03 março 2006

Má performance dos nossos Municípios

Segundo um estudo realizado em Novembro último pelos investigadores Sónia Fernandes e António Afonso do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, que pode ser consultado em: http://www.iseg.utl.pt/departamentos/economia/wp/wp192005uece.pdf, os municípios da zona centro do pais têm no geral uma má performance municipal, ou seja, são mal geridos. Excepção feita para o Município de Pedrógão Grande que encontra-se dentro dos 28 municípios com maior performance.
Para avaliar a eficiência dos municípios, foram usadas medidas de 'input' (recursos usados pelas autarquias - a despesa municipal per capita), e de 'output' (serviços prestados pelas autarquias ao munícipe), esta última agregando sub-indicadores como a Acção Social, Educação, Cultura, Saneamento, etc. Para medir esta eficiência, definiu-se o trabalho de duas maneiras: "para dados recursos ('inputs'), a maximização de serviços ('outputs'); para dados serviços, a minimização de recursos". Ou seja, é eficiente o município que, com dados recursos, maximiza a prestação de serviços, ou que, com dados serviços, minimiza os recursos, a despesa municipal. "Imaginemos dois municípios com o mesmo volume de despesa. É mais eficiente aquele que prestar um serviço maior", refere Sónia Fernandes, autora do estudo, ao Diário de Leiria.
A metodologia usada no estudo pode ser criticável e questionável, mas como a autora salienta, é a única que está uniformizada a nível internacional.

5 comentários:

Anónimo disse...

Esse estudo deve estar mal feito!

Anónimo disse...

também nos sai do cabedal

Anónimo disse...

e reconhecimento, nada

Anónimo disse...

Quem diria, o concelho "mais pobre" com melhor gestão. Já o capitalismo assim funciona, o mais pobre fica com menos e o mais rico com mais, será isto uma boa gestão?

Anónimo disse...

Não consigo perceber....realmente a mente humana pode ser tortuosa. então o Município de Pedrógão Grande recebe um "louvor" pela sua boa gestão e o que ocorre a esta gente?! Comentários derrotistas.....Não sabem nem o que querem, nem o que(m) são!Pelo menos por uma vez...tenham orgulho da vossa terra e promova-na!