já por 2 ou 3 vezes. Tem que começar a acertar a pontaria... e a não dizer asneiras ou a odiar pessoas!
Vamos a factos:
- Se não és situacionista, se não tens tacho, porque defendes cegamente o poder local, a asneira, a inércia?
- "Praias: Pedrógão tem só uma, que é a possível (...)", diz o sabichão.
E então a prometida Praia do Vau que continua em projecto há mais de 10 anos?
E então a piscina flutuante de Vale de Góis, pôdre, sem condições de segurança, que no Verão passado não funcionou?
E a Ribeira de Pera, ou do Noudel, ou dos Frades, ou de Mega, não têm mais nenhum local onde se façam praias?
O sabichão sabe onde é a aldeia da Horta Cimeira, na Ribeira de Mega, onde há muitos anos existe uma praia fluvial improvisada, tão boa, ou melhor que a do Mosteiro, se aí se investir?
O espertalhão sabe onde é o Lagar dos 25, a meia distância entre o Valongo e os Troviscais, local lindíssimo, mais amplo e aberto que o do Mosteiro?
O sabichão já falou com as gentes dos Escalos e das Regadas?
- Programa das Aldeias do Xisto, "Site" informático da Câmara e Boletim Municipal.
Três em Um, na desinformação autárquica, pois continuamos sem saber que aldeias foram candidatadas e quais as aprovadas.
Já agora, o sabichão sabe que a aldeia do Mosteiro podia já ter sido candidatada há 5 ou 6 anos atrás, aquando do anterior mandato do actual Presidente da Câmara Municipal?
E sabe que a Picha não viu qualquer racha (abertura) para a sua aprovação?
E que com tão má escolha perdeu-se a oportunidade de outra aldeia do concelho ser candidatada?
Na verdade, que se saiba, o concelho continua com ZERO Aldeias do Xisto aprovadas.
As gentes do Mosteiro, pelo menos, nada sabem e nada viram de concreto até este momento. Só as avestruzes cantam lá!...
Então, ó sabichão! Que dizes?
Já agora, devolvo-te o piropo que remeteste ao teu suposto destinatário: - Queres mais ração ou preferes ir conhecer as nossas ribeiras de trutas e água fria?
Sugiro-te esta última solução. É que aproveitas e lavas lá esse cérebro "osteoporado"!...
Para que conste, informa-se que na última Assembleia Municipal o Dr. João Marques comunicou que em este ano:
vai começar as obras da Variante a Vila Facaia
e arrancar com a intervenção no Centro Histórico de Pedrógão Grande.
Isto tudo com apenas 2 mandatos de atraso.
É de louvar!
Temos fé que comecem também as obras no Parque de Campismo!
Eu estou desejoso de um bom banhinho na Praia do Vau!
Oh! Poeira,
Tens toda a razão!
Não vamos arranjar Presidente tão solidário como este.
Senão, quem o vier substituir corre o risco de não ter nada que fazer!
Caro Anónimo do dia 22, pelas 22h02
Desculpa desiludir-te.
Eu não fiquei perturbado com as tuas opiniões...
O que me preocupa, mesmo,...
são as tuas asneiras...
e má-criação!
Ah Grande Fadista!
Já tens música para a letra do dia 22, na actuação das 20.02 horas?
Em caso negativo, aparece!
Que eu também sou mulher boa para...
te dar música!...
e enrolar!
O Tertúlia do Pinhal voltou a mover comentários colocados neste artigo para artigos que melhor se enquadram com os comentários publicados pelos nossos leitores.
Nota: O Tertúlia do Pinhal vai parar de fazer estes avisos, assim, todos os comentários que abordem um tema para o qual já foi criado um artigo, serão movidos para esse artigo de forma automática.
Mais uma vez advertimos os nossos leitores para que devem colocar os seus comentários nos artigos que abordam o tema que desejam comentar, e que só devem comentar no artigo "Tema Livre" caso não haja um artigo aberto para um tema especifico que desejem abordar.
Olá, Camané (Fadista),
E para quando a construção da ETAR (Estação de Tratamento das Águas Residuais)do Mosteiro, para recepção dos esgotos da zona?
Olha que o pessoal dos Troviscais também para lá quer mandar a merda (ou se preferires, as "águas residuais")!
Ainda mais agora que sabemos que neste concelho se aproveita tudo.
Menos quem nada faz!
Que se faça luz no concelho!
Mas que o Senhor mande dissipar os maus cheiros que se sentem há
muito!
Provavelmente vêm dos lagares ao fundo da Vila!
ATENÇÃO
Que ninguém deixe de ler, no local próprio desta Tertúlia, quanto ao projecto "Vila Divertida", o comentário científico do Prof. Dr. José da Luz Cabeças, nosso querido conterrâneo.
Trata-se de um enérgico contributo para o perfeito entendimento desse genial projecto para o futuro, e quiçá, sobrevivência do nosso amado concelho de Pedrógão Grande.
Que ninguém deixe de rezar, todos os dias, para que o Presidente Brito da Pampilhosa da Serra, não se antecipe, roubando-nos essa ideia verdadeiramente luminosa!
