29 julho 2006

Agosto, le mois mais característico de l'année

Agosto, o mês mais característico e excessivo do ano, vejamos porque: Muito sol para aproveitar as férias, muito poucos acontecimentos políticos, muitos incêndios para “animar” os jornais, muitas festas populares em honra dos muitos santinhos das nossas aldeias, muito carro com a matricula traseira amarela (há quem afirme que dentro destes carros vão franceses, como aqueles que nos ganharam no mundial da alemanha, mas estão enganados, na grande maioria são “avec’s”, ou seja, portugueses com o doce desejo de se fazerem notar como franceses), muita "voiture" com "vitesse" a mais nas auto-estradas, muita música portuguesa como Ágata, Dzr’t ou num momento de pura loucura Tony Carreira ao vivo e em francês no Olympia de Paris, etc... Sintetizando, muito tuga a aproveitar ao máximo as férias que só o mês de agosto proporciona.

Terei sido eu sarcástico de mais? Claro que não! É tudo genuinamente e decididamente Português, como eu e você.

Boas férias.

Praia fluvial do Mosteiro – 5 de Agosto

A Junta de Freguesia de Vila Facaia – Pedrógão Grande, realizará na tarde do próximo dia 5 de Agosto (Sábado), na praia fluvial do Mosteiro, várias actividades lúdicas e jogos infantis, à noite será a vez do grupo Pedroguense The Pride animar todos os veraneantes que se dirijam àquele local.

Iniciativa inédita levada a cabo por esta Junta de Freguesia.

De relembrar que apesar da aldeia do Mosteiro pertencer à freguesia de Pedrógão Grande, a praia fluvial do Mosteiro é dividida por duas freguesias do concelho de Pedrógão Grande, a de Vila Facaia (quando virado de frente para jusante, margem direita da ribeira de pêra) e a de Pedrógão Grande (quando virado de frente para jusante, margem esquerda da ribeira de pêra).


25 julho 2006

Feira de S. Pantaleão - Figueiró dos Vinhos

Decorre nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 de Julho as festas da Feira de S. Pantaleão em Figueiró dos Vinhos.
O cartaz é bastante mais contido que o das festas de verão de Pedrógão Grande, mas não se iluda, não nos podemos esquecer que no mês passado Figueiró dos Vinhos havia já realizado os também tradicionais festejos em honra de São João Baptista. Pelo que o dinheiro não chega para tudo.
Programa
Dia 26 Julho – Quarta – Feira
21h30m- Noite Figueiró (Jograis e Trovadores – exerto de “O Fantasma da Ópera”; Rancho Folclórico “Flores da Alegria”; Filarmónica Figueiroense)
23h00m- Espectáculo Musical com o grupo Maio Moço
00h30m- Baile com o grupo RM
Dia 27 Julho – Quinta – Feira
21h30m- Dança Hip-Hop com o grupo Dance Club
22h00m- Actuação do artista Quim Barreiros
23h30m- Baile com o grupo Onda M
Dia 28 Julho – Sexta - Feira
22h00m- Programa Televisivo RTP “Portugal a Tocar”
23h30m- Baile com a banda musical Cosmos
Dia 29 Julho – Sábado
22h00m- Revista à Portuguesa “Peso Certo” com Fernando Mendes
23h30m- Baile com o grupo Os Renovadores

19 julho 2006

FESTAS de VERÃO de Pedrógão Grande

Festas de verão de verão de Pedrógão Grande, do dia 21 ao dia 24 de Julho.
Para os interessados aqui fica uma cópia do programa, que se espera vir a ser um sucesso.
Gostava de fazer uma chamada de atenção para o grupo “The Pride”, que actua na Sexta-Feira dia 21 de Julho, naquela que é a noite dedicada aos artistas de Pedrógão Grande. Esta é uma banda jovem que começa agora a dar os seus primeiros passos, vamos ver o que daqui sai, espírito e motivação não lhes falta.
Como é a primeira vez que escrevo neste Blog deixo os meus cumprimentos a toda a sua comunidade. Voltarei com regularidade.
Divirtam-se, para compensar as quantias avolumadas de dinheiro que "nós" pagamos para a realização destas festas. Mas isso são outras histórias.
Se clicarem na imagem podem-na ver em mais pormenor.

