19 maio 2006

Foi oficialmente aberta a época dos incêndios, estamos preparados?

No passado dia 15 foi oficialmente aberta a época dos incêndios, não é que este tipo de catástrofe só surja num período especifico, mas as condições para a ocorrência da mesma, altas temperaturas e humidades relativas baixas, começam a ser mais propicias nesta altura do ano. Foi uma antecipação em relação aos anos anteriores, em que a época oficial dos incêndios só se iniciava no decorrer do mês Junho.
A estratégia do governo, em alguma conformidade com aquilo que tem sido em anos anteriores, passa pela criação de 4 fases de actuação, onde cada fase tem associada uma logística em conformidade com os desafios a esta inerentes.
O distrito de Leiria, para o período compreendido entre15 de Maio e 30 de Junho (a designada fase bravo) tem ao seu dispor: 1 helicóptero estacionado em Figueiró dos Vinhos (pela primeira vez nesta fase), 14 equipas de combate a incêndios florestais, um grupo de reforço a incêndios florestais e uma equipa helitransportada com elementos de apoio logístico (num total de 115 Homens, mais 91% que em igual período do ano passado).
No período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Setembro (a designada fase charlie), o distrito terá à sua disposição: 2 helicópteros, 1 de porte médio (Figueiró dos Vinhos) e 1 de porte ligeiro (Pombal), 1 avião aerotanque ligeiro (pela primeira vez no distrito, estacionado em Leiria), 34 equipas de combate a incêndios, 18 equipas logísticas, um grupo de reforço a incêndios florestais, duas equipas helitransportadas, 10 elementos de apoio logístico e seis elementos de Comando de permanência às operações (num total de 280 elementos em permanência, mais 33% relativamente a igual período do ano passado).
A estes números acrescem ainda os milhares de Bombeiros Voluntários que fazem parte das corporações de bombeiros do distrito (25) e distritos adjacentes.
Tentei obter números sobre o distrito de Castelo Branco, mas até à data não consegui obter dados concretos, sei no entanto que haverá um aumento de meios humanos e materiais (aéreos e terrestres), durante a fase charlie, de cerca 16%.
De 1 a 15 de Outubro, na fase Delta, o dispositivo volta a ter o mesmo número de elementos da fase Bravo, a partir de 15 de Outubro os meios disponibilizados serão semelhantes aos dos anos anteriores.
Este ano haverá uma nova força de intervenção para combate aos incêndios, denominada por GIPs (Grupo de Intervenção Permanente), é uma força do seio da GNR que está preparada para combate a fogos nascentes e contará com uma unidade em Figueiró dos Vinhos.
A aposta do governo em instrumentos de acção parece ser inequívoca, e a prevenção? Limpeza das matas, reordenação das florestas, limpeza e criação de caminhos florestais, etc.
Não me sentirei estupefacto se a área ardida deste ano for menor que a do ano transacto. Haverá mais algum km2 de terra para arder? Talvez ande a ficar pessimista, talvez seja um estado de espírito consequente da minha portugalidade, talvez ….

67 comentários:

Anónimo disse...

Para correr bem é só por o Assessor da Presidencia, Joao Bucha a patrulhar a floresta de Moto 4

Anónimo disse...

è o regresso dos XULOS dos piquetes!!Cuidado comecem a usar anticocepcionais!!

Anónimo disse...

Mas o XULO DO COMAMDANTE, NÃO ERA PARA TER SAIDO!!sERÁ POR CAUSA DOS 15OO EUROS QUE RECEBE DA TECNILÓGOCA!mAIS uM......

Anónimo disse...

Mas ele trabalha na tecnologica?

Anónimo disse...

Estranho, em vez de época oficial dos incendios porque não abrem a época oficial de combate aos incendios. É tudo interesses economicos. Enquanto não comprarem meios aéreos próprios e profissionalizarem os bombeiros isto não melhorará. Obriguem os prdos terrenos a limpar as matas, se eu tenho um carro tb sou obrigado a fazer inspecções, se quero ter um bem tenho de pagar por ele e mantelo em conformidade.

Anónimo disse...

... Obriguem os donos dos terrenos a limpar as matas, se eu tenho um carro tb sou obriga ... Era isto que queria dizer

Anónimo disse...