Colega Tertuliano Camané Pires,
Excepções destas, férteis….em insultos (não confundir com ironia e sarcasmo!!! )nascidos do desconhecimento flagrante de frustrações acumuladas, não são de desperdiçar!!!! E repare bem…quem odeia as pessoas e está de mal com o mundo é V. Ex.a…É EVIDENTE! Depois de um discurso tão revoltado!!! Eu não odeio ninguém, nem a si!!! Era só o que me faltava…. Esses sentimentos só os tem, que os reconhece.
Dando-lhe o privilégio da resposta: quanto à inércia e à asneira, defendo-a tanto como V.Ex.a, só não vou é culpar o poder local de tudo e mais alguma coisa…nem o local, nem o outro!! Mas enfim….As regras e os projectos para as praias fluviais não são algo assim tão simples e/ou possível…mas folgo em saber que tem tão boas ideias e sugestões. Porque não propô-las aqui, fomentando-as, em vez de “me afrontar”? Conheço todos esses locais, são bonitos e folgo em saber que também sabe da sua beleza natural, e conhece o nosso património natural tão bem. Também gostava muito de jogar ao “Sabichão” aquele jogo da Majora que fez parte das brincadeiras de tantos miúdos! Aldeias…deXisto….!! Caramba afinal V.E.xa é muito bem informado! Aceite as minhas desculpas!! Ainda não está a 100% mas chega lá! Ah! As avestruzes, não cantam!! Ai, então?? Lá se vai a sapiência!
Piropos!? Então mas afinal sou ofensivo ou envio piropos!? E não tinha, nem tenho destinatário(s)…talvez lhe tenha chegado a setinha ao coração?Foi!! oh pá!! Má pontaria!!!
Quanto à ração, sou generoso e faço questão de aceitar a que tão amavelmente me oferece, acompanho-o no seu repasto!! Trutas....gosto mais de achigã!!
Agradeço a sugestão, de lavar o cérebro não sei o que…”osteosporado”… mas isso como não tenho…nada posso ajudar!! Espero que compreenda. Mas é aqui que lavo a alma regozijando-me com esta fantástica forma de comunicação e arejo as ideias. Gostei de “osteosporar” consigo!
Ó Manuel Gonçalves,
Não entres em crise de ansiedade,
porque os manda-chuvas ainda não sabem se devem fazer o WC na Rotunda do Fundo da Vila ou se junto à Fonte de Baixo!...
São decisões difíceis...
que envolvem matéria delicada!
O anónimo do dia 22, pelas 20H02,
de tanto defender a Câmara cheira mesmo a vereador novo!
Convencido e toleirão!
A quem lhe saiu a sorte grande!
Então e o lavadouro? Já foi limpo ou ainda não? Da ultima vez que la passei aquilo estava cheio de musgo e lodo.
Respondo ao Anónimo do dia 25, pelas 18.34 horas
Cá vai uma ajuda graciosa.
Cérebro osteoporado:
____________________
Corresponde a uma cabeça dura, cujo cérebro está repleto de buracos, por onde se escapam as raras ideias que - mesmo assim - teima em gerar e o pouco que lhe resta de raciocínio.
Para quando é que está previsto reactivar o teatro em Pedrógão?
Alguém sabe?
É que o Presidente é um belíssimo contador de histórias...
sobretudo para crianças!
Ao Anómimo de 25, pelas 18.34 h:
Se é aqui nesta Tertúlia que "lavas a alma", "arejas as ideias" e te "regozijas com esta fantástica forma de comunicação", será bom então que o faças de forma sincera, de espírito aberto e descomprometido de qualquer obediência cega ao teu Senhor.
Reconheces que estou bem informado, assim como "folgas em saber" que tenho "tão boas ideias e sugestões" para Pedrógão Grande e a sua região. Entendê-lo já é um bom passo para o diálogo e para a recuperação da tua cegueira.
Afinal, eu não estou sózinho no concelho. Ou meus amigos pensam como eu, e com eles tenho aprendido muito.
Apenas querem ajudar e, tal como eu, para aqui têm debitado as suas propostas e sugestões que, há largos anos, esperam que o poder autárquico pedroguense as agarre e as concretize.
Basta ler com atenção o que aqui se escreve, estudar os assuntos - que é para isso que a Câmara lá tem tantos engenheiros e doutores - e concretizar os projectos que todos anseiam.
Insinuas-te conhecedor das dificuldades de erguer mais uma praia fluvial no concelho. Mas esse - à semelhança de outros projectos que lhe propõem - é o discurso, repetidamente ouvido ao Senhor Presidente da Câmara, para se justificar do pouco ou nada que tem feito ao longo de 4 mandatos no poder.
Não te queiras também tu lavar com essas águas, qual Pôncio Pilatos da morte lenta do nosso concelho.
Se te insinuas dos teus conhecimentos autárquicos, quero - a partir de agora - acredirar que os tenhas. Por isso começa a lavar-te com bálsamos que te regenerem o espírito e te protejam da estupidez, falsidade e inércia dominantes.
sera q sou o unico a pensar q sempre q aparece gente nova na camara chovem aki posts de defesa a ma gestao autarquica? deviam haver eleicoes todos os anos, ja agora vale a pena pensar nisto antes q os novatos se desiludam como todos os q por la ja passaram.
tótó
Ó Camané...eh pá...vomecê já foi candidato e perdeu as eleições?!! É que parece mesmo.....
Enviar um comentário