17 julho 2006

Israel & Líbano - guerra sem fim à vista

A escalada de violência parece ser uma constante no médio oriente. Israel & Líbano atacam-se mutuamente. O primeiro exige a libertação imediata de 2 soldados para que possa ser possível fazer uma trégua, do lado do Líbano são os fundamentalistas do Hezbollah que exigem a libertação de prisioneiros por parte de Israel como moeda de troca.
Como nenhum dos lados cede, a guerra continua e os prejudicados são os mesmos de sempre. As baixas de civis começam a ser exponenciais.
Estados Unidos têm um papel fundamental na pacificação deste conflito, pois só eles têm a retórica suficiente para conseguir convencer os Israelitas do fim da escalada de violência.
Fim à guerra, JÁ!
Se 1 imagem vale 1000 palavras, o que dizer de 15?!








14 julho 2006

Os Blog’s e a nossa região

Os Blog’s começam a fazer parte do nosso quotidiano, quem não gosta de chegar de manhãzinha ao emprego e saber das últimas novidades ou “fofocas” que andam a correr pela Internet, ou quem não gosta de ir lançar mais uma acha para a fogueira da discussão mais acesa?
“Blogar” é a “conversa de café” do futuro e está na moda. As vantagens são evidentes, maior número de pessoas a discutir um determinado tema, a imensa versatilidade que proporciona, o facto de poder expor a sua opinião a um alargado número de pessoas, chegando mesmo a ensinar e aprender com elas, o praticar da escrita é também uma vantagem a ter em peso, e a vantagem/desvantagem mais controversa deste meio de discussão, o anonimato proporcionado.
O anonimato pode ser usado de duas formas, para salvaguardar a identidade das pessoas, sem que estas sejam ofendidas ou xingadas publicamente, mas no reverso da medalha pode ser usado para fazer a insinuação, calúnia e acusação infundamentada e falsa, sem que saibamos quem foi o indivíduo que a fez. Este é com certeza um bolo com dois sabores, o amargo e o doce, mas se pensarmos bem conseguimos averiguar alguma complacência entre eles, um sobrevive graças ao outro, e é impossível eliminar qualquer um, por mais que se tente não dá. E é aqui que os gestores/administradores de um blog têm um papel crucial, ou seja, tentarem definir e manter regras que proporcionem o saudável funcionamento de um blog, a sua definição é fácil de fazer, a sua implementação é que gera maior debate. Usando um exemplo real, para tentar explicar este pau de dois bicos, o Blog Pensar Pedrógão Grande fechou recentemente, não sei se temporariamente ou definitivamente, este fecho encaixa no problema do anonimato que referi, ou seja, o autor do blog optou por se identificar e acabou por ser difamado, por um utilizador anónimo, de uma forma gratuita e lamentável.
Blog de Cernache do Bonjardim, Tachos Pedrógão Grande, Conversa de Rua, Pensar Pedrógão Grande, Pinho Bravo, Tertúlia Do Pinhal, etc… São já imensos os blogs, sobre a nossas terras e região que inundam a Internet, e há de tudo um pouco, os mais sérios, os mais levianos, os mais provocadores, conforme o gosto e feitio dos internautas.
Agora cabe a vocês, “bloguistas”, definirem qual o rumo que pensam que um Blog deve seguir. É interessante, mas também estranho, ver pessoas a proclamarem pela sensatez de alguns artigos ou pela agressividade com que alguns bloguistas comentam determinados temas, mas é estranho não deslumbrar qualquer comentário dessas pessoas sobre temas de real interesse regional e nacional, mais, estes temas são em regra muito menos comentados que os temas mais polémicos, temas estes que não contribuem em nada para a melhoria do nosso nível de vida ou para a resolução dos nossos problemas reais. Talvez também aqui existam diferentes perspectivas para definir as diferenças entre um problema real e um problema complementar.
Será que a calúnia, o mal dizer, e o baixo nível são os temas preferidos? Quero pensar que não, mas se fizermos uma pequena sondagem por alguns blogs, facilmente somos levados a acreditar o contrário.
Não tomem este artigo como uma critica ou um puxar de orelhas a quem quer que seja, tomem-no antes como uma reflexão, na qual gostaria que participassem.