é empregado da cambra!E ao mesmo tempo trabalha na tecnológica e ao mesmo tempo é comamdante e ao mesmo tempo tá no quartel,na piscina,no pavilhão e na tecnológica!!

Anónimo disse...

é só gajos com dor de cotovelo, isto tem de passar a ser o cantinho dos gajos com dor de cotovelo. será que estes senhores que falam dos outros, só estão à espera de taxos, será que iriam fazer melhor do que os que la estão.... pelo menos criticar acham sabem...

Anónimo disse...

visto aqui de figueiró, aí em pedrogao sao muito castiços! começaram a falar e fogos acabaram nos tachos...

Anónimo disse...

os taxos precisam de lume

Anónimo disse...

A ser verdade esses tachos todos do Comandante, é vergonhoso, mas realmente quem o viu e quem o vê. Pedrógão está cada vez mais podre e cheio de oportunistas e analfabetos, porque os instruídos são mandados para fora, porque cá não os querem a trabalhar. Estão os quadros cheios, mas é de pessopas do partido deles. à oposição não ~há lugar a nada, mesmo que sejam pessoas com mais capacidades e educação. Estamos entregues a bichos...

Anónimo disse...

Mas alguem me diz o que o tal comandante faz na escola?

Anónimo disse...

Olhaaaaaaaaaaaaaaa a sardinha fresquinha!

Anónimo disse...

Já ninguem limpa a matas!? Como é que alguém pode limpar as matas se aquilo está cheio de bostas!! Ah, Ah... Será que o pessoal não pode limpar o rabinho a caruma! Não há condições...

Anónimo disse...

aiaiaiaiaiaiaiii! Quem tem sardinha melhor que a minha!? Suas, suas peixeiras, seus talhantes a cortar nos taxos!

Anónimo disse...

falar dos fogos? Falem é de futebol, pk o pedrogao ta em 1º lugar!

Anónimo disse...

Sim, sim...falar do pedroguense e do dinheiro que algumas vedetas recebem!a saber: Valente (perto de 90contos); os irmaos metralha (80contos cada um); Likas (80 contos), Assa (50 contos); Tata (40 contos) Luis filipe( 50 contos) Rodrigo e palheira (pelo menos 60 contos cada um) Ze pele (pelo menos 1000euros)... E depois temos os outro a ganharem 20 e tal contos e 30 contos e o coitado do neves a ganhar ZERO! Sim, ZERO! ate tem despesas nas deslocações!

Anónimo disse...

Voltando aos bombeiros o que está a dar é o nosso segundo comamdante a partir porta,garrafas e montras no ROTUNDA. as 2 da manhã!Parecia um pipo ambulante!E ainda por cima fardado!Ainda bem que não foi só eu á porrada no bar dos bombeiros!

O Observador disse...

O Jornal de Noticias relata o incêndio da passada 5ª feira em Figueiró dos Vinhos, onde os G.I.P’s deram o primeiro ar da sua graça, da seguinte forma: GNR inicia combate aos fogos com muitas falhas logísticas (…) Os helicópteros que servem as equipas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR não estão certificados para helicordagem, o que constitui uma limitação no acesso a todos os cenários de fogo. O obstáculo é o mais flagrante entre outras dificuldades - nomeadamente logísticas - com que as várias secções do grupo se têm confrontado na fase de instalação no terreno (…) A estreia no contacto com as chamas deu-se na quinta-feira passada e é descrita pelo comandante da companhia com orgulho. "Em Figueiró dos Vinhos ardeu meio hectare, junto à vila. Actuámos em parceria com os bombeiros e correu muito bem", garante. (…)Nos primeiros dias foram identificadas dificuldades nas comunicações. "Mas está a fazer-se um grande esforço" e ainda esta semana "deverá estar tudo resolvido". Lidar com um helicóptero diferente do da formação exigiu também pequenas adaptações e não pode haver voos de treino, porque o tempo, devido aos custos, "é contado ao minuto". Todas as saídas estão dependentes de chamada ou autorização prévia do comando distrital de operações, em Coimbra, que aglutina também o centro de detecção. A falta de certificação para helicordagem é também minimizada, por a técnica ser "pouco usada" no combate a fogos. "Na perspectiva da GNR, estamos a ser transportados prioritariamente para o helicóptero aterrar. Quando as condições não permitirem, ou pousamos o mais próximo possível ou regressamos à base",

Anónimo disse...

