18 abril 2006

Estudo mostra que somos os concelhos mais POBRES

Foi recentemente publicado pela empresa Marktest um estudo que pretende saber qual é o poder de compra dos munícipes de cada um dos 278 concelhos do território Português. Denominado por Sales Index 2006, este estudo tira conclusões bastante preocupantes e esclarecedoras sobre os concelhos de Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, colocando-os nas últimas posições do ranking do distrito de Leiria.

Sales Index 2006 - Ranking do distrito de Leiria (média nacional do distrito:42.46)
Leiria 11.4
Alcobaça 4.99
Caldas da Rainha 4.83
Pombal 4.73
Marinha Grande 3.89
Peniche 2.67
Porto de Mós 1.98
Nazaré 1.52
Batalha 1.37
Bombarral 1.19
Óbidos 1.15
Ansião 0.98
Alvaiázere 0.6
Figueiró dos Vinhos 0.53
Pedrógão Grande 0.33
Castanheira de Pêra 0.3

Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra conseguem mesmo destacar-se no ranking nacional, pertencendo ao grupo dos 15 concelhos pior classificados. O estudo da Marktest refere também que os três concelhos têm vindo a perder o seu poder de compra ao longo dos últimos 10 anos, pelo que se considerar-mos que quanto menor o poder de compra de uma pessoa, menor a sua capacidade e fulgor financeiro, conclui-se que somos dos concelhos mais pobres do País e que este estatuto tende a acentuar-se. Conclusões alarmantes que vêm de certa forma dar a conhecer uma realidade que já quase todos conhecem mas nada ou pouco fazem para contrabalançar, pelo menos, e segundo o estudo, nos últimos 10 anos.

Apresentação do estudo:
O Sales Index resulta da combinação do índice de rendimento e o índice de população, assumindo um valor de 1000 para o total dos concelhos do Continente e é expresso em permilagem. Permite conhecer como os vários concelhos do Continente se posicionam face a esse total de 1000 (que contribuição relativa cada um deles tem).
Na construção do índice de rendimento foram consideradas as seguintes variáveis:
- Índice de Carga Fiscal: (variáveis: IRS, Imposto de SISA, Contribuição Autárquica e Imposto sobre Veículos); Consumo de Energia em Baixa Tensão; Vendas de Veículos Ligeiros de Passageiros e Mistos; Número de Dependências Bancárias; Número de Estabelecimentos Comerciais Retalhistas.
O índice de população é construído com base na população residente estimada para 31/12 de cada ano.
O índice de consumo resulta de um rácio (divisão) entre o Sales Index e o Índice de População. Assume um valor de 100 para o Continente. Valores acima deste limite indicam potencial para o consumo superior à média nacional, e vice-versa.
Fonte: Marktest