12 julho 2006

É preciso ter lata…

Numa altura em que o País sofre graves problemas financeiros, onde o ministro das finanças apregoa todos os dias nos noticiários que temos de apertar ainda mais o cinto, que recupera de uma recessão, onde o deficit ronda os 5% e a taxa de desemprego está nos níveis mais altos dos últimos anos, a federação portuguesa de futebol vem pedir uma isenção fiscal, sobre os prémios dos jogadores que participaram no mundial da Alemanha. Este prémio ronda os €50.000 ou 10.000 contos por jogador, num total de 23 jogadores, e o estado tributará 15.000 ou 3.000 contos deste valor.
Talvez fosse interessante relembrar aos jogadores no geral e ao Sr. Gilberto Madaíl em particular que todos nós somos contribuintes e somos obrigados a pagar impostos, não temos direito a perdões fiscais, pelo contrário, o agravamento fiscal tem-se feito sentir quase todos os meses. Mesmo a invocação do artigo n.º 5 do artigo 13.º do Código do IRS, que dispõe que este imposto "não incide sobre os prémios atribuídos aos praticantes de alta competição, bem como aos respectivos treinadores, por classificações relevantes obtidas em provas desportivas de elevado prestígio e nível competitivo", não fica bem na fotografia, como é que ateletas altamente profissionalizados, que recebem um prémio por ter alcançado um objectivo, ainda vêm propor uma isenção fiscal? Este artigo do código do IRS é ridículo e devia ser abolido, no entanto dada a sua existência o mesmo deve ser aplicável só a atletas amadores ou portadores de deficiências, que muitas vezes sacrificam a sua vida profissional e pessoal, só para obter bons resultados desportivos e de reconhecimento internacional para o País.
Um português que ganhe €1000 por mês, precisa de trabalhar em média 3,5 anos para ganhar aquilo que estes jogadores ganharam num prémio, não contabilizando os ordenados e as contas bastante avolumadas que cada um deste jogadores deve ter.
É preciso ter lata, são proclamados de heróis nacionais, salvadores do orgulho nacional, regueiros lusitanos, ícones nacionais, etc…, e no final de contas o amor à selecção parece resumir-se a uma isenção fiscal.

É lamentável esta tomada de posição, ainda por mais quando o Dr. Gilberto Madaíl menciona, e passo a citar: “(…) é preferível que seja dada, em vez de uma cruz de mérito, uma isenção fiscal a estes jogadores (…)”. Com palavras tão sábias como estas, acho que não tenho mais nada a acrescentar, ou talvez sim, HIPÓCRITAS.

Para que fique aliviado, fique a saber que o ministro das finanças já deixou bem saliente que não haverá qualquer isenção fiscal.

07 julho 2006

ÚLTIMA HORA: Polícia Judiciária investiga anterior gestão da C.M. Figueiró dos Vinhos