O gajo que esta a flr do Recreio anda muito mal informado. Olha tu eras da direcçao do ano passado, não deste ano ok??? tem calma, eu sei que andas descompensado!!! O Neves recebe dinheiro, não anda lá de borla, e em relaçao aos ordenados dos jogadores, alguns deles nao recebem esse dinheiro. Tens de ter mais calma o teu tempo ja lá vai...

Anónimo disse...

Esses jogadores que ganham 20 0u 30 contos deveriam faltar aos jogos, para se ver se fazem ou não lá falta. Porque ganham os metralhas e o Rodrigo mais do que eles? Sejam honesto e paguem a todos o mesmo.Uma equipa não são 2 ou 3 que andam a explorar os colegas.

Anónimo disse...

Fazem falta daqui a 2 anos!!

Anónimo disse...

Sim, sim, ando mal informado...Acho que o capitao de equipa ñ ganha assim tanto e o tal jogador neves ganhou apenas um cheque de 100 euros e foi na altura do natal e com pressão por parte de alguns dos colegas!!!

Anónimo disse...

Pois é, deviam era daqui a dois anos (quando o recreio for de novo à falência e voltarem a chamar os da terra) recusarem-se a jogar! o mm tb peço aos actuais juniores!

Anónimo disse...

E tb me enganei qd referi que há uns a ganhar 30 contos! O q há é a ganhar 20 e 25 contos!!! mas n 30!

Anónimo disse...

Vale mais um de oitenta que cinco de trinta!

Anónimo disse...

Falem é do comamdante bebado....

Anónimo disse...

vale, vale, lol...se esses cinco ñ jogassem, por vezes o pedrogao n tinha 11 jogadores para iniciar os jogos...Eh eh!Cresce e aparece, moço...

Anónimo disse...

Não disfarssem com o recreio o problema é os taxos na etpzp de 3oo contos por mÊS pagos ao comamdante para gerir o pseudo refeitório,o outro a partir o rotunda, o outro a porrada no bar, os outros taxos todos escondidos, os negócios das viaturas dos fardamentos dos carros e a xulice de piqutes que não são feitos e recebidos!!

Anónimo disse...

E também não esquecer:OS 16 MAGNIFICOS E A FÉNIX!mAS AINDA HÁ MAIS!!!!MUITO MAIS NEGOCIATAS!oS BOMBEIRITOS LÁ VÁ RECEBENDO UNS TROCOS MAS ATENÇÃO VOU COMECAR POR A BOCA NO TROMBONE!eU SEI DAS CONTAS.....e TAMBÉM SEI DAS DA ETPZP.....

Anónimo disse...

Isto só demonstra que pedrógão governa-se da dor de cotovelo!!!
Fala-se do pedroguense e vem logo a questão dos salários dos jogadores, disto e daquilo. Fala-se dos bombeiros é os piketes, tachos, dinheiro, etc...
O que mais me impressiona é que se for preciso, quando acabam de enviar o seu comment saiem à rua e dão palmadinhas nas costas a quem acabaram de criticar!!!!

Parabéns aos criadores do blog, continuem o bom trabalho!!!

Anónimo disse...

REalmente,sou bombeiro e jogador e estas criticas deviam ser proibidas.

Anónimo disse...

ora ai está novo tema no tachos.... tachospedrogao.blogspot.com

Anónimo disse...

Bem, já não vinha a este blog à algum tempo, vejo que cresceu. Gostava de saber que historia é essa do 2ª comandante dos bombeiros? Porque começou ele à porrada? Quanto ao tema, penso que os bombeiros são uma completa desorganização aquilo quando há fogos ninguém se entende.

Anónimo disse...

O que se passa com as gentes desta terra?! Isto necessita de um estudo psicologico aprofundado!
Só pode ser recalcamentos na infância! Esta que nunca conheceu a puberdade, e ve a maturidade como uma utopia!

Os meus pesames...

Anónimo disse...

