27 setembro 2006

Jornal O Ribeiro de Pêra atropela português

Não sou leitor assíduo do Jornal ‘O Ribeira de Pêra’, mas decidi recentemente consultar a sua página na Internet. “Folheei” o jornal, como é meu hábito, na esperança de encontrar alguma notícia que me suscitasse maior atenção. “Posto de Turismo em Castanheira de Pêra” (clique aqui para consultar), o título pareceu-me apelativo o suficiente para ler o corpo da notícia. Desilusão a minha, ao terminar a leitura do artigo dou por mim a questionar-me: Que tirei afinal eu de conclusivo deste texto? Aparentemente nada, a notícia era imprecisa, as frases confusas, as pontuações quase inexistentes, não havia objectividade.
Por breves momentos pensei que estava a ter uma grave crise de dislexia, chamei então um amigo meu para ler o artigo em questão, rapidamente fiquei aliviado, ou sofria-mos os dois da mesma crise ou o problema era tão e somente do autor do artigo. Consultámos mais alguns artigos escritos pelo mesmo autor e tivemos a mesma dificuldade de compreensão, evidencie por si mesmo clicando aqui ou clicando aqui.
Não conheço o/a escrivã(o) que redigiu estes textos, peço no entanto a quem de dever que controle melhor os textos que são publicados num jornal regional que está ao alcance de qualquer cidadão.
As notícias publicadas no jornal parecem interessantes e vê-se que há empenho, dedicação e estima na sua elaboração.
A boa comunicação e a correcta utilização do português são dois pontos que penso fulcrais para o sucesso de qualquer projecto jornalístico. Este jornal tem bons ingredientes para vir a fazer sucesso. Esta é a opinião sincera de um simples e mero consumidor de jornais.
É bom que haja imprensa escrita na nossa região, por mais pequena que esta seja, o povo e a liberdade de expressão ficam a ganhar.
Continuem, mas não a qualquer preço, o leitor deve ser respeitado e a língua portuguesa não merece tamanho castigo.
Foi enviado ao director do jornal ‘O Ribeira de Pêra’, no dia 17/09/2006, um mail onde é exposto o problema que agora abordo neste artigo. Até à data não obtive qualquer resposta da parte do jornal.

13 comentários:

Anónimo disse...

na minha modestia opiniao, a culpa é de facto de toda a equipa do tertulia do pinhal. é ai que reside o problema, n no jornal

Anónimo disse...

coitado do português! já avisaram a familia? foi atropelamento e fuga ou o jornal prestou os devidos primeiros socorros? não basta censurarem o conteúdo deste blog ainda vão censurar os jornais regionais.

Anónimo disse...

Jornal O Ribeiro de Pêra:nunca pensei que uma publicação que consome dinheiro dos contribuintes conseguisse ser tão reles em escrita e não só!!!
Entre o Jornal do Incrível e este pasquim,venha o diabo e escolha.
Por favor, poupem-nos a tanta asneira,a tanto atentado à língua Portuguesa e fechem a loja.Quem não sabe peça ajuda a quem sabe para lhe pôr os pensamentos no papel.Um Jornal não é um centro de inspecções ou uma escola de condução e, mesmo que qualquer comparação houvesse, ainda assim as pessoas devem ser poupadas à diarreia mental de um qualquer individuo que "diz o que sabe sem saber o que diz", no caso, o que escreve.

Anónimo disse...

foi atropelado por um camião? ou por um comboio atravessado?

Anónimo disse...

parabéns ao ribeira de pera porque não tem medo de dizer as verdades dos CORRUPTOS dos autarcas dos nossos concelhos e dos engenheiros,e fiscais que se enchem á custa das camaras e dos projectos nas secções de obras e investimentos publicos!Nunca se viu uma corrupção assim nestes tres concelhos!Então os de pedrogão.....estão em primeiro!

Anónimo disse...

Realmente um bom jornal é o Castanheirense!!!
É que nos lemos aquilo e realmente ficamos bem informados do que as sanguessugas politicas andam a fazer!!!!
Deixem-se de tretas!!!Dinheiro dos contribuintes mal gasto é o do Jornal o Castanheirense que é o pasquim de propaganda politica (leia-se maquina de tapar os olhos aos castanheirenses)dos que vivem as custas dos contribuinte!
Tenham vergonha e vão trabalhar.....

Anónimo disse...

Deixem-se de tretas, para não dizer de MERDAS!!!!!!!!!!
Nenhum dos dois pasquins, Ribeira de Pera e Castanheirense; são exemplos de jornal, quanto mais servirem bem os concelhos de que dão notica.
Espremidos só sai sumo azedo... e bem azedo!

Anónimo disse...

Pelo menos concordamos que o Castanheirense é dinheiro mal gasto, ou não?
Era preferivel voltarmos a ter o boletim municipal em forma impressa pelo menos assim quem não pudesse aceder á internet não ficava privado de saber as maluquiras que se fazem na camara Municipal...

Anónimo disse...

Quando uma pessoa escreve aquilo que sabe mesmo que seja com erros ainda é de louvar, agora quando nós inventamos situações e acontecimentos e ainda por cima os publicamos num jornal regional com erros ortográficos, isso é outra coisa, é ignorância, hipocrisia, desfaçatez e outras coisas ainda piores que eu prefiro nem escrever!!!

Anónimo disse...

Precisamente o mesmo se passa com os jornais que omitem deliberadamente as situações so para não despertar tumultos que possam prejudicar os donos do poder instituido!
Herrar é umano!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O problema é ainda maior quando se escreve mentiras e as pessoas que as escrevem sabem que é mentira, só para prejudicarem pessoas que são contra as suas ideias e idiotices.

Anónimo disse...

este bigorna é um grande sabedor...
só falta o canudo na mão para mostrar a toda a gente.
dr. Bigorna soa bem, não acham? ... ...

Helder Machado disse...

Sofria-mos??? Não sou contra as criticas que sejam construtivas. Mas dizer mal da qualidade do português usado e dar erros parece-me, no mínimo, ridiculo.