Faz manchete no Jornal de notícias de hoje (07-07-2006) a seguinte noticia:
Uma brigada da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) da Polícia Judiciária (PJ) esteve ontem na Câmara de Figueiró dos Vinhos, de onde levou vários documentos relacionados com o anterior mandato autárquico.
Ao que o JN conseguiu apurar, em investigação estão vários actos da gestão anterior, do Partido Socialista, entre os anos de 2002 e 2005.O alerta terá partido da actual gestão camarária (do PSD) e terá sido canalizado para Lisboa, motivo pelo qual as investigações que conduziram às buscas ontem efectuadas estão a ser conduzidas pela DCCICEF e não pela Directoria de Coimbra, que tem competência territorial sobre aquele concelho.
Suspeitas de financiamento partidário, relacionadas com a última campanha para as eleições autárquicas, serão o motivo desta investigação que teve ontem a sua primeira acção visível no terreno. Os inspectores da PJ apresentaram-se depois de almoço na Câmara de Figueiró dos Vinhos, uma das quatro buscas efectuadas no dia de ontem. Pelo menos uma das outras terá sido nos escritórios de uma empresa da região.
Na autarquia, foram solicitados documentos relativos aos anos de 2002 a 2005 - mandato do PS, liderado por Fernando Manata. Os inspectores terão encontrado ao menos parte daquilo que procuravam. De acordo com informações recolhidas, no rol de documentação levada estarão várias facturas.
As movimentações da PJ em Figueiró dos Vinhos tiveram efeitos imediatos em Lisboa, nomeadamente no Parlamento. Carlos Lopes, ex-vice-presidente da autarquia e actual deputado eleito pelo PS, recebeu um telefonema durante a tarde, logo após o qual disse que se estava a sentir mal e que teria de deslocar-se para o Hospital dos Covões, em Coimbra. Este ex-responsável autárquico esteve sempre incontactável, apesar da insistência do JN.
O actual líder autárquico, Rui Silva, do PSD, não quis falar sobre o caso. Prometeu esclarecimentos para "mais tarde".
Já o anterior presidente, Fernando Manata, não confirmou nem desmentiu os factos com que o JN o confrontou e alegou a condição de advogado para argumentar que nada pode dizer sobre o assunto.
(FONTE: Jornal de Notícias)
Actualização: O actual presidente de Figueiró dos Vinhos, Rui Silva, esclarece, através de comunicado, que a edilidade figueiroense desconhece quais os motivos e os objectivos que motivam a referida investigação e acusa de falsas as alegações feitas pelo Jornal de Notícias, onde é referido que a investigação terá sido motivada por alerta da actual gestão.
Foram 16 anos de governação socialista, com o mesmo presidente, à frente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, penso que é peremptório levar mais uma vez a debate a já antiga questão da limitação de mandatos, talvez casos como estes não se repetissem com tanta facilidade. Quando se está demasiado tempo no poder, podemos ser levados a acreditar que a imunidade é um bem que já auferimos.
Nesta fase do processo só há uma certeza, todos são “alegados” e ninguém é culpado, mas sejamos realistas, para ser levada a cabo uma investigação criminal como esta, têm de existir indícios bastante fortes que comprometam as pessoas que estão a ser alvos desta investigação. Esperamos pelos resultados.

06 julho 2006

Será o GIPS o pior inimigo dos incêndios?

Segundo o ministro da administração interna, António Costa, em declarações ao diário Correio da Manhã, durante o primeiro mês e meio de acção (15 de Maio a 30 de Junho) dos GIPS, é feito um saldo completamente positivo da sua intervenção.
Nos cinco distritos onde os centros de meios aéreos estiveram instalados na fase Bravo – Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria e Faro – os militares da GNR foram chamados pela central a intervir 80 vezes: 66 através das equipas de nove elementos helitransportadas e 14 por equipas de patrulhamento em terra.

Das 66 intervenções pelo ar, em que os militares partiram das bases a bordo de cada um dos cinco helicópteros Bell 204 e 205 – um por base –, 25 tiveram lugar no Vidago, distrito de Vila Real, 4 em Santa Comba Dão, distrito de Viseu, 21 na Lousã distrito de Coimbra, 5 em Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria e 11 em Loulé, distrito de Faro.

De todas estas ocorrências, onde se incluem os falsos alarmes, o GIPS extinguiu 43 fogos em fase nascente e perdeu apenas o controlo a 13, que deram origem a incêndios onde foi preciso recorrer aos bombeiros.

Os Falsos alarmes têm sido uma enorme dor de cabeça para as autoridades competentes, só nesta fase (fase bravo), das 66 vezes que o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) foram chamados para combater as chamas, 10 chamadas eram falsos alarmes. A partir do momento em que a chamada é feita para o 112 os helicópteros levantam voo, só que a rapidez com que os militares da GNR tentam chegar aos fogos esbarra com as brincadeiras de mau gosto de quem gosta de ver os helicópteros voar. A brincadeira sai cara, custa ao Estado cerca de 1400 euros por hora, e também pode sair cara aos “brincalhões”, de relembrar que quando é efectuado um telefonema para o serviço 112, sem que haja um acidente ou um incêndio, está a cometer um crime (“abuso e simulação de sinais de perigo”), este pode ser punível com pena de pisão até um ano ou com multa até 120 dias. Talvez seja necessária uma acção de sensibilização para que estes falso alarmes propositados ocorram com menor frequência.