Está a tocar a sirene!!! Foram 5 toques! Significa que temos de fugir daqui, antes de comecarem a mangueirada!

Anónimo disse...

pois é: realmente é de bradar aos ceus! jogadores da castanheira a ganharem 80 contos!!!!! e o gr a ganhar 100contos!!!! cm é que isto é possivel???

Anónimo disse...

The roof the roof is on fire we don´t need no water, let the mother ... burn, burn mother ... burn!

Anónimo disse...

Só conversa da tanga. Um tema tão importante para nós e falam em tachos, bebedeiras,joões buchas. Como posso eu ter saudades da minha terra?! E os incêndios ninguém fala de incêndios? Assim não admira que isso arda todos os verões, voces só querem é saber de futilidades. IGNORANTES

Anónimo disse...

Entao foi por receber pouco que o tipo começou à estalada?

Anónimo disse...

lol...isto só dá vontade de rir..mas n deixa de ser verdade que pedrogao é um cambada de taxao...Por isso é que tive de sair de lá..

Anónimo disse...

O Comandante tanto gosta do Taxo que ainda lhe acontece como ao Joao Ratao

Anónimo disse...

e ouvi dizer que o chonbé ganha 300 contos! É verdade?

Anónimo disse...

Qual é o tema, bombeiros, futebol, dores nos ossos ou outra coisa qualquer??

Anónimo disse...

o segundo comandante realmente era bem substituido pelo insrutor de condução!Pelo menos em barriga, e beber uns copos e partir uns vidros a coisa ficava bem!E tinha a vantagem de puder vir em PIJAMA!AHhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!E indo por barrigas que tal o JOAO BUXA,pa primeiro!!ASS:Bombeiro farto disto.

Anónimo disse...

ainda dizem que o povão não percebe nada da internet

Anónimo disse...

o covedo ta a tentar afundar a etpzp

Anónimo disse...

O covedo não o QUEVEDO!Parece que agora tb vai para o comando!o SEGUNDO PARECE QUE PEDIU A DEMISSÃO A SEGUI VAI O AJUDANTE DE CAMPO E DEPOIS O PRIMEIRO!REGRESSA RUI PROENÇA QUE ESTAS PERDOADO1

Anónimo disse...

A paula cantée,vai comanadr o corpos feminino para não dar origens a mais FÈNIXES....devido á sua grande experiência....

Anónimo disse...

é UMA VERGONHA!hOJE Á TARDE TIVE NOS BOMBEIROS E NOVAMENTE PORRADA ENTRE O PIQUETE...O AMBIENTE ESTÁ MUITO MAU!

Anónimo disse...

mas o que se passou á tarde????

Anónimo disse...

o primeiro comadante anda sempre d mau umor...sabe-se lá pk...

Anónimo disse...

A porcaria do fogos tá tudo lixado outra vez...Vai o resto da ponte pêra por os porcos...

Anónimo disse...

Quem é a paula cantéé?

Anónimo disse...

Pedrogao pequeno arde, arde, arde, arde, .... Não muda, todos os anos a mesma coisa

Anónimo disse...

Há pessoa k são ignorantes mas outras abusam mais k o k sabem… mas as pessoas de Pedrógão são assim… não há cura! Quando precisarem tenham consciência do k disseram...

Anónimo disse...

nao sejam tao pessimistas aquilo nos BVPG e tudo do bom e do melhor alias o SR. Presidente da Edilidade Pedroguense nao tem culpa nenhuma nem foi ele que la meteu o SR. JOAO que nos tempos em que se apagava fogo a serio fugia e escondia-se eu sou desse tempo mas as memorias em pedrogao sao curtas o joazinho meteu la o amigo para endireitar os BV e entao ele correu com os que lhe faziam frente e que nao compactuavam com ele ou ja se esqueceram do que fizeram ao VICTOR BICHO esse sim um homem de dignidade e de quem os bombeiros gostavam, mas agora ta melhor, e desde gravidas a pipos ambulantes e mais nao digo o JOAO MARQUES e o principal culpado disto tudo nao atirem amis aos outros acabem com o mal pela raiz.

Anónimo disse...

