21 março 2006

GNR - Um único posto para os três concelhos

Julgo que a ideia não é nova, mas parece que nunca levantou grande consenso entre a nossa malha politica e popular. Os ideais regionalistas e bairristas que continuam a persistir nos nossos três concelhos (Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra) não nos trazem boas memórias, mas a teimosia às vezes é tão grande que acaba por cegar, levando a que se tomem medidas mais por paixão que com a razão. Vejamos: Castanheira de Pêra (3.733 habitantes), Figueiró dos Vinhos (7.352 habitantes) e Pedrógão Grande (4.348 habitantes) = 15.433 habitantes, por outro lado temos: Leiria = 119.847 habitantes e Coimbra = 148.443 habitantes. Tanto em Leiria como em Coimbra existe um posto da GNR (brigada de trânsito) e um da PSP, nos nossos três concelhos existem 3 postos da GNR, um em cada concelho, onde o de Pedrógão Grande funciona em instalações já a necessitar de remodelação. O apoio dado às populações é no geral mau e com pouca eficácia, há casos em que desde o momento que é feita uma chamada para o posto da GNR até ao momento que estes chegam ao local passa-se uma hora. A culpa não é dos homens da GNR, esses limitam-se a trabalhar de acordo com os meios humanos e físicos que têm ao seu dispor, o problema vem da falta de racionalização desses mesmos meios. Não seria muito mais produtivo existir um único posto da GNR para os três concelhos? Acho que no geral todos pensamos que sim, mas como referi no início ninguém quer prescindir daquilo que tem, nem que isso acabe por lhe trazer alguns dissabores.

10 comentários:

Anónimo disse...

totalmente de acordo, há que racionalizar os meios.

Anónimo disse...

Julgo que já à noite só funciona um posto por concelho, rotativamente por semana. Os GNR's também andam sempre bebedos, aquilo é a ver qual tem a maior bebedeira, como podem eles ter assim algum tipo de eficácia? Concordo com a criação de um único quartel para os três concelhos. Podia-se localizar no fronteira dos três concelhos.

Anónimo disse...

A policia é sempre culpada de tudo. Dou uma nota de 5 euros a quem referir um GNR bebedo em serviço. Não levantem calunias. A ideia do quartel único parece-me acertada.

Anónimo disse...

Só queria tantas notas de 5 euros como o número de cervejas que bebemos juntos mais umas garinas.
Velhos tempos em que a GNR abanava o carro e eu comia as garinas. ai seos Gipes falassem!!!!

Anónimo disse...

E porque não a criação de um unico concelho? Acho que mais cedo ou mais tarde será uma realidade.

Anónimo disse...

Mas porque será que quando vou ao poço negro está lá sempre a GNR?Curiosidade...

Anónimo disse...

Porque o poço negro fica no meio dos três concelhos, assim é mais facil intervir em caso de problema.

Anónimo disse...

Mas quem nos acode dos ataques da GNR?A PSP?

Anónimo disse...

Se agora só multam quem querem, se não houvesse posto, ninguem era multado.
È vê-los a passear de bloco na mão e a verem os carros dos senhores estacionados fora de mão, em cima de passeios e noutros locais proíbidos e seguem à frente.
Mas se estiver um carro parado e não estacionado, com um idoso dentro,( ao lado do lugar do condutor )a menos de 5 metros da passadeira, esse já é multado.Acho bem que actuem sobre todos.
Vejam na rua da Caixa geral de depósitos e café lido.É tudo de qualquer maneira e em qualquer sitio.

Anónimo disse...

olhem para o que eles dizem, não olhem para o que eles fazem.