Dissecando os números, acho que é entendível o optimismo do Ministro António Costa, no entanto ainda é prematuro fazer-se qualquer tipo de balanço conclusivo, tanto negativo como positivo. A meteorologia não nos tem proporcionado, até à data, e ainda bem, condições extremas propicias à ocorrência de grandes incêndios, com o passar da época de verão veremos se o optimismo do ministro prevalecerá e não cairá em desgraça. Certamente prevalecerá, se assim não fosse jamais estaríamos perante um político, e este é dos bons.

Será interessante saber o que têm a dizer os bombeiros e populares que já viram esta nova força de combate a incêndios a actuar. Farão também um levantamento positivo de toda a sua participação até à data? Considero fundamental analisar a opinião das pessoas que andam realmente no terreno, deixando, como é óbvio, os confrontos institucionais de lado.

Algumas curiosidades (fonte c.m):

Equipamentos do GIPS
Botas: Botas grotex, idênticas às que usam os bombeiros nos Estados Unidos – leves e confortáveis.
Fardamento: Todo ele ignifogo (anti-fogo, apenas passam algumas irradiações de calor).
Luvas: Luvas ignifogo.
Cógula: Máscara normal; capacete com protecção de nuca; óculos normais; camisola de algodão.
Outro material: Ancinhos, sacholas, foices, batedores e extintores com água, que se transportam às costas.
A ter em conta:
Intervenção Rápida: A partir de 1 de Julho (fase charlie), as brigadas helitransportadas estão de norte a sul do País, preparadas para chegar em 15 minutos à zona nascente do fogo, em 90 por cento do território. Têm 90 minutos para extinguir o fogo. Se não conseguirem, avançam os meios terrestres.
Reforço de peso: O aerotanque russo de combate a incêndios alugado pelo Governo por dois meses chega hoje à Base Aérea n.º 5, em Monte Real. O Beriev 200 transporta 12 mil litros de água ou 12 toneladas de produtos de extinção. Custa cerca de 1,2 milhões de euros.
4648 Incêndios: Os bombeiros já
combateram 4648 fogos florestais, entre 14 de Maio e 29 de Junho deste ano. Estiveram envolvidos 39 289 elementos, com 10 106 viaturas. O pior dia foi o 4 de Junho, com 280 fogos.

04 julho 2006

PETIÇÃO: Tourada em Pedrógão Grande? Não, obrigado.

A petição para a não realização da Tourada em Pedrógão Grande estava a ser um sucesso. Apesar disso chegavam-nos alguns mails de cidadãos que pretendiam assinar a petição e não a assinavam porque não entendiam inglês, e o site onde estava alojada a petição estava todo escrito em inglês. Apesar de não conseguirmos alojar a petição num site com língua portuguesa, criámos uma petição numa página mais intuitiva e com um endereço de memorização mais fácil.

Infelizmente não nos foi possível recuperar as antigas assinaturas, isto porque o site que nos fornecia a anterior petição não nos permitia efectuar essa operação.

Pedimos então que volte a assinar a petição, se estiver de acordo com ela, e que a divulgue pelos seus amigos

ASSINE AQUI: http://peticao-pedrogao.blog.vu

Encontrará lá todos os passos que deve seguir para ser bem sucedido na assinatura da petição.

01 julho 2006

PORTUGAL na meia-final, 40 anos depois ...

A selecção portuguesa está de parabéns, conseguiu um feito histórico, qualificou-se para as meias-finais do campeonato do mundo de futebol.
Depois de um jogo algo “morto” e equilibrado conseguimos destacar-nos e garantir a passagem às meias-finais, a supremacia do guarda-redes Ricardo foi evidente, não só neste jogo mas durante todo o campeonato (2 golos sofridos).

França defrontará Portugal quarta-feira às 20h.

Espero e desejo escrever um artigo depois da final de amanhã a oito, onde comentarei a vitória de Portugal frente a Itália ou a Alemanha.

PARABÉNS


Actualização:

3-1, uma derrota amarga para a selecção das quinas frente a Alemanha, mas o quarto lugar é uma boa posição para uma selecção modesta como a nossa.

Itália sagra-se campeã do mundo de futebol ao vencer a selecção Francesa. Acho que todos nós vimos esta vitória como uma pequena “vingança pessoal”.
Parabéns aos vencedores e aos vencidos, valeu a festa e alegria do mundial.