No que diz respeito ao caso do 2º comandante dos bombeiros ter feito o que se lê por aqui, é muito grave e não tem qualquer tipo de desculpa, porque apesar um bombeiro ser sempre um bombeiro (quer esteja fardado ou não), para um lugar de comando só deveriam ser escolhidos pessoas com formação cívica e com "bagagem" para reagir a todas as situações de conflito. Pelo que foi descrito, o elemento do comando, para alem de não ter sabido reagir bem ao conflito, ainda o provocou, e quando estava fardado, logo ao serviço. Imaginem que em vez de ter surgido esta situação no “Rotunda” tinha sido uma emergência e que o senhor 2º comandante ia comandar as operações. Estaria ele em condições para tal? E se houvesse um acidente provocado pela condução do mesmo? Quem seria o responsável? São estas e outras reflexões que deveremos fazer, pois “tudo está bem quando as coisas correm bem” mas quando correm mal ………
Penso que uma situação desta gravidade não pode ser deixada passar, nem pelo comandante, nem pela Direcção, pois é uma falta de respeito por quem dá uma grande parte da sua vida e da sua família, para além de trazer graves problemas de abuso de confiança e futuras faltas de respeito constantes. Se isto passar impune (para o 2º comandante e não para os outros elementos do comando, pois pelo que se escreveu não estariam presentes), qual será a autoridade moral para punir as faltas de disciplina?

Anónimo disse...

boa catarina. são temas assim que fazem falta. Continua

Anónimo disse...

E o mais Incrivel é quando é necessario comandar o comandante é de outra cooperassão de bombeiros ???

Anónimo disse...

Carrissimos Bloguistas, comentem temas, e não se ponham a dizer mal de tudo e mais alguma coisa. Os bombeiros são voluntários, e antes de serem bombeiros são homens.
Assim, na minha opinião, estamos preparados para fazer face a uma
época de fogos. Isto claro, se não ocorrer um verão com temperaturas elevadas e ventos secos e fortes, como já aconteceu em anos anteriores. Em condições normais o dispositivo montado deverá dar o máximo. Não podemos criticar, e temos todos de ajudar. Increvam-se nos Bombeiros, ou então em vez de estrovarem, e de criticarem, ajudem-os a puxar mangueiras!

Anónimo disse...

ja começo a ficar farto de ouvir muita coisa que so estao a estragar a imagem dos bombeiros da minha terra que tanto dao por todos nos e nada nos pedem em troca. gostava de ver as pessoas que tanto criticam que dessem a cara, e facil criticar mas e muito dificil fazer.vamos unirnos e colaborar com quem nos ajuda 24 horas por dia 7 dias por semana. isto e so pindericos. falam falam e nao fazem nada, deem a cara e façam melhor.

Anónimo disse...

falam falam mas nos bombeiros no recreio ok ok pronto em pedrogao sao e uma cambada de xulos......palhaços

Anónimo disse...

És um triste, a tua infância deve ter sido bastante infeliz. Assume-te! e em vez de andares a alimentar o teu ego com comentários ignorantes vai mas é roçar mato e cortar as ervas!

Anónimo disse...

O meu homólogo Platão tem toda a razão. Se os Homens de mente mediucre que abusam da palavra para fazer figura triste, manobrassem as enchadas e as máquinas de rossar mato como manobram o teclado, teriamos o PAÍS limpo de ervas e matos. Não havia fogos e eramos todos felizes!

Anónimo disse...

Mas .... Já se disse mal dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS? Penso que não. A asneira foi feita por um emento que não a podia ter feito e não por um BOMBEIRO VOLUNTÁRIO.
E o restante, que foi como começou tudo ou quase, foi os tachos e não são os BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS que os têm, mas alguns que de voluntários só têm o nome.
Penso que ninguem ofendeu os homens que são BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, pois se isso aconteceu é uma grande estupidez, eles merecem todo o apoio e carinho da população.
Punam quem erra, neste caso o "agressor" e que tem o poder de o punir, que não o fazendo está a ser pior que ele. Isto é que temos um comando!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

aki ninguem ofende os hmns ke combatem ke andam na linha da frente ke pegam o fogo como se de um touro se trata-se..aki fala-se e de os xulos ke os comadam,,estes sim sao os xulos...mas pena ser em td o lado,,nao so nos bombeiros